Postado dia 09 novembro 2011

O Que Sao os Pontinhos Brancos nos Cabelos?




Olá leitores do Blog Cabelos e Sonhos, nesta matéria tentarei ajudar pessoas que sempre se fazem a pergunta: o que são esses pontinhos brancos nos cabelos ou o que são aquelas pontinhas brancas nos cabelos que se quebram com facilidade? Essa é uma das dúvidas sobre cabelos que as pessoas mais tem procurado no google, então vamos lá...


Trichorrhexis Nodosa (ponto branco)


Os cabelos são formados basicamente por 85% de queratina que é uma proteína impermeável que impede a saída de água da pele como também do cabelo. Essa proteína quando fragilizada tende a deixar os fios sensíveis e expostos.

Quando a pessoa faz uma descoloração, um relaxamento, alisamento ou coloração essas químicas tendem a levar o PH do cabelo (que é de 4,5 a 5,5) a um nível muito alto, sendo que esse nível chegando acima de 12 em uma escala de 0 14 o fio tende a se desintegrar ou derreter.

Porém pode acontecer de o cabelo chegar no limite para se partir mas não se partir. Nesses casos forma-se o que denominamos de Trichorrhexis Nodosa que é o chamado pontinho branco no cabelo. Esse pontinho branco ou essa "doença mecânica" como gosto de chamar, é causado principalmente por ações erradas das pessoas nos fios, como tinturas mau feitas e todo tipo de química mau feita.

O problema do pontinho branco é que após quebrado ele forma um outro problema: a Trichoptilosis


A Trichoptilosis é a chamada ponta dupla. Leia mais sobre o assunto de quebra de cabelo nas matérias abaixo.


E como prevenir os pontinhos brancos? Siga esses passos:

  • Faça química com quem tem capacidade para tal;
  • Evite chapinha em excesso e use defrizante para escovar;
  • Corte os fios regularmente, o ideal é de 2/2 meses 

Mas e se meu cabelo já está cheio desses pontinhos brancos o que fazer?
  • Cortar
  • Cortar
  • Cortar

Pense bem antes de sair fazendo tantas mudanças no cabelo, afinal o cabelo é de grande valor para a beleza principalmente da mulher não é verdade?


Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.