Postado dia 13 janeiro 2011

Volume e Densidade Dos Cabelos. Qual a Diferença?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Você já ouviu falar que seu cabelo tem muito volume e pouca densidade? Já ouviu seu cabelereiro dizer que são a mesma coisa? As vezes as palavras do cabelereiro confundem você, ou até mesmo ele se confunde, acontece.

Cabelo Denso "quantidade de fios"


Por causa destas dúvidas é que existe o Blog Cabelos e Sonhos, para que você tire suas dúvidas sempre com técnicas, formalidade, mas sem deixar de lado o carinho com que tratamos os assuntos e a alegria de partilhar o nosso conhecimento.
Segundo a física "volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupado por esse corpo".

Então traduzindo para o "volume do cabelo" seria o espaço que a cabeleira ocupa. Um cabelo liso ocupa menos espaço do que um cabelo anelado, ou seja, o cabelo liso possui menos "volume" do que o cabelo anelado.

Aí está o que as vezes confunde: esse mesmo cabelo liso pode ser mais "denso" do que o cabelo anelado. Vamos esclarecer.

Cabelo Volumoso
Ainda segundo a física "densidade é o quociente entre massa e volume, ou o grau de concentração de massa em determinado volume". Traduzindo para a "densidade do cabelo" seria a quantidade de fios existentes em cada cm³. 

Uma cabeleira lisa possui menos volume que a cabeleira anelada, contudo, essa mesma cabeleira pode ter uma densidade maior, ou seja, pode possuir mais fios que a cabeleira anelada.

Quando pegamos em um cabelo, em um rabo de cavalo, com as mãos fechadas, estamos medindo a densidade, a quantidade de cabelo que a pessoa possui, sem levar em conta o espaço que esse cabelo ocupa.

Mas quando o cabelo está "alto", "esvoaçante", estamos então observando o volume.


Agora que você sabe a diferença entre densidade e volume dos cabelos, se quiser, pode deixar suas perguntas acerca da matéria, logo abaixo em comentários/perguntas.


Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.