8 Queda de Cabelo ou Quebra de Cabelo? Qual a Diferença? - Cabelos E Sonhos

Postado dia 10 fevereiro 2011

Queda de Cabelo ou Quebra de Cabelo? Qual a Diferença?




Olá amigos do Cabelos E Sonhos.

Essa matéria é de suma importância tanto para mulheres quanto homens. A mulheres porque tem costume de dizer que estão com queda quando na verdade estão com quebra e os homens por achar que estão com queda e estão mesmo, pois bem...

Efeito da Finasterida, combate a queda



É costumeiro ouvir uma mulher se queixar que está observando uma grande queda nos seus cabelos e que está
perdendo muito cabelo, que vai ficar careca, isso e aquilo. Vamos aqui separar algumas coisas, desmistificar outras e por os pontos nos devidos lugares.

Qual a diferença entre a queda e a quebra de cabelo? 

Quando o cabelo está caindo e quando o cabelo está quebrando?

Ah, antes vou sugerir que você siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.

A queda de cabelo é aquela que acontece na raiz, que cai diretamente do folículo capilar, que sai até com aquela pontinha branca em alguns casos, como quando se faz depilação.

A queda normalmente é observada nos homens, por estes terem produção de testosterona elevada, e o que isso tem a ver? Simples.


O gene da calvície para se manifestar e chegar ao seu propósito, que é o de causar a queda capilar, tem que se juntar ao hormônio testosterona, os dois unidos formam uma espécie de "bomba" que impede que os fios sejam formados no bulbo capilar ou acaba por atingir os existentes.

TRICHORRHEXIS NODOSA
Como a mulher não tem produção de testosterona relevante, ainda que essa possua o gene da calvície, a mesma não terá queda capilar, caso que poderá ocorrer caso a mulher venha a fazer uso do hormonio sintetizado em laboratório, como é o caso das mulheres que usam anabolizantes esteróides.

Já a quebra é caracterizada pelo fio estar perfeito no bulbo capilar, no folículo, na raiz, porém o cabelo em várias partes está de tamanhos diferentes, o qual não é ocasionado por corte.

Nesses casos, geralmente observamos um certo "nódulo" ou "ponto" branco no meio ou ponta do fio, que ao segurar o fio pelas extremidades o mesmo se rompe exatamente nesse "ponto" "nódulo".

Isso tem o nome de TRICHORRHEXIS NODOSA, é um tipo de "doença" que o fio adquire principalmente por química capilar mal feita ou por falta de corte de cabelo regular.

Em outra oportunidade eu falei especificamente de queda capilar nas mulheres, se quiser saber mais então confira:


Esse "ponto" branco nos fios, ao se romper, causa as pontas duplas, ou Trichoptilosis, que consequentemente irá causar mais quebra, fazendo com que o fio nunca ganhe comprimento e confundindo você, fazendo você leitor achar que está com queda.

Como mulher sempre reclama que está com queda de cabelo aqui vai algumas dicas:
  1. Para verificar se está com queda ou não, durante uma semana, penteie os cabelos todos os dias pela manhã e observe a quantidade de fios que irá sair, até 150 fios por dia é super normal;
  2. Se perceber que está mesmo com queda, observe se: está até 6 meses após o parto; se teve febre muito alta nos últimos 3 meses; se tomou algum tipo de anestesia geral ou mais forte que local nos últimos 6 meses e se está com estresse.
  3. No caso do homem, procure um endocrinologista para saber sobre a produção de hormônios, se está normal ou elevada.

São detalhes simples que ao serem observados podem ajudar a acabar com o estresse de um falso diagnóstico de queda.

No caso dos homens, alguns endocrinologistas, ao observarem caso a caso, tem indicado o uso tópico de Finasterida que tem sido "o" remédio para salvar os cabelos masculinos.

Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca. Presta consultoria para empresas e profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...