Postado dia 31 março 2011

O Jato Frio do Secador




Hoje vou falar aqui no Cabelos E Sonhos sobre uma questão bacana mas que nem sempre é levada a sério: a questão do ar frio do secador após escovar os cabelos.

É normal que os cabelos sejam escovados em altas temperaturas, pois sabemos que quanto mais quente for o secador e tiver uma vazão de ar maior, melhor será o efeito liso nos cabelos.

Vai um jato frio aí ?


Mas o importante frisar é que os cabelos ao serem escovados, e ainda mais, se forem pranchados, feito chapinha, esse cabelo ficará desidratado.

Claro que fica desidratado, afinal estamos tirando água do cabelo ao escovar ele, e quando se passa a chapinha sai ainda mais água, portanto é desidratação. E esse cabelo tende a querer se reidratar, e sendo assim, tende a buscar água em algum lugar ou de algum modo.


Aí que está, o cabelo tende a captar água do ar por umectação. Por isso que certos cabelos, quando escovados e não pranchados, com pouco tempo comecam a inchar e a voltar o formato natural.

E uma boa maneira de evitar isso é protegendo o cabelo corretamente, com protetores térmicos específicos. Eu já falei disso em outra oportunidade veja:


Os cabelos são escovados e muita das vezes deixados sem proteção nenhuma, por isso que acabam voltando à forma natural e perdendo o brilho típico da escova.

Para que isso seja evitado é uma gigantesca ajuda dar um jato de AR FRIO nos fios logo após terminar a escova ou mesmo a chapinha. Alguns perguntam por que depois da chapinha? Por que os cabelos estão quentes.

O cabelo quente tende a esfriar e nesse processo de esfriamento ele pode se esfriar buscando água no ar, fazendo com que os cabelos percam um pouco do brilho e do efeito liso.

O ar frio do secador dá também um brilho fantástico nos fios, porque o ar frio possui carga positiva, conhecida na química como cátion. Essa carga positiva inclusive deixa os cabelos mais separados, impedindo que o cabelo venha a embolar com facilidade.

Então sempre que você escovar os cabelos ou passar uma chapinha, dê um jato de ar frio nos fios após e tenha os cabelos mais brilhantes.

Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.