Postado dia 16 março 2011

Como Fazer um Cabelo Quebrado Crescer




Estranho o titulo não é? Eu também acho, e muito. Mas tem muitas pessoas, e talvez você seja uma delas, que buscam saber como recuperar um cabelo que esta quebrando. Como fazer um cabelo quebrado crescer?A resposta antes de tudo é simples.





Saiba como fazer para que seu cabelo que qeubrou cresça e ganhe comprimento
TRICHOPTILOSIS

Temos que diferenciar cabelos quebrados de cabelos com queda. Se você está com quebra de cabelo não irá adiantar fazer um tratamento para queda e vice-versa. Já falei dos dois assuntos aqui:



Mas agora, eu irei falar aqui no blog como fazer para que um cabelo quebrado cresça. Na verdade usar esse termo "crescer" está totalmente errado, pois, se quebrou é porque houve excesso de química ou algo que causou a quebra, mas o fio continua crescendo normalmente.

Logicamente a pergunta que vem a seguir é : ENTÃO POR QUE MEU CABELO NÃO FICA GRANDE? 


Essa sim é a pergunta certa.

O fio ao se quebrar fica menor que os outros, e isso quando acontece, na maior parte da cabeleira ou em toda ela, temos a impressão que o cabelo não cresce. Mentira. O cabelo cresce.

O que acontece é que ele não consegue igualar-se em comprimento. Ou seja, o cabelo cresce na raiz e quebra nas pontas, normalmente devido à famosa Trichoptilosis, que é conhecida como "pontas duplas".

Essa doença do cabelo é a maior causadora dos problemas de quem faz relaxamento, por exemplo. A pessoa  de 3/3 meses está relaxando o cabelo mas o cabelo está sempre do mesmo tamanho.

Aproveite para se inteirar mais e siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.


É porque ao fazer o relaxamento o que ocorre é a falta de cuidado necessário, aí a química feita, ou mau cuidada, acaba gerando pontos brancos no fio que ao se romperem criam pontas duplas, e essas, vão se abrindo e consequentemente fazendo o cabelo ficar curto.


E uma coisa é fazer um cabelo quebrado crescer outra coisa é fazer o cabelo parar de quebrar, que inclusive falei disso e todo mundo tem aderido às dicas e visto resultado:


Talvez pior do que as pontas duplas seja a chamada Trichorrhexis Nodosa que é o que geralmente aparece antes das pontas duplas.


São aqueles pontinhos brancos no cabelo que se partem com facilidade. Você tem esses pontinhos brancos nos cabelos? Então você deve ler essa matéria:



Aqui algumas dicas para fazer com que os cabelos que estão quebrando ganhem comprimento:


  1. Básico: cortar os fios de 3/3 meses. Não adianta me xingar, só assim você irá cicatrizar os fios e não permitir que eles venham a dar pontas duplas, basta 1 dedo, 1 centímetro nesse período;
  2. Cauterizar os fios mensalmente: isso faz com que os fios fiquem mais rígidos e consequentemente mais difíceis de quebrar, e se possível que seja a frio;
  3. Hidratar semanalmente: é diferente do de cima pois hidratar é devolver água para o fio, e sem água o fio não ficará maleável e não resistirá à outras químicas no futuro;
  4. Não molhar o cabelo: quando eu digo não molhar quero aqui dizer para não ficar molhando os fiozinhos que estão para o alto, para isso existem reparadores de pontas, pois a água resseca o cabelo, lave-os somente para escovar ou no máximo 2 vezes por semana se o cabelo estiver ressecado e não for escovar;
  5. Use leave-in: o leave-in ou sem enxágue é perfeito para manter o controle dos fiozinhos além de garantir hidratação extra para os fios;
  6. Não faça química em casa: se um profissional não especializado já tem dor de cabeça para deixar os cabelos bem cuidados imagina você que não conhece sobre cabelos;
  7. Não use prendedores de metal nem durma com os cabelos molhados: o prendedor causa mais quebra nos fios e o cabelo molhado, à noite ao dormir, acaba quebrando por estar mais sensível.

Essas são dicas básicas que sendo seguidas você poderá traçar um objetivo de 6 meses e 1 ano e observar o quanto seu cabelo irá ganhar em comprimento.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.