Postado dia 06 fevereiro 2012

Causas da Queda de Cabelo Feminino


Como já falado aqui no Blog Cabelos E Sonhos, a queda de cabelo pode ser ocasionada por vários fatores. E hoje quero aqui falar um pouco mais desse assunto que tanto gera procura nos sites de busca: as causas da queda de cabelo. Não basta falar por alto, mas sim detalhar um pouco mais sobre o assunto.

É mulher mesmo viu!


A queda de cabelo é diferente em alguns aspectos no masculino e no feminino. Vou aqui falar do feminino e em um outro post eu falo sobre o masculino.

Vale dizer que já dei uma pincelada sobre o assunto em outra matéria, veja:


Então. A queda de cabelo na mulher normalmente é causada pelos seguintes fatores:

  1. Mudança hormonal: acontece na adolescencia, menopausa ou medicamentos;
  2. Gravidez: até seis meses após o parto é normal;
  3. Febre alta: se esta durar por um periodo constante de dias;
  4. Anestesia: aqui está tanto a anestesia geral quanto às aplicadas em caso de parto, também seis meses após o evento é normal a queda;
  5. Estresse ou "stress": é de todos o maior causador de queda nas mulheres;
  6. Anabolizantes: no caso os androgenos que possuem testosterona;
  7. Quimioterapia ou radioterapia: enquanto durar o tratamento haverá a queda.
Esses são os principais causadores de queda nas mulheres. Nelas a queda é causada por fatores diversos dos que causam nos homens, pois elas nao possuem margem significativa de produção de testosterona, que é um outro fator que irei falar na matéria para os homens.

Mas se você é uma mulher que gosta de ir para a academia e tomar as famosas "bombas" cuidado, você poderá ver seus cabelos indo para o ralo literalmente.

Veja que todas as dicas que dei acima sobre as causas de queda feminina SÃO PASSAGEIRAS, ou seja, ninguém fica adolescente para o resto da vida nem fica 50 anos na menopausa, ou ainda ninguém fica tomando anestesia geral de 6/6 meses.

Quanto ao estresse ou stress. como preferirem, esse sim é causador contínuo de queda de cabelo, pois o estresse muda até mesmo o comportamento hormonal do indivíduo. Portanto se você é uma estressadinha que fica assim o tempo todo e não consegue se controlar, então eu aconselho você a tirar um tempinho para falar com Deus, pois só Ele poderá resolver esse seu problema.


Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

60 COMENTÁRIOS:

  1. Marih Design16 fevereiro, 2012

    Oi, tudo bom? Meu nome é Mariana, estou passando pra fazer a divulgação do meu novo blog Marih Design, ele é sobre templates para blogs, aceito encomendas e ainda disponibilizo alguns templates free, visite http://marih-design.blogspot.com/.

    ResponderExcluir
  2. o que e bom pra queda me ajuda

    ResponderExcluir
  3. Parabéns... muito bom e objetivo !!
    quero saber se posso fazer progressia se tenho muita queda de cabelo?

    ResponderExcluir
  4. adorei seu blog ele  me ajudou muitooo com minhas duvidas 

    ResponderExcluir
  5. pregressiva é ruim pra  cabelos  loiros?
    e como  faço um cabelo bem crespo ficar liso?

    ResponderExcluir
  6. qual bacia colocamos o alisante?

    ResponderExcluir
  7. Meu cabelo e meio crespo e está tendo muita queda,num lugar na cabeça caiu as pontas todas só ficou a raiz,e sempre que volta a crescer caii em outro lugar da cabeça,o que seria boom pra fazer parar ou amenizar essa queda que ta me deixando doida??

    e alizante tenho que usar algum especifico ? eu uso amacihair 

    ResponderExcluir
  8. rhayana moraes24 abril, 2012

    Olá Marlon...
    comecei a usar o shampoo tresemmé e meus cabelos começaram a cair muito, perguntei a algumas pessoas e elas me falaram que poderiam ser os fios danificados caindo queria saber se isso realmente acontece. 

    Obs:usei prancha por 1 ano seguido, todos os dias, mas faz mais ou menos 2 meses que parei de usar.

    ResponderExcluir
  9. Experimente cortar o cabelo para cicatrizar os fios que estao (provavelmente) com Trichorrexis Nodosa) que acabam por fazerem o fio se partir.

    ResponderExcluir
  10. olá,me chamo thaissa,eu estava usando implante nó italiano a 3 meses,ontem quando fui tirar vi que meu cabelo estava super minguado,não dá nem pra prender de tão pouco que está,o que devo usar pra fortalecer o cabelo e ele crescer rapido ?? obrigada

    ResponderExcluir
  11. eu tambem usei esse shampoo e meus cabelos começaram a cair

    ResponderExcluir
  12. J CRUVINEL02 julho, 2012

    E VERDADE Q PROGRESSIVA FAZ O CABELO CAIR ?

    ResponderExcluir
  13. J Cruvinel;

    nao necessariamente.

    ResponderExcluir
  14. nossa  marlon!!!
    o meu causador e o stress so muito estressada !!!

    ResponderExcluir
  15. Sou homem e meu cabelo cai alguns fios com ponta branca todo dia gostaria de saber oq fazer para parar

    ResponderExcluir
  16. Willian,

    leia outras materia aqui do blog sobre queda para melhor se informar ok

    ResponderExcluir
  17. mas a escova inteligente tbm causa queda d cabelos ,pq conheço varias pessoas q fizeram e q o cabelo diminuiu e mto e caiu tbm é claro.Entao t pergunto o pq  a escoav ainteligente causa queda é por causa do formol e pq as pontas do cabelo ficam horriveis depois ? 

    ResponderExcluir
  18. Ana Paula,

    se está tendo queda entao pode ser que tenha alisantes.

    ResponderExcluir
  19. francinegoulart11 novembro, 2012

    vc disse tudo agora e estou muito mal com o q aconteceu comigo ,e agora  só Deus mesmo pra me ajudar ,eu agora com cabelo de homen estou muito triste ,ore por mim

    ResponderExcluir
  20. luzia, ola marlon, por favor mim ajuda ja fui ater na dermatorogista e nao vir rezutado a 05 anos quer meu cabelo nao chega nem no onbro a rais ja nascir fraca quando molho ater no pentir sai o montao e so fica muito enborrachado nao sei mais o quer fazer por favor mim ajuda marlon, beijos muito obrigado, luzia

    ResponderExcluir
  21. oi marlon tudo bem? feliz ano novo. precizo de ajuda meu cabelo e muito afro e fis uma progressiva mais ficou muito pouco e agora quero fazer o tratamento para cachia o quer devo fazer? ti adimiro muito pelo seu trabalho. beijos, lu

    ResponderExcluir
  22. Oi querido, eu fiz quimioterapia por três anos e meio, meu cabelo caiu totalmente por duas vezes, agora já fazem um ano e meio que não faço mais quimio e meu cabelo começou a cair espantosamente. Faz um mês mais ou menos que ele começou a cair e já estou com entradas. Não tomo nenhum medicamento agressivo, só omeprazol para o estomago. o que será que tá acontecendo? Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Simmi,

    pode ser tireoide e até mesmo hipofise. Consulte um endocrino.

    ResponderExcluir
  24. Olá, adoroooooo tudo que leio aqui... é incrivel.....
    estou com uma duvida.....quer dizer Panico, fiz uma escova definitiva e aconteceu corte quimico no meu cabelo, perdi cerca de 10%.... mas parece que que meus cabelos estão caindo pela raiz..... pode acontecer dessa queda ser por conta do processo do alisamento? detalhe, fazem 8 meses que fiz uma cesaréa e apesar de bem pouco ainda amamento..... ME AJUDE POR FAVOR ESTOU EM PANICO;;;;

    bjjjjj

    ResponderExcluir
  25. Josiane,

    o que aconteceu foi quebra e consequentemente enfraquecimento. Use essa linha http://bit.ly/XJvt8J e faça corte regularmente para cicatrizar o fio.

    ResponderExcluir
  26. Oie, meu nome é Camila tenho 23 anos. O meu problema é o seguinte, a mais de 4 meses meu cabelo esta caindo e muito. Tinha bastante cabelo era liso e grosso, agora esta fino e caindo mto. Haa..tenho luzes, faço desde os meus 15 anos e nunk caiu tanto assim e o couro da minha cabeça as vezes doi um pouco. O que pode ser. Se vc poder me ajudar agradeço desde ja. Obrigada Bjo

    ResponderExcluir
  27. Oie meu é Camila, tenho 23 anos.Meu probleminha é o seguinte...faz 4 meses q meu cabelo esta caindo e muito. Eu tinha o cabelo liso e grosso, agora ta fino e caindo muito, eu ja senti mta diferença nele está pouco. As vezes o couro da minha cabeça tbm doi. Faço luzes desde meus 14 anos. O que pode ser? Ja estou com medo porque ja caiu e ainda ta caindo mto. O que eu posso fazer? Agradeço desde ja. Obrigada Bjo

    ResponderExcluir
  28. Camila,

    1 dos itens citados na materia.

    ResponderExcluir
  29. Amei as dicas. E realmente estou precisando, pois meu cabelo esta uma derrota total. Esta totalmente acabado, totalmente quebrado. O pior que meu cabelo é crespo e tem fios finos, mas nos ultimos anos ele vem tendo um quadro de piora muito grande. Sinceramente não sei oq fazer. Passo relaxamento de tres em tres meses, dou hidratações, ja fiz algumas progressivas, ja fiz algumas cauterizações mais nada disso resolveu. Eu sempre uso o coque nele, amarro com a "piranha", uma cabaleleira me falou que será o jeito que eu o amarro que faz quebrar. Mas não senti convivção nisto. Me ajude, dê algumas dicas. Quero parar de aplicar quimica e seguir com um sério procedimento de restauração, hidratação e também cortar de tres em tres meses as pontas. Sera que este processo é a solução para meu problema?

    ResponderExcluir
  30. rsrs... É Deus No Ceu e vc na terra Marlon. Amando suas publicações! Me ajuda!

    ResponderExcluir
  31. Marlooooonn!!! Eu não ia deixar nenhum comentário, porque não tenho paciência pra isso, mas preciso dizer que estou encantada com seu profissionalismo, sua capacidade de se reciclar (que diga-se de passagem não por estar na moda reciclar, mas é necessário em todas as áreas de nossa vida), sua capacidade de se redimir, mudar de opinião se necessário, seu compromisso, seu bom, não, ótimo humor para escrever, a riqueza de detalhes, informações... enfim. Já é favorito!! Parabéns!!! Deus abençoe sua vida e continue a derramar sobre você bençãos sem medida!

    ResponderExcluir
  32. Fernanda,

    que bakana que gostou. A humildade precede a honra. Amem.

    ResponderExcluir
  33. Marloon , to adorando suas postagens e tenho uma duvida que me mata. Fiz progressiva em 2011 e luzes, após alguns meses meu cabelo começou a cair e hoje está muito ralo. Minha duvida é a seguinte: tem alguma chance dos meus fios nascerem e voltarem a ter o volume de antes? Tenho 17 anos e quero meus cabelos de volta ;cccc Bjjs aguardo respostas ;*

    ResponderExcluir
  34. como reverter o quadro de muita queda causada pela escova progressiva, ou seja,pelo formol? vc acha que o shampoo anti resíduos ajuda?

    ResponderExcluir
  35. Olá !! Estou com muita queda de cabelos, os fios estão caindo da raíz, e não quebrando, ja fiz muitas escovas progressivas mas achoque a última foi muito forte. Ja tem uns 2 meses que fiz mas acredito que a queda se intensificou agora! sera que o shampoo anti residuos tira um pouco do formol do cabelo?? presciso retirá- lo do meu cabelo urgente!!!

    ResponderExcluir
  36. poxa marlon meu cabelo nunca teve muita queda mais com o passar do tempo ele vem caindo muito ,toda vez que eu lavo ele cai de mais ,assim eu pego passo o shampoo ai retiro do cabelo e logo passo o condicionador ai eu penteio ele ai quando eu passo a mão nossa sai um bolo de cabelo acho muito estranho isso ,não sei se e o stress ou a mudança de hormonal , preciso de ajuda não tem nenhum creme que vc possa me indicar alguma coisa do tipo ? as vezes cai tanto que chego fica desesperada :/

    ResponderExcluir
  37. Bella Garcia12 agosto, 2013

    Oi Marlon adorei seu Blog e vc e bem Inteligente e super entendente . Minha pergunta é O que posso fazer para diminuir a perda (queda) de cabelo ? obs : só uso tinturas ,tinjo de 2 em 2 meses . .

    ResponderExcluir
  38. Bella,

    pentear todos os dias...

    ResponderExcluir
  39. Bella Garcia13 agosto, 2013

    e produtos capilares . Quais e que marcas vc recomenda que dão um bom resultado ?

    ResponderExcluir
  40. Olá Marlon, fiz um alisamento no meu cabelo a um mês e ele quero um pouco no meio do meu cabelo e no final também o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  41. Olá Marlon, fiz um alisamento no meu cabelo a um mês e ele quebro um pouco no meio e no final também o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  42. Oi Marlon, tudo bem? Venho tendo uma queda de cabelo bem acentuada desde novembro, mas sei que foi emocional por causa do meu pai muito doente e seu falecimento.... Meu cabelo era bastante, quem vê agora não acha que perdi tanto, mas é porque eu sempre tive muito cabelo mesmo. Mas eu sinto que perdi mais ou menos uns 20% do meu cabelo, ele diminuiu muito.... Marquei uma dermatologista para dia 28/01, vou ver o que ela fala.
    Faço luzes e a ultima vez que retoquei foi em junho.... Estava precisando muito retocar novamente. O que você acha? Devo fazer, ou espero um pouco mais, pois ainda continua caindo bastante. E progressiva você aconselha fazer? A minha ultima foi 10/07.
    Desde já agradeço a atenção...

    ResponderExcluir
  43. Gaby, Eu não aconselharia a progressiva agora. Mechas nao vejo problema. Com relacao a dermatologista voce há de convir comigo que se ela indicar algum produto para voce usar nao irá resolver o problema afinal foi queda por emocional não é.

    ResponderExcluir
  44. Obrigada pelos conselhos Marlon.... Vou fazer meu retoque.
    Realmente não havia pensado com relação a dermatologista. Sei que a medida que o tempo for passando com certeza vai melhorar, e como eu disse tenho bastante cabelo nada preocupante como falhas visíveis.
    Mais uma vez obrigada pela sua atenção... Abraços.

    ResponderExcluir
  45. Carla Freitas29 janeiro, 2014

    Marlon Bruno, bom dia! Há um ano parei de aplicar química em meu cabelo, pois ele é do gênero crespo, mas bem crespo.. kkkk...Estou com ele todo natural, cortei a parte que tinha química..com isso diminui a queda, percebi que ele ta mais saudável. Tomei esta decisão vendo suas dicas no blog. rs. Entretanto, fui no salão dá escova e o meu cabeleireiro me orientou a aplicar botox, dessa forma iria diminuir mais o volume e soltaria mais os meus cachos. Você acha isso uma boa ideia?? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  46. Aline Gomes de Oliveira29 maio, 2014

    OIa,tenho acompanhado o blog e estou adorando, parabéns!
    Tenho uma dúvida,pentear os cabelos molhados provoca queda? Não a quebra do fio pois meus cabelos com condicionador e máscaras não embaraçam e eu penteio com muito cuidado,mas sim a queda mesmo.Gosto e sempre tive costume de pentear apos passar condicionador e cremes de tratamento,mas meu cabelo sempre cai mais no banho quando penteio eles molhados,tem alguma relaçao ou o que cai é porque ja tinha que cair mesmo?
    Dizem que perdemos cerca de 100 fios por dia,e lavo meu cabelo em dias alternados,quando não lavo não caem 100 fios de cabelo,será que ao lavar os que deveriam cair quando não lavamos(ou não percebemos) se soltam junto com os fios que cairiam naquele dia?Não sei o que faço,porque mesmo se eu não pentear os cabelos com o condicionador,apos enxaguar e tirar o excesso de agua com toalha apos o termino do banho temos que pentear o cabelo de qualquer jeito,e meus cabelos caem muito ao lavar.
    Gostaria de saber se tem uma posição quanto ao valor do PH dos produtos para cabelo e quanto a questão dos shampoos sem sal(sem sulfatos).
    O shampoo sem sulfato é de fato melhor para a saúde dos cabelos e até mesmo para o couro cabelo por limpar de forma mais suave?
    E é realmente importante se atentar ao valor do PH dos produtos,eu me preocupo em especial com shampoos pois condicionadores e máscaras geralmente ja são mais ácidos, é bom usar shampoos com ph levemente ácido,na faixa de 4.5 a 5.5?
    Aguardo retorno e obrigada

    ResponderExcluir
  47. Aline, é muito importante que os produtos tenham o ph que voce citou sim.

    ResponderExcluir
  48. Olá , então estou com um grande problema , eu descolori metade do cabelo ,como meu cabelo é preto ficou meio vermelho , pintei ele de preto e menos de uma semana eu descolori em baixo e um pouco das pontas , e fikou vermelho denovo, e passei VIOLETA GENCIANA 1% usei de 2 a 3 vezesna semana , e 3semanas dps meu cabelo começo a cair todo só de passar a mão ja vinha com bastante cabelo no banho caia bastante , e então ele começo a cair mais , estou usando um shampoo antiqueda ele tem H,P e PRO VITAMINA B5 ,lavo 2 vezes , e apois uso um tonico , ele deixa o casco um pouco mais duro mas ainda continua caindo .. Será que foi isso mesmo ? ou pode ser mal alimentação tmb ?

    ResponderExcluir
  49. OLÁ!adorei o blog,e estou a procura de ajuda,pois já tentei várias coisas,e nada deu certo.Meu problema é que fiz escova progressíva no cabelo todo várias vezes,e minha cabeleireira nunca me orientou que era prejudicial.Agora meu cabelo parece ta podre ele cai muito,quebra muito,ta pouquinho já.Cortei várias vezes pra ver se ele concertava mas não deu certo,ele fica despontado do mesmo jeito pq quebra,ja nem to cortando mais.Oque fasso em????

    ResponderExcluir
  50. Olá, já descoloro o cabelo há uns anos, mas foram sempre mechas, e nunca no mesmo sitio durante muito tempo, e nunca tive problemas. Este ano descolorei o cabelo quase todo e pintei de azul, porque era algo que queria mesmo fazer, e e o meu ultimo ano de faculdade. Eu tenho o cabelo mais ou menos grosso, mas e bastante forte, abundante e resistente (apesar de ser seco). Dai que caírem alguns cabelos não e um grande drama. Mas agora estão a cair mais, e apercebi-me que tenho caspa. De todas as vezes que tive caspa, o motivo era nervos, porque sou uma pessoa super ansiosa (os meus amigos descrevem-me da seguinte forma "cai uma pena do céu. Eu: O mundo vai acabar!!!", ou seja, sou super ansiosa mesmo, e mesmo quando nao estou sobre uma enorme camada de stress, tenho tiques considerados "de stress". Além disso, sofro bastante por antecipação). Falei com a minha médica habitual (não dermatologista) e ela disse-me que provavelmente era o stress, e aconselhou-me a tomar 2 colheres de sopa de azeite todos os dias. Tenho evitado secadores e ferros de alisar, e tento fazer uma mascara ultra nutritiva (de cabeleiro) todas as semanas. Tento tomar o dito azeite quando possível (porque e altamente enjoativo). O cabelo cai mais quando está molhado, e durante a aplicação da máscara caiem uns poucos. E cai com a bolinha na ponta (não sei bem o que chamar a isso). Depois da descoloração, o cabelo apresentava alguma quebra, mas isso reduziu bastante e agora e quase inexistente, ao contrário da queda, que aumentou um pouco. Não fiz 2 químicas incompatíveis (aliás, a ultima vez que fiz um alisamento de cabeleireiro foi há 2 anos, e nunca mais fiz, porque no meu cabelo não duram grande coisa), e a tinta é pigmento (que segundo a minha cabeleireira, e toda a gente que consultei, apenas dá cor, e mais nada). Com a queda, eu fico nervosa, e (se for devido aos nervos) cai mais, e eu fico nervosa, e é um ciclo vicioso. Que posso fazer?

    PS: vivo fora do Brasil, por isso, se me recomendar algum produto, devo ter dificuldades em achar :/

    ResponderExcluir
  51. Midian Martins02 dezembro, 2014

    Marlon, faz uma matéria sobre Queda por causa de progressiva. To com uma queda lascada a 3 meses por conta de uma progressiva, couro cabeludo super dolorido....

    ResponderExcluir
  52. Juliana Ribeiro08 dezembro, 2014

    Boa Tarde Marlon, gosto muito do seu blog, parabéns
    faço progressiva, hidrato semanalmente, uso protetor termico. Estou com queda de cabelo, não é quebra e queda mesmo ontem fiquei ate assustada ao pentear depois de lavar, e quando lavo, e vou retirando a agua dele com o movimento da raiz às pontas, o cabelo sai na minha mao, mas é muito cabelo. o que devo fazer, me ajuda pelo amor de Deus!

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...