Postado dia 17 abril 2013

Como Voltar o Cabelo Para a Cor Natural




É comum nos tempos contemporâneos as pessoas, geralmente mulheres, mudarem a cor dos cabelos. E essa mudança na maioria das vezes é feita para o mais claro. Mas e quando se quer voltar a cor natural dos cabelos, como fazer?




Castanhos...lindos

Há um ditado popular cujo dizer é: "mulher não envelhece, fica loira"! Não sei dizer qual a porcentagem de verdade desse ditado, mas nossa experiência é que, as mulheres tendem a ficar cada vez mais loiras quando chega a idade isso é #fato.

Obviamente que quando falo ficar loira não quero dizer somente o loiro platinado, manteiga ou camomila, digo também o bege, o dourado acinzentado dentre tantos outros tons de loiro que, bem utilizados e mesclados, deixam sim os loiros mais bonitos bem como os castanhos com mais luminosidade.

Falando em loiras, dica: siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui, como de loiras.


O problema do loiro normalmente acontece, ou na maioria das vezes isso acontece, é quando a pessoa quer  voltar para a cor natural.

Não digo voltar com o cabelo natural, e sim com a cor do cabelo dela, exemplo: uma pessoa tem o cabelo natural castanho claro, coloriu de loiro claríssimo e quer voltar ao castanho claro, mesmo que com tintura.

Para não errar na técnica é necessário que a pessoa que vai voltar para a cor natural dos cabelos tenha noção de fundo de clareamento capilar para saber qual o reflexo que cada tom revela quando mudado, ou mesmo natural.

Não vou falar disso aqui pois falei em outra matéria que você, se quiser, pode conferir e se inteirar melhor:


No exemplo que citei acima, o do castanho claro e loiro claríssimo, a maioria pensa assim: "se meu cabelo é castanho claro, e deve desbotar depois que pintar, então vou passar logo um castanho escuro". Estou errado?

Eu sei como as pessoas pensam em relação à tintura, e não é por maldade mas por falta de conhecimento mesmo, afinal a lógica é até certa, mas química não usa lógica e sim exatidão.

Química não pensa, química age!

Vamos usar o exemplo acima (castanho claro e loiro claríssimo) para falarmos e ensinarmos como voltar à cor natural dos cabelos.

Todo tom tem seu fundo de clareamento. Quando clareamos o cabelo este perde aquele fundo de clareamento e quando vamos recolocar o tom retirado ele tende a revelar um fundo exatamente o contrário do fundo natural.

Tá bom, vou explicar com exemplos.

Imagine nosso cabelo do exemplo castanho claro. Ele tem fundo de clareamento vermelho. Quando clareamos esse cabelo para chegarmos ao nosso loiro claríssimo ele perde o vermelho.

Porém quando vamos escurece-lo novamente, ao aplicarmos a tinta, que possui os 3 pigmentos primários (vermelho, azul e amarelo) vai depositar em maior quantidade o azul e o amarelo, que já estão no fio, assim o cabelo fica com aquela cor chumbada.

Entende porque quando você faz isso o cabelo fica com cor de chumbo, meio azul/esverdeado?

Qual a solução? Fazer um pré pigmentação com o mesmo pigmento que foi retirado do fundo de clareamento natural do tom que se quer voltar, no nosso caso o castanho claro/fundo de clareamento vermelho.

Sobre pré pigmentação eu já falei o que em uma matéria e na outra eu ensinei como fazer, veja a que ensinei para entender melhor:

Podemos também, ao invés de fazer a pré pigmentação, aplicar o tom de castanho claro com algumas gramas de castanho claro avermelhado (eu sugiro proporção de 1/4 de vermelho, no máximo, para 3/4 de castanho claro, no nosso exemplo).

Mas particularmente eu prefiro a pré pigmentação, é mais seguro. Foi o que indiquei para uma moça na faculdade que tem o cabelo grandão, e era loiro claríssimo com mechas e queria deixá-lo acobreado como os da Kirsten Dunst. 

Creio que muitas dúvidas foram tiradas aqui, mas há muito mais que se falar sobre cores.

E você, está para voltar para a cor natural do cabelo, ou já voltou e tem uma experiência (boa ou ruim) para compartilhar? Escreva abaixo.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.