Postado dia 09 março 2018

Sobre o hidroxido de sódio nos produtos de cabelo




Muito se fala sobre os produtos de cabelo conterem hidróxido de sódio e sua incompatibilidade com cabelos loiros e/ou coloridos. Entenda melhor sobre esse assunto.




Primeiramente quero pedir a você que não segue minha Fanpage no Facebook ou o Instagram @cabelosesonhos fazer isso. Vai lá, pois quanto mais seguidores, curtidas e comentários mais motivado fico para trazer novidades


Primeiramente é necessário lembrar que a incompatibilidade entre químicas como hidróxido de sódio e amônia é real e feroz. Sim, digo isso porque se uma pessoa faz coloração com amônia, relaxamento à base de tioglicolato de amônia ou luzes, e depois resolve fazer um alisamento de hidróxido de sódio será fatal.

Cabelo no chão literalmente!

Pode até aparecer alguém aqui falando que faz isso e tal, mas sabe como é né: sempre tem alguém que faz, ou tem uma amiga que faz mas ninguém bota as caras...

Se for do seu interesse entender um pouco melhor sobre a amônia, pois talvez seja esse seu caso, então vou deixar aqui em baixo o link de uma matéria sobre esse principio ativo nos alisamentos:



Em relação aos produtos para tratamento capilar, tais como xampus, condicionadores, mascaras, possuírem em sua formula o hidróxido de sódio, não há problema algum. Isso mesmo!

Entenda que lá em cima eu falei sobre a incompatibilidade entres os produtos de química onde o principio ativo são os tais opostos, amônia e hidróxido de sódio.

Mas veja bem que, in casu, os produtos possuem tais agentes como principio ativo, ou melhor explicando, esses ativos são a base do produto, o cerne, o principal, a maior concentração na formula...

Deu para entender?

Creio que alguns estão lendo essa matéria porque possuem cabelos com química de amônia, e estão preocupados com os produtos citados que possuem hidróxido de sódio em sua fórmula, composição, e outras pessoas porque tiveram, de alguma forma, uma quebra capilar por conta disso.

Nesse segundo caso, e até mesmo no primeiro, vou indicar uma matéria onde falo sobre o melhor tratamento para cabelos quebrados, confira:

Veja que existe uma diferença absurda entre um relaxamento de hidróxido de sódio e um xampu que tem hidróxido de sódio. A começar que um é alisante e o outro é de tratamento. Um possui como principio ativo e o outro como elemento estrutural na fórmula.

Não entrar em detalhes de formulação química como geralmente faço porque o objetivo desse post é esclarecer e tranquilizar ao monte de gente que tem me perguntado isso: hidróxido de sódio nos xampus, condicionadores, mascaras de hidratação NÃO FAZEM MAL AOS CABELOS LOIROS, COM LUZES, RELAXADOS COM AMÔNIA!

Espero ter ajudado alguns (que inclusive podem dizer nos comentários que foi ajudado) que tinham essa dúvida.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.