Postado dia 07 julho 2022

DekapColor é bom ou não




Desde que iniciei o blog eu sempre escutei falar e recebi pessoas no salão que tinham feito o uso do Dekap Color e o objetivo que queriam chegar. Desde 2013 essa matéria estava aqui parada, e hoje resolvi falar sobre. Bora comigo?




Eu recebo muitas perguntas de muitos, muitos assuntos nos meus stories do Instagram @cabelosesonhos quando abro a caixinha de perguntas, o que faço quase que diariamente. E muitas perguntas referem-se à descoloração de uma forma em geral, seja de luzes ou mesmo limpeza de cor.

E uma das perguntas que sempre me fizeram foi exatamente sobre o DekapColor. Perguntas como "o Dekapcolor prejudica o cabelo?" ou "posso usar DekapColor após a progressiva?" ou ainda "posso usar DekapColor em casa?" sempre foram as perguntas que mais recebi. E normalmente respondi diretamente.

É importante entender um pouco a diferença entre DESCOLORAÇÃO e DECAPAGEM antes de prosseguir, se você não sabe sugiro que leia a matéria abaixo e depois voltei aqui:



O DekapColor foi desenvolvido para remover pigmentos artificiais dos fios, ou seja, pigmentos que foram depositados por tintas, tonalizantes, xampus tonalizantes. Mas existe um erro gravíssimo sendo cometido em alguns sites por aí: dizer que o produto remove apenas pigmentos artificiais e não os naturais.

Recentemente vi num site a seguinte situação: o site dizia que havia consultado um "profissional" e até citou o Instagram do salão (por que não citou o do profissional já que é algo mais que normal o cabeleireiro hoje em dia ter rede social para divulgar o trabalho?), mas ao clicar no link a página não foi encontrada...

E esse "profissional" dizia que o DekapColor servia apenas para remover pigmento artificial e que não mexia com o natural do fio (OI???) e que o produto serve como um corretor de cor (serio?).

Importante frisar que o produto é um "oxidante" de cor.

Segundo o site do próprio fabricante "o produto age somente sobre os corantes artificiais deixando inalterada a pigmentação natural do cabelo".

Gente isso é agressivo ao meu raciocínio! Sério! Me chamaram (e te chamaram) de bobo, só pode. O cabelo natural, virgem, sem coloração, ao passar por QUALQUER coloração que seja deixa de ser natural ora...

Logo o produto não vai agir sobre a pigmentação natural do cabelo porque já não existe mais, afinal agora o que existe é uma cor cosmética, artificial, criada com produtos colorantes. Ou você acredita que o cabelo voltará a ser "virgem" após usar o Dekap?

E como algumas pessoas perguntaram se o produto poderia ser usado em cabelos alisados e que foram coloridos eu vou sugerir você ler essa matéria abaixo sobre descoloração feita em cabelos alisados com descolorantes sem amônia (afinal o Dekap também é sem amônia):


Inclusive vou citar algo chocante: na matéria que eu me referi que vi num site colocaram foto de atrizes famosas, com loiros lindos, feitos por profissionais renomados (que inclusive fiz cursos com eles) para associar ao DekapColor. Absurdo!

Portanto a indicação que eu dou é: não use DekapColor em casa! Já atendi pessoas no salão que fizeram coloração em casa (e até em outro salão mesmo) e depois resolveram usar o produto em casa mesmo por ler que era "seguro" e "de fácil utilização" e que danificaram o cabelo de forma que não foi possível, num primeiro momento fazer algo para corrigir.

Nas avaliações que faço on-line (as ADOs) o que mais vejo são pessoas que cometeram erros grandes acreditando que iriam fazer algo "simples" e que depois passaram dificuldades para recuperar o cabelo e poder mexer nele novamente. Um erro que pode atrasar e muito a cor tão desejada, principalmente numa correção.

Também falei sobre descoloração no meu canal do YOUTUBE.

E você, já usou DekapColor?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.