Postado dia 10 fevereiro 2011

Queda de Cabelo ou Quebra de Cabelo? Qual a Diferença?


Olá amigos do Cabelos E Sonhos.

Essa matéria é de suma importância tanto para mulheres quanto homens. A mulheres porque tem costume de dizer que estão com queda quando na verdade estão com quebra e os homens por achar que estão com queda e estão mesmo, pois bem...

Efeito da Finasterida, combate a queda



É costumeiro ouvir uma mulher se queixar que está observando uma grande queda nos seus cabelos e que está
perdendo muito cabelo, que vai ficar careca, isso e aquilo. Vamos aqui separar algumas coisas, desmistificar outras e por os pontos nos devidos lugares.

Qual a diferença entre a queda e a quebra de cabelo? 

Quando o cabelo está caindo e quando o cabelo está quebrando?

A queda de cabelo é aquela que acontece na raiz, que cai diretamente do folículo capilar, que sai até com aquela pontinha branca em alguns casos, como quando se faz depilação.

A queda normalmente é observada nos homens, por estes terem produção de testosterona elevada, e o que isso tem a ver? Simples.


O gene da calvície para se manifestar e chegar ao seu propósito, que é o de causar a queda capilar, tem que se juntar ao hormônio testosterona, os dois unidos formam uma espécie de "bomba" que impede que os fios sejam formados no bulbo capilar ou acaba por atingir os existentes.

TRICHORRHEXIS NODOSA
Como a mulher não tem produção de testosterona relevante, ainda que essa possua o gene da calvície, a mesma não terá queda capilar, caso que poderá ocorrer caso a mulher venha a fazer uso do hormonio sintetizado em laboratório, como é o caso das mulheres que usam anabolizantes esteróides.

Já a quebra é caracterizada pelo fio estar perfeito no bulbo capilar, no folículo, na raiz, porém o cabelo em várias partes está de tamanhos diferentes, o qual não é ocasionado por corte.

Nesses casos, geralmente observamos um certo "nódulo" ou "ponto" branco no meio ou ponta do fio, que ao segurar o fio pelas extremidades o mesmo se rompe exatamente nesse "ponto" "nódulo".

Isso tem o nome de TRICHORRHEXIS NODOSA, é um tipo de "doença" que o fio adquire principalmente por química capilar mal feita ou por falta de corte de cabelo regular.

Em outra oportunidade eu falei especificamente de queda capilar nas mulheres, se quiser saber mais então confira:


Esse "ponto" branco nos fios, ao se romper, causa as pontas duplas, ou Trichoptilosis, que consequentemente irá causar mais quebra, fazendo com que o fio nunca ganhe comprimento e confundindo você, fazendo você leitor achar que está com queda.

Como mulher sempre reclama que está com queda de cabelo aqui vai algumas dicas:
  1. Para verificar se está com queda ou não, durante uma semana, penteie os cabelos todos os dias pela manhã e observe a quantidade de fios que irá sair, até 150 fios por dia é super normal;
  2. Se perceber que está mesmo com queda, observe se: está até 6 meses após o parto; se teve febre muito alta nos últimos 3 meses; se tomou algum tipo de anestesia geral ou mais forte que local nos últimos 6 meses e se está com estresse.
  3. No caso do homem, procure um endocrinologista para saber sobre a produção de hormônios, se está normal ou elevada.

São detalhes simples que ao serem observados podem ajudar a acabar com o estresse de um falso diagnóstico de queda.

No caso dos homens, alguns endocrinologistas, ao observarem caso a caso, tem indicado o uso tópico de Finasterida que tem sido "o" remédio para salvar os cabelos masculinos.

Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

67 COMENTÁRIOS:

  1. Fabiola Batista12 fevereiro, 2011

    Adorei a matéria Queda de Cabelo ou Quebra de Cabelo, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  2. Que bom Fabiola, fico contente em saber que estou podendo ajudar com o blog. Participe sempre que quiser ok. Abracos

    ResponderExcluir
  3. Ótima materia! Agora uma dúvida, tem como recuperar um fio que contém esses pontos brancos? Tenho vários no meu cabelo, ao puxar levemente quebram com facilidade. Meu cabelo é fino, liso, embraça muito e tem luzes. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Paula, na verdade esses pontos brancos são causados por excesso de química que nao foi tratada ou por falta de corte regular. Depois que esse ponto branco se forma a única solução é cortar o fio acima de onde está o ponto branco pois ele irá partir e formar ponta dupla que irá desencadear um processo bola de neve. Cortando o cabelo 1 dedo de 3 em 3 meses voce evita isso e ainda o cabelo cresce normalmente. Abracos e sempre pergunte o que quiser ok!

    ResponderExcluir
  5. Ritappfernandes18 fevereiro, 2011

    Querido...
    Como sempre você arrasou na matéria,depois desse blog consigo cuidar melhor do meus cabelos graças as suas super dicas.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  6. Obrigado. Estou à disposição.

    ResponderExcluir
  7. Fatima_freire28 fevereiro, 2011

    muito bom mas gostaria de saber um pouco mais como crescer ocabelo que quebrou.

    ResponderExcluir
  8. Fátima, como ja dito em outras materias no blog, o cabelo cresce normalmente, o feminino no caso, o que acontece é que o cabelo pode crescer mas nao atingir o tamanh desejado por estar quebrando no meio, o que normalmente ocorre por falta justamente de corte regular.
    O cabelo vai crescer, mas se tiver quebrado ou com pontas duplas voce nao percebera o ganho no comprimento, portanto corte o cabelo regularmente de 2/2, 3/3 meses, coisa de 1 dedo basta ok.

    ResponderExcluir
  9. Helena_miranda12310 março, 2011

    Eu estou com meu cabelo bastante quebrado e com queda,meu cabelo esta muito oleoso apos uma progressiva,me indigue um kit de shampoo ke seja bom para o crescimento,oleosidade e guebradiço.
    Obrigada..

    ResponderExcluir
  10. Oleosidade apos a progressiva é normal. Indicar um kit q combata tudo isso ai de uma vez nao existe.

    ResponderExcluir
  11. muito legal o seu blog, achei por acaso. Que pena que voce nao mora na minha cidade :(
    Voce é muito bom

    ResponderExcluir
  12. Renata nascimento santos13 agosto, 2011

    Bom dia meu nome é Renata, eu estou com uma duvida porque há seis meses atrás relaxei meu cabelo em casa mesmo e depois de umas semana meu cabelo começou a quebra muito e agora quando eu  penteio   sai  uns fio quebrado ainda, e cai uns fios inteiro com a ponta branca, o pode ser e gostaria de saber o que posso fazer para melhorar,e eu não estou relaxando mais durante todo esse tempo.Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Erika Daiany17 outubro, 2011

    ola meu cabelo tem Trichoptilosis cabelo sempre quebra , eu não sei oq fazer ?
    o que eu tenho que passar

    ResponderExcluir
  14. Voce tem que cicatrizar os fios. Só cortando ok.

    ResponderExcluir
  15. meu cabelo cai muito co aquelas pontas brancas no final e tenho tireoide e usei tintura estou com medo de ficar careca

    ResponderExcluir
  16. meu cabelo esta com esses pontos brancos, ja cortei e fiz uma selagem termica mas eles voltaram o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  17. Cortar, cortar, cortar. 2/2 meses e evitar quimicas excessivas.

    ResponderExcluir
  18. Careca? Nao se preocupe com isso.

    Mas experimente cortar seu cabelo de 2/2 meses.

    ResponderExcluir
  19. Lavo meu cabelo todos os dias e seco com secador .. passo chapinha na franja tambem todos os dias, e to ficando careca, o que devo fazer? é impossivel ficar com a franja natural :(

    ResponderExcluir
  20. Luis henrique13 dezembro, 2011

    porque o meu cabelo esta caindo com pontinha branca sera porque eu passei quimica  ou  é normal ir eu só tenho 14 anos  eu estou  usando shampoo stop mais uma coisa eu ja cortei o meu cabelo

    ResponderExcluir
  21. Ana Cléia- Olá, fiz uma cirurgia ha 22 dias com anestesia geral, posso fazer selagem no cabelo?

    ResponderExcluir
  22. Gostei muuuito do blog e desta materia, e gostaria de saber se quando o cabelo sai com o pontinho branco e está( bem fininho e ralinho) aquela parte branquinha no caso é como se a raiz do cabelo estivesse fraca precisando de tratar o organismo  como se estivesse com a imunidade baixa(ou não necessariamente o bulbo tem que ser grosso), ou também pode ser pelo uso de quimicas como relaxamento (tioglic.) e escova intelingente  gostaria de tirar esta duvida, bjs !!

    ResponderExcluir
  23. EU FIZ REFLEXO COM PAPEL LAMINADO, MEU CABELO ESTÁ ELÁSTICO,, QUEBROU MUITO E NO ALTO DA CABEÇA ESTÁ BEM RALINHO. HOUVE QUEDA MESMO. O QUE FAZER? AH! ELE ESTÁ POROSO TAMBÉM. ESTOU DESESPERADA.

    ResponderExcluir
  24. OI MARLON!
    EU SOU ESTA DESESPERADA QUE FEZ O REFLEXO.
    VC PODE ME RESPONDER O QUE FAZER?
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  25. gostei da dica .. vc tentar faz isso, ou melhor vou fazer isso !

    ResponderExcluir
  26. Use protetor termico para secar o cabelo, hidrate e corte regularmente.

    ***Por motivos pessoais nao respondi as perguntas feitas entre 10/12/2011 e 23/01/2012 logo em seguida, o que voltei a fazer normalmente hoje 24/01/2012 respondendo todas que foram feitas e continuarei normalmente***

    ResponderExcluir
  27. Experimente cortar o cabelo e repicá-lo um pouco. Mas corte de 2/2 meses.

    ***Por motivos pessoais nao respondi as perguntas feitas entre 10/12/2011 e 23/01/2012 logo em seguida, o que voltei a fazer normalmente hoje 24/01/2012 respondendo todas que foram feitas e continuarei normalmente***

    ResponderExcluir
  28. Melhor nao. Talvez voce tenha queda por ate 6 meses ok.

    ***Por motivos pessoais nao respondi as perguntas feitas entre 10/12/2011 e 23/01/2012 logo em seguida, o que voltei a fazer normalmente hoje 24/01/2012 respondendo todas que foram feitas e continuarei normalmente***

    ResponderExcluir
  29. É por causa das quimicas. O pontinho branco forma ponta dupla.

    ***Por motivos pessoais nao respondi as perguntas feitas entre 10/12/2011 e 23/01/2012 logo em seguida, o que voltei a fazer normalmente hoje 24/01/2012 respondendo todas que foram feitas e continuarei normalmente***

    ResponderExcluir
  30. Hidratar, cortar e nao fazer quimica por enquanto.

    ***Por motivos pessoais nao respondi as perguntas feitas entre 10/12/2011 e 23/01/2012 logo em seguida, o que voltei a fazer normalmente hoje 24/01/2012 respondendo todas que foram feitas e continuarei normalmente***

    ResponderExcluir
  31. Já respondido.

    ***Por motivos pessoais nao respondi as perguntas feitas entre 10/12/2011 e 23/01/2012 logo em seguida, o que voltei a fazer normalmente hoje 24/01/2012 respondendo todas que foram feitas e continuarei normalmente***

    ResponderExcluir
  32. Camila salles31 janeiro, 2012

    Oi fiz tres Progresivas noo cabelo i agora ele  esta coom umas pontas brancas no meio e na pontas poor conta disso ele cai muito oque posso fazer pra resoolve esse problema pois estou desesperadaa posso fika careca ?

    ResponderExcluir
  33. Camila salles03 fevereiro, 2012

    Mas Preciso não  cortar muito ?

    ResponderExcluir
  34. Oi, meu nome é Lucimara ref a queda, qdo eu penteio meus cabelos não chega a cair 150 fios, mas no decorrer do dia sempre caem alguns fios. O que devo fazer? obrigada por sua atenção!!!

    ResponderExcluir
  35. ola marlon de uns dia pra cá meu cabelo começo a cai alguns fios com  as pontas do fia de cabelo sao brancas 
    e estou com medo de ficar careca ou ser alguma doença
    vc tem alguma dica para mim espero resposta flw abraços

    ResponderExcluir
  36. fiz um relaxamento com tioglicolato e ele esta caindo da raiz o que eu faço...

    ResponderExcluir
  37. ola! tem 2 anos que venho cortando e hidratando meus cabelos mas ele não para de quebrar, não faço reachamento uso chapinha baiana. socorro o que faço 

    ResponderExcluir
  38. ROSY...  MINHA FILHA TEM [7ANOS] TEM CABELO SEDOSO...  BEM NA FRENTE DO CABELO  JÁ É OUTRO TIPO  SECO COM VÁRIOS BOLINHAS  BRANCAS E TBM SÃO FINOS ... SE PUDER  DAR UMA DICAS.... BJS

    ResponderExcluir
  39. Procure cortar, esses pontos brancos nao salvam mais, e hidrate o cabelo dela.

    ResponderExcluir
  40. oi meu cabelo esta caindo d+ ele esta caindo no tamanho, ate parece que eu cortei o cabelo , mas eu nao uso quimica nenhuma e meu cabelo esta cada dia menor socorro eu nao sei o que fazer por favor mim ajude mim fala algum tratamento ou sei la qualquer outra coisa 

    ResponderExcluir
  41. tenho queda por stress, e várias falhas
    já passei em uma dermatologista e a unica coisa que ela me diz é para tomar pantogar -que já uso a mais de 1 ano- e me acalmar, como se fosse simples fazer isso.
     O que eu faço?

    ResponderExcluir
  42. MC,

    a solução esta no stress, isso terá que ser controlado senao nada ira adiantar, nem remedios.

    ResponderExcluir
  43. Lidiane Azevedo18 outubro, 2012

    Tenho cabelo cacheado e tempos atrás eu passava em média 2 até 3 dias, no máximo, sem lavar os cabelos ou desembaraça-los (levemente umidecidos) com os dedos; quando chegava o dia de lava-los saía aquele monte de cabelo. Eu pensava que estava ficando careca, até começar a lavar os cabelos todos os dias e contar fio por fio, como teste. Descobri que além de o fato do cabelo estar comprido dar a impressão de densidade ao "bolinho de cabelo", eu não chegava a perder nem 100 fios diariamente, ou seja, perfeitamente normal!

    ResponderExcluir
  44. como eu faço pra acabar com a queda do meus cabelo?

    ResponderExcluir
  45. poxa superrrrrrr me ajudou eu ganhei nenem tem 4 meses eu vabelo ta caindo horrores ja tava preucupada tb fiz algumas besteiras mas concerteza é isso a anestesia do parto do meu 1°filho foi do mesmo jeito kkk aff que alivio viu kkk parabens pelo site

    ResponderExcluir
  46. Olá!achei o seu blog hoje e amei! Achei mto interessantte o post. Tenhos os cabelos relaxados e o tamanho dele diminuiu mto há uns tempos pra ca e do lado direito quebrou mto que até da pra ver o couro cabeludo. Bjs

    ResponderExcluir
  47. oi meu cabelo esta quebrando mto ele cai sozinho pois um ano e meio tinha feito relaxamento e progressiva e dpois fui descolorir mas nao sabia que n podia o que faco?me ajude pf

    ResponderExcluir
  48. Caroline,

    ja respondi sua pergunta no outro post.

    ResponderExcluir
  49. Olá!

    Estou muito aliviada por ter lido essa matéria. Estive
    recentemente em uma Dermato (consulta cara, consultório chique e decepção
    total) e ela não mostrou-se empenhada em fazer algo por mim. Perguntei pra ela
    sobre a diferença do fio cair com o bulbo branco e sem, rsrs segundo ela não tem diferença. Mas eu sabia que tinha, pois um tempo atrás tive esse problema (os fios caíram com o bulbo) e na primeira semana tomando Pill Food o problema resolveu. Agora estou com muita queda, porém percebi que se trata de quebra (sem contar que está ressecado e percebi que tem crescido pouco). Meu cabelo está todo quebrado. Não faço escova, nunca fiz progressiva, mas fiz dois reflexos seguidos. Me alimento bem (minha alimentação é 70% integral) não bebo, fumo e... estou desesperada. Estou tomando uma vitamina, usando shampoo especifico, parei com tinturas com amônia, mas ainda estou desesperadíssima.
    Ela receitou Minoxidil e Avicis, já ouviu falar? Qual sua opinião, é que não
    coloquei muita fé naquela dermato.
    Meu cabelo nunca deu problema, sempre foi meu “queridinho”
    rs, mas isso tem me deixado deprê, sei lá... um medo gigante de ficar calva.

    Desde já agradeço suas informações e desejo-lhe sucesso!

    ResponderExcluir
  50. BIANCA COUTO08 julho, 2013

    Ola! sempre relaxei com cabelo com guanidina desde que me entendo por gente. estou no salão toda semana, hidratando e escovando. Ja cortei o cabelo super curto por estar danficado. Quando meu cabelo chegou num comprimento bom, abaixo dos ombros, eu invento ( por ouvir que guanidina nao era bom, e que amonia era bem melhor, apesar do meu cabelo esta hidratado e se da com guanidina) invento de alisar com amonia. E so esperei 2 meses! confiei totalmente na cabelereira que faz o meu cabelo a mais de tres anos. No primeiro momento não aconteceu nada, porem meu cabelo começar a cair, cair, cair toda vez que penteava caia muiiiiitoooo.No segundo relaxamento eu percebi um monte de pontinhas brancas em cima da minha cabeça, e na nuca nao tinha mais. Eu sei! corte quimico! Continuei com a amonia e ja relaxei umas 4 vezes. odiei o resultado, nao se deu com meu cabelo. Chorei e reclamei com a cabelereira e decidimos voltar para guanidina( da onde nao devia ter saido, palavras da profissional), mas ela quer fazer isso com 2 meses de espaço, ja ouvi e ja li e o minimo eh seis meses e me caso daqui a dez meses. Quero ter cabelo. ainda esta num comprimento bom, mas as partes quebradas ( frente, nuca, e uma parte atraz) estao me deprimindo. O que eu faço, me ajuda!

    ResponderExcluir
  51. Eu sou homem hahaha mas tenho que perguntar... Bruno, há algum tempo meu cabelo vem caindo, os fios caem com muita facilidade e caem com a "pontinha branca". Há um ano eu acho, eu venho usando o minoxidil por indicação do dermatologista para controlar a queda. No começo até que funcionou, mas agora tá piorando, e muito. Então queria saber quais são as outras opções para tratamento da maldita calvíce haha pensei até em fazer um transplante capilar! E outra pergunta: o finasterida tem tido bons resultados? Eu estou desesperado com isso, só tenho 18 anos e já tenho entradas e aquela "coroinha"!

    ResponderExcluir
  52. Hugo,

    procure um endocrinologista e veja a questao da finasterida

    ResponderExcluir
  53. olha no meu caso,esse ponto branco está grudados em varios fios do meu cabelo e quando retiro o fio solta com a raiz. a frente do meu cabelo ja caiu muitos fios, e acho que estou ficando careca. e sou uma mulher o que fazer?

    ResponderExcluir
  54. Nilda,

    ficar tranquila pois queda feminina ocorre em 1 a cada 1 milhao de mulheres (dados não confirmados).

    ResponderExcluir
  55. Olá Marlon, já li muitos posts em seu blog, meu cabelo tem essas benditas pontas duplas e sei que só cortando mesmo,porém meu cabelo ainda está repicado e por mais que eu tire as pontinhas elas sempre voltam, quero muito fazer meu cabelo crescer de novo, fazia selagem,mas parei a mais de 8 meses,então o que eu faço? estou desesperada, não quero que ele fique curto mais preciso tirar os pontinhos brancos para que ele cresça,qual o corte que você me indica? (não pretendo cortar repicado nunca mais)acho que pela química que fazia as pontas afinaram e tornaram-se sensíveis a quebra, espero resposta e agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  56. Olá meu meu nome é Joseanne ,meu cabelo quebrou na frente e bem pequenininho e está com o crescimento bem lento o que devo fazer,mesmo eu relaxando ele parece que não cresce.....Ele também é bem vazio.

    ResponderExcluir
  57. Tomei anabolizante , mais faz 5 meses que não tomo mais , meu cabelo estar cainda ja a 2 meses ,a dermatologista passou um shampoo , mais não fez efeito nenhum , queria saber o que eu posso fazer se você tem algo que posso me dizer para pode parar de cair ?

    ResponderExcluir
  58. meu cabelo na frente não quer nascer e tem uns fios que nasce,mas tenho q ficar disfarçando pq se eu fizer um penteado jogado pra traz da pra ver q sou quase CARECA;foi depois que comecei a fazer luzes e escova progressiva.o que devo usar?estava passando tônico de alho e óleo de rícino mas não cresce No couro.
    MONIQUE

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...