Postado dia 04 janeiro 2011

Mitos e Verdades da Escova Progressiva




Lembro que quando estava iniciando na arte de ser cabeleireiro, em 2004, o boom naquele momento era tal da escova progressiva. Pensei que seria algo que quando eu saísse do curso de cabeleireiro não iria pegar mais. Ledo engano. Passaram-se anos e cá estamos vendo as pessoas  fazendo progressivas, inteligentes, marroquinas...





Nem tudo é o que parece


O certo é que a progressiva pode trazer mais malefícios do que benefícios aos fios se não forem tomados cuidados necessários e indispensáveis.

Dicas como as que dou aqui e até mais versáteis eu dou no meu Instagram @cabelosesonhos além de postar vários antes/depois como o da foto dessa matéria. Me segue lá.

Muitos vão detonar a progressiva, inteligente, outros vão aclamá-la. Não venho aqui tomar partido de nenhuma corrente. Eu aqui no blog venho sim desmistificar algumas inverdades e por os pingos nos "is" em certas "verdades".

Bom, vamos falar aqui das mentiras em relação à escova progressiva, escova inteligente. Vou ressaltar as mais comuns:


  1. Escova progressiva hidrata o cabelo;
  2. Escova progressiva alisa os fios;
  3. Escova progressiva deve ser retocada;
  4. Escova progressiva estraga os cabelos. 

Abaixo estão as respostas para cada um dos itens acima ressaltados, vejamos.

Para explicar quero logo dizer que hidratar o cabelo é repor água. A progressiva não pode hidratar os fios uma vez que ela não repõe água nos fios, mas apenas reduz o volume. Não há tratamento.


Progressiva não alisa os fios nem aqui nem em local algum, ela só conserva a forma de escova (mais liso) durante um certo tempo, sendo que após um período o cabelo volta a ser como era normalmente (entretanto se for as de ácidos ocorre sim um alisamento diferente, já explicado na matéria de ácidos glioxílicos).

Esta questão de que a progressiva deve ser retocada é totalmente desprovida de verdade. Não existe retoque de progressiva, existe sim, fazer outra progressiva, porque a outra feita anteriormente já saiu (lembrando que essa regra não vale para as de ácidos).

E por último escova progressiva estraga os cabelos. O que estraga é a falta de cuidado do dono(a) do cabelo, isso sim (mas levando em consideração a progressiva de ácidos, há sim um grande dano, como você pode conferir na matéria sobre "acidificação dos fios").

Aproveitando pra falar de Mitos, besteiras e dúvidas, aproveite para ver também:



Para quem opta por fazer a escova progressiva, seja lá por qual motivo tenha levado a fazer, o que sempre oriento é que seja respeitado o tempo do cabelo, além do básico de fazer boas cauterizações antes e depois bem como de hidratar os fios semanalmente em casa.

Essas dicas e outros "pulo do gato" eu tenho dado agora também no meu canal do Youtube onde consigo de forma mais expositiva explicar para vocês como ocorrem as mudanças nos fios. Se inscreve no canal.

Fazendo isso a escova progressiva/inteligente traz menos danos, pois a mesma não causa transformação química no cabelo (exceto as de ácidos como já dito). Contudo se a pessoa não tratar o cabelo quando a progressiva sair ela vai perceber um danificado que é natural do tempo.

Portanto é necessário dar a devida atenção aos fios para se fazer tal procedimento. Hidratar antes de fazer a escova é muito mais proveitoso do que fazer uma semana depois, bem como cortar sempre os fios de 3 em 3 meses. 

Lembrando que o formol usado como alisante é proibido, ou seja, não se pode mais manipular o formol como nós cabeleireiros fazíamos antes. 

Progressivas devem ser industrializadas e com registro na ANVISA que é a agência que fiscaliza a produção de cosméticos. Eu, ha um bom tempo, só uso uma progressiva industrializada, e que apesar de não conter no rótulo a informação de que possui formol, eu acredito que tenha, mas é a que tenho segurança de fazer.

Ressalto ainda que as progressivas de ácido glioxílico causam sim um dano considerável nos fios, motivo pelo qual não faço das mesmas, como também não faço mais aquela progressiva que manipulávamos o formol com queratina.

Agora o que vai te deixar chocada: sabe a foto que coloquei no começo da matéria lá em cima? Pois é, não é uma progressiva, é apenas um cabelo que fiz uma cauterização a frio mais indicada para aquele cabelo naquele dia após fazer as luzes. Viu como um cabelo bem tratado pode mudar sem agredir?

Você pode ver mudanças como as da foto no meu Instagram.

E você, qual progressiva já fez ou faz? Quais os resultados (bons ou ruins) que você já obteve? Teve alguma dica aqui do blog que te ajudou nesse sentido?

*Esse post foi atualizado em 28/05/2020



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.