Postado dia 22 março 2013

O Engano da Plastica Capilar


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Recentemente demos uma entrevista para uma revista da Abril e uma das questões abordadas foi justamente sobre a plástica capilar. E como algumas pessoas, ou muitas eu diria, tem me perguntado sobre isso então resolvi falar. Prontos?


Dá pra entender o que eu quis dizer?

Uma repórter ligou no salão e perguntou quem era Marlon Bruno, que era escritora de uma revista da editora Abril e sem mais delongas pediram para que ela me ligasse no dia seguinte.

O que ela queria era saber sobre tipos de tratamentos capilares existentes em salões e alguns que também podem ser feitos em casa.

Dentre os 10 que ela citou, na verdade só existem 7. Isso porque 4 eram a mesma coisa, ou seja, escova progressiva com formol, camuflada com nomes bonitinhos.

Eu já falei aqui no blog sobre alguns dos 7 tratamentos, você pode conferir a lista deles na matéria onde comentei sobre a entrevista que dei para a revista:



O que tenho visto é um monte de profisisonais (e blogs) falando ultra bem da plástica capilar. Por que ela deixa os fios disciplinados, porque deixa os fios com brilho, porque deixa os fios baixinhos...

Mas a progressiva com formol (que é proibida e me tornei um odioso dessa prática) também faz isso. Então qual a diferença? NENHUMA.

O que tem acontecido no mercado é que como a progressiva ficou batida e perseguida os profissionais acabaram por dar nomes diferentes ao mesmo procedimento. Chamam-na de Plastica Capilar, de Botox Capilar (falso), de Realinhamento Fio a Fio, Fios de Ouro, Cristalização...

Falta de conhecimento.

E para não ficar de fora das novidades sobre cabelos, e sem conhecimento, assine nosso FEED gratuitamente com seu email e receba matérias em primeira mão assim que publicarmos, direto na sua caixa de entrada.

Agora vamos levar para a prática. Vou simular aqui uma conversa entre a pessoa e dois profissionais diferentes, o primeiro falando da progressiva com o nome original e o segundo falando da mesma progressiva porém com outro nome:

1º = "Para reduzir o volume do seu cabelo o bom seria fazer uma progressiva. Vai ficar ótimo!"...

2º =  "Querida estamos com uma novidade: Nanocristalização Botulínica dos Fios. É um espetáculo, você vai arrasar!".

Agora sejam sinceros: quem vai levar a melhor nessa? O primeiro profissional ou o segundo?

E os dois procedimentos são a mesma coisa.

O problema é que as pessoas querem novidade, no entanto não se importam em verificar a idoneidade do produto. Creio que por confiar no cabeleireiro ou porque simplesmente querem fazer algo diferente para se "sentirem" bem com os cabelos.

Só que cabelo bom é cabelo bem tratado, bonito e sem danos.

Eu mencionei acima sobre o Botox Capilar e eu já falei que existe o verdadeiro mas, pro conta do engano, criaram o falso, veja:



Normalmente essas plásticas capilares possuem agentes como o ácido glioxílico ou outras variantes (acético, málico, aspártico...) e o pior, colocam no vidro: com 3/10/20 aminoácidos, como se aminoácidos alisassem.

A questão é que tanto profissionais (que dirá então blogueiros!) engolem a industria cosmética sem nenhum controle.

E antes que venham chorar aqui no meu blog, vou logo citar um trecho de uma entrevista do Paulo Persil (Mago das Noivas) que saiu na Cabelos & Cia em Abril de 2012 (vi semana passada):

C&C: Os nossos Cabeleireiros são pouco informados?
Paulo Persil: "Em muitos lugares eles só tem acesso a curso feitos de qualquer forma, muitas vezes oferecidos por empresas que lançam produtos e jogam as infomações para cima deles, sem qualquer critério. E eles consomem, porque a profissão explodiu, mas a educação não acompanhou esse crescimento frenético. Todos os anos surgem no mercado milhares de profissionais sem uma formação adequada"

Quando li essa entrevista logo pensei: "poxa que bakana, um profissional Top falando o mesmo que eu falo a tempos no blog e no salão."

Mostrei e tenho mostrado a entrevista para minhas clientes, mesmo que a revista já tenha 1 ano.

Portanto amigos leitores, profissionais e não profissionais, observem com cuidado o que estão lhe oferecendo. Não vá na idéia de representantes que chegam vendendo produto com o argumento de "meu produto é do país tal, porque o salão tal e o salão tal usam, porque a atriz fulana de tal fez"...

Não importa quem usa ou deixa de usar!

O que importa é que seu cabelo (não profissionais) e a sua credibilidade (profissionais) são únicos e se abalados ninguém vai lhe oferecer o ombro para chorar.

O que carrego comigo quero deixar aqui para os profissionais:

"O que conquistei com suor, dificuldade, dias sem almoço, horas lendo, finais de semana em cursos, dias saindo do salão à 1 da manhã, não irei perder com a dica de alguém que não sabe nem mesmo o que está vendendo ou por conta de alguns reais a mais"... (MB)

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

31 COMENTÁRIOS:

  1. marlon infelizmente é isso mesmo que vem acontecendo principalmente depois que a famosa progressiva teve sua imagem desgastada por causa do polêmico formol apareceu no mercado um monte de produtos promentendo alisar e ainda tratar os fios, no primeiro momento podem até cumprir o prometido, mas depois de um tempo so Deus sabe como vai ficar esse cabelo, falo isso por experiência própria, até hoje tou sofrendo com pontinhos brancos e pontas duplas, tiplas rsrsrs. obrigada por nos abrir os olhos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, achei o blog cabelos e sonhos no google por acaso e estou amando! Gostaria de aproveitar a oportunidade e tirar uma duvida.
    Tenho cabelo afro e faço progressiva a cada 6 meses, meu cabelo sempre esta do mesmo tamanho, ouvi dizer que o formol sela os fios de modo que a hidratação não penetra nos fios nunca mais, pelo menos na parte que foi feita a progressiva, isto é verdade?

    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  3. ainda bem que li esse post... quero sair da progressiva mas ia fazer a 'plastica dos fios' meu cabelo iria quebrar mais ainda

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Marlon !!
    A cada post te admiro mais. Há +/- dois anos realizei uma progressiva que no ínício achei uma das melhores invenções para o mundo feminino depois da pílula anticoncepcional. Porem minha felicidade durou pouco meu cabelo parecia morto e totalmente sem brilho e opaco e havia tanto frizz que não acreditava.


    Comecei a investigar sobre o que fazer para melhorar o frizz mas sem alisar os cabelos. Me apressentaram o Botox (falso ) Cauterização (falsa ) Reestruturação capilar (falsa) até uma hidratação milagrosa que prometia acabar de vez com o frizz.


    Só descobria que estes procedimentos tinham formol ou derivados quando apertava o profissional.
    Então abandonei as visitas aos salões por perder totalmente a credibilidade.


    Hoje acompanho seu blog e sigo as orientações possíveis.
    Ah! Meu cabelo ? Agradeci a cada hidratação massagem e carinho.
    Bjus.
    Keli Menezes

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite Marlon, estou lendo as suas matérias e estou gostando muito, na verdade estou adorando as suas críticas, gostaria da sua ajuda sem possível para a minha questão atual, eu fazia escova definitiva em meu cabelo mas por conta do custo alto do tratamento eu não posso mais fazê-lo então estou em busca de novos tratamentos e depois de ter lido sua matéria sobre escova progressiva sem formol fiquei muito interessada, gostaria de saber se posso fazer a escova progressiva sem formol em meu cabelo estando parte dele com a definitiva, e se isso for possível gostaria de saber se você poderia me indicar um profissional que faça esse tipo de escova progressiva no Rio de Janeiro e se poderia me indicar. Agradeço desde já! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marlon.
    Fiz progressiva no meu cabelo três vezes, agora decidi voltar aos cachos. Boa parte dos cabelos está bem enrolada, mas algumas mechas insistem em continuar lisas, gostaria de saber se o uso de shampoo anti-resíduos aceleraria a saída da progressiva dos cabelos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Marlon, o que vc acha da escova plástica dos fios da Cadiveu? Eu uso ela há alguns anos e foi o melhor resultado que eu tive até agora: duradouro, sai por inteiro e nunca destruiu meu cabelo, pelo contrário. O único inconveniente que eu tenho sempre é que por algumas semanas depois que faço a escova, ele fica bastante oleoso, fora isso, nada mais de ruim. Você não recomendaria ela, então?

    ResponderExcluir
  8. Jessica,

    o formol está proibido como alisante.

    ResponderExcluir
  9. Beatriz,

    nao conheco ninguem no RJ

    ResponderExcluir
  10. Lia,

    ja falei dela aqui no blog em materia.

    ResponderExcluir
  11. Marlon,minha filha de 11anos reclama e fica muito triste com seu cabelo,pois ele e muito volumoso e ressecado.gostaria que me desse uma ideia do que e mais seguro parab fazer em seu cabelo.tenho pesquizado em cada hora e uma informaçao diferente.Grata se poder me ajudar,pois o dificil e que meu cabelo e bem liso e ela diz mae porque meu cabelo e assim.

    ResponderExcluir
  12. Mel,

    faça testes de mechas para ver o que se adequa melhor

    ResponderExcluir
  13. Karina Rodrigues13 junho, 2013

    Oi Marlon, tenho o cabelo hiper mega liso. O cabeleireiro disse que faria uma escova rápida em meu cabelo, e fez com o produto da plástica de fios, deixou pouco tempo e fez somente uma escova. Meu cabelo ficou ótimo e super hidratado. Não sei se foi exatamente isso que ele usou. Fui 3 meses depois ao salão e pedi pra fazer a mesma coisa. Ele passou o produto, que começou a arder meus olhos, e usou chapinha (que eu nunca havia usado pois nao preciso) que me fez sentir cheiro de cabelo queimado. Saí de lá sentindo que os fios estavam colando um ao outro. Reclamei e ele fez uma hidratação, que não resolveu. No dia seguinte voltei, e ele refez o primeiro procedimento (o que fez na primeira vez em que fui lá)...resultado, meu cabelo está mega reto, sem movimento, com as pontas espigadas e destruídas. Cortei as pontas e ficaram ainda piores. O que acha que devo fazer? Faz 3 meses que fiz e meu cabelo continua retão. =/ Não tenho nem coragem de entrar em um salão. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  14. Cristiane Abreu28 julho, 2013

    Não creiooooooo!! Acabei de fazer plástica, a cabeleireira GARANTIU que não tinha química! Mas durante o processo meu cabelo quebrou bastante, e agora que lavei o cabelo está com cheiro de química e ficou escorrido!! Não esperava que fosse ficar assim, porque se não tem química, como pode alisar?? Estou chocada e muito preocupada... Fiz a plástica porque ela disse que seria uma reposição de aminoácidos e estou fazendo tratamento contra queda porque depois da última definitiva que fiz (em novembro), meu cabelo começou a cair desesperadamente!! Que Deus me ajude e eu não fique careca!! NUNCA MAIS!!!

    ResponderExcluir
  15. Cristiane Abreu28 julho, 2013

    Por favor, me indica uma reconstrução de óleo de argam super power pra eu comprar!!!

    ResponderExcluir
  16. Eveli Rolim30 julho, 2013

    Marlon boa tarde! Gostaria de sua opinião. Minha filha de 11 anos tem o cabelo volumoso e hiper cacheado, miúdos, Todo cabelereiro oferece algo para reduzir volume e alisá-lo. Mas até agora não me senti segura em relação a isso. Mas agora ela quer o cabelo liso. Devo fazer a plástica capilar, relaxamento ou progressiva. Qual agride menos e qual pode deixar ainda cachos porem mais soltos, para quando ela quiser liso so fazer escova. Você pode me indicar algum produto. OBrigada.

    ResponderExcluir
  17. Marlon, gostaria de mais exclarecimentos sobre a nanocristalização...Obrigada:

    ResponderExcluir
  18. Angelica. Fiz a plástica capilar mas meu cabelo ficou mto liso. O que faço para tira lá do cabelo e o que posso passar na raiz domar, alisar que seja temporário, ou seja que depois volte ao normal obrigada angelica

    ResponderExcluir
  19. Boa noite marlon adorei suas informaçoes te conheci fazendo pesquisa no google por acaso,fiz plastica dos fios a 03 meses, o meio do meu cabelo esta horrivel com cachos abertos e regassados com as pontas lisas!! o cabelereiro me disse que meu cabelo só ia ficar liso com secador !!!

    ResponderExcluir
  20. fiz uma escova inteligente no meu cabelo, ele quebrou muito, e apareceu pontas duplas, triplas, etc. pra resolver o problema cortei o cabelo bem curtinho so que ele continua caindo e quebrando so resolveu o poblema das pontas, agora que araiz esta crescendo não sei o que fazer não quero usar quimicas fortes so que a raiz esta inchada e as pontas liza. vc tem algua dica pra mim ajudar?

    ResponderExcluir
  21. Marlon, faço plastica dos fios há mais de três anos, minha cabeleireira não vai até as pontas, meus cabelos tem mechas, são lindos!!! Ela me orienta hidratá-los quinzenalmente, enfim,minha queda acabou e sou super feliz com a plástica dos fios.

    ResponderExcluir
  22. carmilta silva16 dezembro, 2013

    gostaria de saber qual o valor do kit de cauterização a frio e saber onde posso adquiri-lo em minha cidade , Timon no Maranhão.meu email é carmiltasilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Parabens!!!! Nao uso essas químicas em mim nao... Meu cabelo é praticamente virgem, mas eu amo coisa boa... OROFLUIDO Revlon, Serum Nuit noctogenits Kerastase, Phytopolleine,La Roche-Posey, Semi de Lino Kristal Bbcos da Itália, Alfaparf, Mahogany e etc, mas E aquela plástica capilar Kerastase? Que se usa as hidrataçoes, as ampolas e o protetor térmico?
    Bjssss
    Odi

    ResponderExcluir
  24. Milenna Rocha23 dezembro, 2013

    Marlon Eu fiz Plastica capilar da cadiveu e to querendo a morte da cabeleira que fez. Meu cabelo que era lindo ficou acabado, estirado, seco, e duro. Ta horrivel!! não sei mais o que fazer para tirar isso do cabelo.

    ResponderExcluir
  25. Marlon como recuperar os fios danificados, sem utilizar plástica capilar, pois hidratação não tem adiantado?

    ResponderExcluir
  26. Daya Biagioli25 março, 2014

    Olá Marlon, meu cabelo é loiro e detonado de progressivas e tinturas. Noto que meu cabelo não tem um bom crescimento por conta disso, pq quebra muito e não passa do mesmo cumprimento a 7 anos. Então agora decidi cuidar do meu cabelo em casa mesmo, mas como não sou profissional tenho muitas dúvidas. Tenho vários cremes hidratantes e o meu reconstrutor marrocanoil. Porém meu cabelo precisa de algo mais que essas hidratações, pois no dia fica lindo, porém no dia seguinte fica um desastre. Perguntei minha cabeleireira o que ela indicava, e ela indicou o botox, e disse tbm que só posso fazer de 4 em 4 meses pq ele é reconstrutor. Então fiquei com pé atrás pq não quero colocar no meu cabelo nenhum tipo de química mais, a não ser as luzes. Então quero saber de vc que é um grande profissional qual seria o melhor tratamento. Eu vi na internet a botox da loreal que estou pensando em fazer em casa mesmo. O que vc acha? Existe algum outro tratamento que eu possa pesquisar nos salões? E como eu vou saber se é confiável? Parabéns pelo blog, amo suas dicas.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  27. Andréa Brandão30 março, 2014

    Antes de engravidar fazia uma progressiva Bioescova da m2a. Reduzia o frizz 100% que era o que me incomodava pois meu cabelo é ondulado, fino e armado...em resumo resolveu meu problema. A minha raiz está arrepiada e gostaria de saber o que posso fazer? Grata Andréa

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...