Postado dia 22 março 2011

Como Deixar um Cabelo Castanho Bonito e com Brilho




Recentemente fiz aqui no blog Cabelos E Sonhos uma enquete perguntando qual era a cor dos cabelos dos leitores. Segundo o resultado, a maioria que votou tem cabelos castanhos, sejam eles claros, médios ou escuros.

E a enquete era justamente para fazer uma matéria sobre a cor de cabelo que mais tivesse votos.

Castanho Escuro de Cléo Pires


Eis aqui eu Marlon Bruno (dono de cabelos castanhos médios) para falar para vocês como dar um ar mais bonito, mais atraente, mais sexy aos cabelos castanhos, sejam eles naturais ou mesmo com tintura.

Existem 2 tipos de pigmento nos cabelos: os loiros possuem pigmentos difusos e os castanhos possuem pigmento granuloso.

Confesso que particularmente tenho uma queda por cabelos castanhos, por que?

Porque os cabelos castanhos têm um brilho que, ativado, não há como o loiro superar, porque o pigmento do loiro é difuso, ou seja, “ficam mais espalhados”, e eu coloquei entre aspas justamente porque não é que tenham menos pigmento que os castanhos mas, o tipo de pigmento.

Pigmentos granulosos são mais “visíveis” mais “refletivos”. 
Esta é uma matéria extensa, então vou por tópicos.


COMO DAR MAIS BRILHO NOS CABELOS CASTANHOS? Veja as dicas e as explicações do porquê de cada uma:


  • Deixe-os mais lisos. Segundo uma teoria da física, superfícies mais lisas tendem a refletir mais a luz, então quanto mais liso for a superfície do fio mais brilho ele terá;
  • Hidrate o cabelo. Ainda segundo a teoria da física acima se você deixar de hidratar, cauterizar os fios e usar bons produtos eles ficarão ressecados e consequentemente as “cutículas” ficarão abertas, e isso faz com que a superfície do fio fique menos lisa, menos compacta, causando opacidade, ou seja, deixa os fios opacos, o que causa perda de brilho;
  • Penteie os cabelos diariamente. Estando liso fica mais fácil, lógico. Ao pentear o cabelo você levará óleo pelo comprimento do fio e o deixará com mais brilho e protegido de fungos e bactérias;
  • Corte os cabelos regularmente. Agora você deve estar me xingando e dizendo que sabia que tinha algo difícil pra fazer. NADA DISSO. Quando falo em cortar não quero dizer que sempre que você for cortar você terá que tirar 1 palmo de cabelo. Basta fazer um corte legal (adoro repicados em longos) e de 2/2 meses cortar 1 dedo ou 2 centímetros do fio. A falta de corte causa as já tão faladas pontas duplas ou Trichoptilosis;
  • Use protetor solar nos fios ou um creme específico quando for pegar sol. O fios castanhos quando expostos ao sol intenso tendem a ficar com aspecto avermelhado ou um pouco vermelho/irisado.
Mariana Rios e seu Castanho Médio
São cuidados simples que irão garantir um castanho vistoso, saudável e que irá chamar a atenção de qualquer um ou uma que ver seus fios por aí.

Quando me perguntam sobre exemplos de cabelos castanhos que acho bonitos, sempre cito Cléo Pires, Mariana Rios e a Ana Paula Arósio (que agora esta com os fios do tamanho dos meus).


Posteriormente irei fazer uma matéria com fotos de alguma cliente aqui do studio para vocês, com tratamento, corte e cuidados básicos e passo a passo.


Outras matérias também com boas dicas você pode conferir abaixo:


Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.