Postado dia 04 fevereiro 2011

Como Fazer um bom Relaxamento ou Alisamento




Sei que estava devendo uma matéria aqui no blog Cabelos E Sonhos sobre o tema. Mas eis que eu estava lá no studio e de repente, tcharam....

Resolvi fazer um amaciamento, ou relaxamento nos meus próprios cabelos.

Detalhe: com fotos minhas tiradas por eu mesmo do celular, fala sério.


Passo a passo de como fazer um relaxamento ou alisamento
Relaxar, alisar, amaciar....


Quando falamos de relaxamento ou alisamento estamos, basicamente, falando da mesma coisa, a diferença é que a palavra alisamento traz um ar mais artificial, aquela coisa voltada para a escova definitiva, e a palavra relaxamento nos lembra algo mais natural.

Ah, vou sugerir que você siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.

Se na verdade seus cabelos estão em péssimas condições então você precisa conhecer o novo conceito em tratamento no Brasil:



O que realmente importa é saber que ambos os procedimentos tratam de mudança na estrutura do fio.

Antes de continuar quero fazer uma pergunta: Qual alisa mais, os relaxamentos ou alisamentos? Veja essa matéria sobre o boom das Escovas:


O fio é composto de queratina que é uma proteína, como anteriormente dito em outras matérias. E para estabilizar essas proteínas existem as "Pontes Dissulfetos" que basicamente podemos chamar de "Ligações de Enxofre". 


Agora começa nossa matéria. Essas ligacoes de enxofre é que são responsáveis pela união das moléculas de cistina, que compõem a queratina. E é justamente nessa ligação que os produtos de alisamento e relaxamento irão agir. 

Quebrando essas ligações ou mudando-as de lugar mudamos a forma do fio definitivamente. Assim agem os Hidróxidos, como os de guanidina, de sódio, de lítio...

Cabelos mau relaxados ou mau alisados podem vir a ter as chamadas "doenças do cabelo", e uma delas é a Trichorrhexis Nodosa, que são aqueles pontinhos brancos nos fios que se partem e causam um grande problema. 
Aqui vou mostrar como foi feito o relaxamento de Hidróxido de Guanidina no meu cabelo.


Aqui cabelo natural, volumoso, com fios ondulados e ligeiramente finos.

Após misturar o Hidróxido de Cálcio com o liquido ativador que é o Carbonato de Guanidina temos a mistura que é o Hidróxido de Guanidina. Após isso apliquei mecha a mecha bem finas sem fazer força e sem ficar penteando o fio. Após isso deixei repousar e de 3 em 3 minutos dava uma leve penteada em uma mecha fina. Quando a  mecha ao pentear ficou reta sem ondas aí eu procedi à lavagem.

Aqui com cara de perdido nas estrelas e com o xampu neutralizante. Na verdade não seria neutralizante o correto a dizer, mas um xampu indicador de cor e que ajuda a abaixar o PH do cabelo. Esse indicador de cor serve para mostrar se ainda existe resto de produto no cabelo.

Após enxaguar o xampú que estava no cabelo aqui estou eu super feliz e contente com o meu cabelo que irei usar por uns 3 meses até fazer o próximo relaxamento. Lembrando que aqui nessa foto os cabelos estão molhados, sem gel ou pomada, ele fica assim mesmo.
Após todo o procedimento eu sequei o cabelo com secador, apenas mexendo com as mãos colocando o cabelo para cima. Após secar todo o cabelo e passar uma escova para alinhar os fios eu usei uma pomada mais oleosa para devolver um pouco de óleo para os fios afim de deixá-los macios e brilhantes e evitar fragilizá-los.









O que vou lembrar a todos é que cabelos relaxados, alisados com Hidróxidos sejam eles quaisquer que forem, os cabelos ficam sensíveis e devem ser tratados e ter cuidados com um certo carinho.

Se gostaram da matéria deixem um comentário. Sua pergunta é muito bem vinda e sempre será respondida.


Não faça algo que você tenha duvida sem antes consultar um profissional ok.


*** Não façam isso em casa sozinhos ou sem um profissional muito bem qualificado. Eu fiz em mim mesmo pois já fui professor além de ter vários cursos de alisamentos no currículo. (atualizado em 05/11/12)



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.