A algum tempo eu venho falando de vários procedimentos para redução de volume aqui no blog o que nos levou a ser reconhecidos na internet e no meio dos profissionais. Entretanto nunca adentrei na questão da selagem capilar, o que farei aqui nesta matéria. O que é selagem capilar? O que ela faz?
Não se engane |
Dentro dos salões existem vários tipos de procedimentos voltados para reduzir o volume dos cabelos ou alisar os mesmos.
E apesar de tantos lisos, o que tem feito sucesso em nosso Instagram @cabelosesonhos são os ondulados e com movimento, siga e confira.
E se estou falando de reduzir e alisar então é porque existem duas maneiras diferentes de mudar a forma do fio para que ele fique com menos volume.
Antes de continuar e para que você entenda melhor essa matéria, quero logo deixar o link de uma outra matéria onde eu falei mais profundamente sobre esses dois tipos de procedimentos, as diferenças entre eles e a indicação de cada um, veja:
O que a selagem faz é reduzir o volume do cabelo, ou seja, ela age temporariamente. Mas essa não é a principal questão que venho tratar aqui. O que venho tratar é: o que é selagem e o que ela faz?
A selagem capilar nada mais é que uma ESCOVA PROGRESSIVA. Isso mesmo. ESCOVA PROGRESSIVA. Ficou claro?
A questão é que ficou muito batido falar escova progressiva. A escova progressiva, como foi inicialmente chamada, existe a 1 década. Com o passar do tempo ficou meio "antigo" falar em escova progressiva.
Ficou mais interessante chamar a escova progressiva de nanocristalização, toxina botulínica capilar, plastica capilar, selagem capilar, selagem térmica.
Sobre a selagem térmica ou plastica capilar eu falei aqui no blog, e muito gente não gostou, apesar que muito, ou a maioria agradeceu pela matéria.
Se você quer saber mais sobre a plastica capilar aproveite para ler e se inteirar do assunto:
Quero aqui ressaltar que a selagem capilar normalmente é designada para falar da escova progressiva de formol. Aquela feita com creme e formol, ou queratina e formol.
Não estou aqui falando mal de quem faz, cada um é cada um, mas uma coisa sabemos: o formol é proibido no Brasil para ser usado como agente alisante desde 2012. E pode dar cadeia para quem insistir em usar...
Eu quando vou fazer progressiva ofereço com esse nome mesmo: progressiva. Pois é o que é.
A questão é que as pessoas chegam no salão sempre preocupadas em fazer algo que "abaixe os fios". Ou seja, perguntam se a cauterização abaixa os fios, se a hidratação abaixa os fios, se o tal tratamento vai reduzir volume, e ainda dizem que não querem fazer progressiva.
Daí dá brecha para oferecerem uma "selagem" que irá abaixar o volume mas não é "progressiva".
Eu sei que sou "o chato". Antes de fazer qualquer procedimento químico em alguém que não conheço eu faço uma cauterização a frio, uma reabilitação, enfim.
Portanto, selagem é progressiva. Entenda bem: reduz volume? É progressiva.
Cauterização não reduz volume.
Hidratação não reduz volume.
Botox capilar (o verdadeiro) não reduz volume.
Entendeu? Ao invés de se preocupar em fazer algo que sempre reduza o volume, preocupe em dar condições ao fio primeiro.
Ele irá agradecer. E você? Vai ficar muito mais lady.