Postado dia 05 outubro 2012

O Que é Fundo de Clareamento Capilar


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Hoje vim para falar de algo mais profissional mas como sei que aqui no blog os leitores estão cada dia mais entendidos dos assuntos capilares então creio que essa matéria irá ajudar a profissionais e a pessoas que têm problemas com luzes, mechas, descolorações em geral...


Saiba qual tom seu cabelo vai dar ao clarear
Que bonito: brincando de colorir!

Creio que você profissional que já trabalha em um salão e está lendo essa matéria já passou pela situação de fazer umas mechas e elas ficarem ora acobreadas, ora amareladas/acobreadas, ora amareladas com nuances de gema de ovo...

Como também acredito que você leitor(a) que está lendo essa matéria conhece alguém que reclamou que o cabelo ficou laranjado ou outra cor que não gostou quando descoloriu o cabelo fazendo luzes/mechas.

E por que isso? Por causa do fundo de clareamento. É ele quem vai dizer o tom que o cabelo vai dar quando for descolorido. E deve ser corrigido, óbvio.

Inclusive eu já falei sobre correção de cor quando o cabelo fica verde:


Existem 10 tons naturais de cabelo, do preto ao loiro muito claro (ou extra claro) e cada altura de tom tem seu fundo de clareamento. A única chaticezinha é que há divergência de algumas marcas com relação ao seu ensino.

Uma diz que só existem pigmentos vermelhos-amarelos e suas misturas e outras já dizem que existem os pigmentos azul/vermelho/amarelo. Isso tratando-se de cabelo natural.

Eu me filio pela segunda corrente.

Outra questão é que para a maioria das marcas o fundo de clareamento laranja é na altura do loiro médio e para uma marca conhecida o laranja é na altura do loiro escuro.

Eu me filio pela primeira, laranja na altura do loiro médio.

Os fundos de clareamento, segundo a corrente que eu me filio, são nas respectivas alturas de tom:

  1. Preto - azul
  2. Escuro
  3. Castanho escuro - roxo
  4. Castanho médio - roxo/avermelhado
  5. Castanho claro - avermelhado
  6. Loiro escuro - avermelhado/laranjado
  7. Loiro médio - laranjado
  8. Loiro claro - laranjado/amarelado
  9. Loiro clarissimo - amarelo
  10. Loiro muito claro - amarelo claro

Para os profissionais que não concordam com o que eu mostrei acima entendam: nós sabemos que escolas internacionais são formadoras de tendências e eu me filiei pela que eu citei acima, se você prefere a outra então é válido também, cada um trabalha de acordo com o que acredita, eu não tenho problemas com fundo  de clareamento pelo método que eu uso.

Portanto se você, por exemplo, tem um cabelo castanho médio e pretende pintar de loiro médio 7 saiba que seu cabelo ficará meio laranjado.

O correto é você já usar a tinta correspondente para corrigir o tom. Assim você evita ficar com um cabelo de cor desagradável.

Obviamente que sempre após a coloração deverá ser feito a pós-química reabilitativa. E se você não sabe o que é isso então "siga-me os bons":


Pergunto: já fez mechas e o cabelo ficou de um tom que não gostou? É profissional e não conhecia os fundos?

Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

53 COMENTÁRIOS:

  1. Bom Dia!
    Gostaria de saber se por ventura poderia me ajudar por favor.
    Tenho uma duvida cruel !
    Pintura/coloração X Progressiva
    Ouvi falar q escova estraga a pintura por clarea-la ou alterar seu tom
    E q a pintura estraga a escova, pq a pintura abre as escamas e consequentemente retira toda a quimica...
    Enfim existe alguma forma de fazer os dois sem q um estrague o outro ?

    Outra coisa, li em um vidro de ''amonia''  q ela promete clarear os cabelos, semelhante a  oxigenada... na Cx da progressiva diz Compativel com amonia... o q significa ?

    Se puder me ajudar ficarei muito grato!

    ResponderExcluir
  2. isso me fez lembrar das aulas de meu terror kkkk mas aqui é bem mais simplificado mas exige prática e conhecimento o tempo todo...uff coloração é arte viu

    ResponderExcluir
  3. Já imaginava esses fundos, agora me ajudou confirmar meu pensamento.
    Mas como faço pra não puxar essas cores de fundo? Por exemplo em um loiro médio.

    ResponderExcluir
  4. Cassio S,

    faça coloração, depois a escova (desde que nao tenha formol nem ácidos) e posteriormente tonalize do mesmo tom da coloracao.

    Que a progressiva nao ira quebrar o cabelo por conta da amonia. E amonia nao clareia cabelo.

    ResponderExcluir
  5. Gisele,

    abre seu coracao: ficou magoada com as aulas? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Simone,

    se vai pintar de loiro medio 7, sabendo que o fundo de clareamento dele é acobreado, 7.7, entao que tal ja pintar de 7.1 que é acizentado e ja irá corrigir o tom? Arrasou né.

    ResponderExcluir
  7. ola marlon, 
    nao entendi no caso que vc citou q tinta deveria ser usada pra corrigir o tom ? 
    obrigada 

    ResponderExcluir
  8. Kakazenatelli07 outubro, 2012

    Faço escova definitiva da Wella, que é a base de tiogliconato de Amônia e por isso estou querendo usar, para fazer luzes, o produto Majimechas da Loreal (Você já usou esse produto?)Meu cabelo é castanho médio, estou com medo que fique laranja, pois o produto não clareia muito.O que você sugere ?Cheguei a pensar em mudar de escova definitiva, ouvi falar de uma que é a base de álcool que permite o clareamento mais fácil. Você conhece?Mas me adaptei tanto a essa da Wella ( faço a raiz de 6 em 6 meses ) :/

    ResponderExcluir
  9. Elaine,

    exemplo: seu cabelo é castanho 4 e voce quer um loiro medio 7. O fundo de clareamento dele é laranjado 7.7, portanto ao inves de voce usar o 7 para pintar o cabelo, use logo o 7.1 que é o cinza (corretor do laranja) para pintar. Assim voce vai obter o 7 que quer e já corrigido.

    Entendeu?

    ResponderExcluir
  10. Kaka,

    nao clareia muito? 5 tons é pouco para voce? Mas ele é para cabelos loiros ok, nao para castanhos que é seu caso. Quantos a escova de alcool, nao conheco.

    ResponderExcluir
  11. Olá,tudo bem?Eu faço tintura na altura do 7ou 8,pois tenho muitos brancos,tambem tenho mechas,mas não gosto do tom que fica,estou sempre usando xampu,ou tonalizantes,para quebrar o alaranjado?Gostaria de poder clarear mais,o que vc me sugere?Se possível me responda no meu email luelee2@yahoo.com.br Bj!

    ResponderExcluir
  12. Lueli,

    nao respondo NADA por email. Que cor é sua raiz natural e que cor voce quer?

    ResponderExcluir
  13. Marlon, antes de expor minha dúvida, parabéns pelo blog. É excelente! Li algumas matérias e cheguei até aqui tentando corrigir um problema. Meu cabelo é grisalho pintado de louro claro. Discreto. Apliquei spray para pentear e 5 horas depois resolvi pintar o cabelo. Esqueci de tirar o produto e apliquei a tinta 81 (louro cinza claro). Para meu espanto, após lavar o cabelo, estava cinza! Gostaria, por favor, de saber como corrigir esse problema uma vez que ao utilizar o louro não tive sucesso. Desde já te agradeço. Um forte abraço, S. 

    ResponderExcluir
  14. Sarah,

    quando voce diz cinza voce quer dizer azulado ou esverdeado?

    ResponderExcluir
  15. Adorei o seu blog...*--*. Meu cabelo ta meio alaranjado devido a uma descoloraçao,e voce esclareceu algumas duvidas rs.

    ResponderExcluir
  16. Adorei o seu blog...*--*. Meu cabelo ta meio alaranjado devido a uma descoloraçao,e voce esclareceu algumas duvidas rs.

    ResponderExcluir
  17. Patrícia Silva13 dezembro, 2012

    Caramba, já fiz 2 perguntas só hoje em assuntos diferentes, você deve estar achando que eu não tenho mais nada pra fazer...kkk. Mas, vamos lá! Por exemplo, quero descolorir meu cabelo para conseguir tonalizar e deixá-lo com as luzes bem clarinhas, por exemplo um 9. Meus cabelos são um 5 para 4. Geralmente, meus cabelos não descolorem com faciliadade. E o máximo que já foi conseguido foi um avermelhado meio laranja (se é que isso existe), pq tenho medo de pôr um oxidante de 40. Eu estava lendo sobre colorimetria aqui e em outros sites, mas, ficou um pouco confuso pra mim. Se acaso isto acontecer de novo devo pedir para a profissional utilizar um tonalizante que tenha reflexo .1 para neutralizar este alaranjado? É assim que funciona? E depois, seguir para tonalizar na cor que eu quero? Pois da última vez eu pedi pra profissional luzes prateadas ela usou oxidante de 40 e conseguiu clarear bastante mas, ela ignorou a colorimetria, e colocou em cima das luzes um tonalizante .1 e meus cabelos ficaram azuis, aí ela tentou consertar e os deixou verdes. Resultado: sai do salão hulk e no dia do meu aniversário. Quero evitar isso, mas não vou usar oxidante de 40, então já sei que o resultado na hora de abrir será um alaranjado. Abraço e juro que não irei perguntar mais nada hoje!!!! Só HOJE.

    ResponderExcluir
  18. Patricia,

    o .1 tonaliza o laranja e pronto, nao faz mais nada depois. Só irá ficar laranjado se a altura de tom for 7. Leia a materia sobre fundo de clareamento.

    ResponderExcluir
  19. disqus_AyiRtXnazw23 fevereiro, 2013

    Ola, bom dia.Preciso da sua ajuda com URGENCIA, por favor!!!Meu cabelo era um loiro escuro meio castanho, virgem, dai fui dar hombré no salão ficou muito claro, alem de ter ficado quase na raiz do cabelo :(. Não gostei e joguei uma tinta em casa,so na raiz ate a orelha 5,0 e antes tinha jogado 7,0. Agora a tinta esta saindo e ficando meio cobre :S..Me ajudeeee, que cor eu poderia jogar na raiz até a orelha que ficasse parecido com o meu tom original ( louro escuro) e que não ficasse com fundo cobre???MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO.Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  20. patdourado@yahoo.com.br05 março, 2013

    O meu cabelo puxou mechas e ficou alaranjado na raiz e nas pontas ja estavam loiras, tipo palha e intercalando com o tom da raiz q é um acinzentado, e eu queria pintar de loiro que tom vc me aconselharia??

    ResponderExcluir
  21. Nao tem como falar de coloracao sem eu ver o cabelo.

    ResponderExcluir
  22. Quando eu crescer quero ser igual a vc......rs

    ResponderExcluir
  23. oi marlon meu nome e bruna , estou desesperada pois estava com a cor do meu cabelo pintado de castanho escuro ha 4 meses e ai resolvi dar luzes, na raiz ele ficou com partes cobres outras douradas e conprimentos mais escuros puxando pro laranja o que eu faço por favor me ajude. obrigada:)

    ResponderExcluir
  24. disqus_9PN6D0bVTP22 abril, 2013

    como tirar califonianas alaranjadas. Minha cor de fundo natural é preto.Mas a tempos uso 8.1. Então tenho uma cor marrom acobreada de fundo e as californianas que acabaram com meu cabelo. já estou com 2 dedos de raiz+6dedos marrom acobreado e uns15de californianas laranja... me ajude por favor

    ResponderExcluir
  25. Magna,

    kkkkkkk eu sou baixo entao nao vai dar....rs

    ResponderExcluir
  26. Olá Marlon! Pode me ajudar, meu cabelo deve ser um 4 oou 5, td que uso vai p/ o marrom cobre laranja menos o que usei , adoro os tons q puxam p/ o acinzentado qual cor devo usar? obrigado

    ResponderExcluir
  27. OI Marlon, tudo bem ? me ajuda ... meu cabelo está no tom 6. 70% vermelho 30%
    laranja ...pois tinjo de loiro escuro ... mas não gosto muito do tom meio marron que fica ...como posso deixa-lo castanho claro acinzentado? obrigada adoro seu blog.

    ResponderExcluir
  28. Cinthia,

    quem faz a tintura pra voce?

    ResponderExcluir
  29. nelma telles08 maio, 2013

    oi sera que uma tinta 6,88 mel tabaco pega e um cabelo que foi tingido de 6,1 loiro escuro acinzentado mas faz um tempao que eu nao pinto mas ja esta bem desbotado e ai? meu cabelo e pretao naturalmente rsrss bj tudo de bom pra vc.

    ResponderExcluir
  30. Oi Marlon que legal que vc me respondeu... obrigada querido. Sou eu mesma que tinjo... geralmente com a nutrisse ou koleston... gostaria muito de parar de tinjir ,mas meus fios brancos não deixam... Subject: Re: New comment posted on O Que é Fundo de Clareamento Capilar « Cabelos E Sonhos

    ResponderExcluir
  31. Olá Marlon primeiramente venho parabenizar pelo blog em meus dias de folga tiro meio que uma três ou quatro horas do dia para ler as matérias amo d+++!! E gostaria de saber o que fazer pois meu cabelo é castanho escuro e eu fiz luzes a um ano e não retoquei e agora quero voltar ao tom natural o que fazer?? Tenho medo da tinta ir saindo e meu cabelo ficar desbotado.

    ResponderExcluir
  32. Marlon, que bom que vc me respondeu .... vc é D+ ... eu mesma faço ... passei o loiro escuro acinzentado e está bom...

    ResponderExcluir
  33. Nelma,

    esse tipo de info nao tem como dar por blog

    ResponderExcluir
  34. Oi Marlon,sou novata no blog.Adorei suas dicas,vc tirou minha dúvida,pois estava também com esse problema dos cabelos ficarem alaranjados e sua dica me ajudou bastante.Irei colorir meus cabelos hoje mesmo com o 7.1 para arrasar!! Um forte abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  35. Preciso tingir o cabelo de uma cliente que está com mechas platinadas e douradas + ou - quatro dedos de raíz castanho médio e quero que ele fique mel. Como devo começar essa coloração?

    ResponderExcluir
  36. Oi! adorei a matéria, meu cabelo é entre 5 e 6 eu uso a coloração 7.0 e 7.1(meio a meio) com a ox 30 e meu cabelo fica um loiro acobreado, como faço para quebrar o acobreado? quando eu faço hidratação tem que passar condicionador? obg

    ResponderExcluir
  37. debora gatinha28 agosto, 2013

    olá, tudo bem? meu cabelo natural é na altura de um 6.0. atualmente, após descoloração, ele está num tom próximo ao 12, acinzentado. o problema é que ele nao fica acinzentado de jeito nenhum. ja tentei de tudo e nao da certo. estou querendo voltar a minha cor natural, no caso, o 6.0. gostaria de saber, qual o tom que devo usar. brigada. :D

    ResponderExcluir
  38. Ola (: bom .. passei muitos meses pintando meu cabelo de vermelho , um dia resolvi q queria por que queria ficar loira , mas sabia q n ia ficar legal luzes no cabelo vermelho , comprei uma tintura castanho escuro da cor natural e fui no salão , avisei a profissional o que havia feito , ela me disse q eu nao poderia ficar loira de uma hora pra outra e que levaria tempo , e puxou umas luzes que com o tempo ficaram laranjas , 3 meses depois ela disse q eu poderia voltar q novamente ela faria o processo ( acredito que ela fazia com tinta ) , voltei ao salão e novamente ela fez as luzes , que de novo não pegaram , alguns meses depois ela disse dessa vez ficaria bom , então passou um pó descolorante q fez 20% do meu cabelo que de cheio ficou ralo , até agora n pintei mas nada , as luzes q ela fez com o pó até q ficara claras mas parecem mal feitas pq só tem dos dois lados do cabelo e ainda há parte que estão avermelhadas , estou usando violetta genciana 1 vez por mes no creme pra n ter q pintar novamente , o que faço pra tirar esse avermelhado e ficar loira sem riscos de cair de novo ?

    ResponderExcluir
  39. Oi hoje entree no seu site e ameiiii.. Eu estudei ma's sobre mechas, luzes e colorimetria tenho muito medo!
    Gostaria de saber quando o cabelo ja e claro por natureza NAo Preciso descolorir primeiro Tipo feomelanina usar po descolorante? Posso ja fazer as luzes diretamente com à tinta??

    ResponderExcluir
  40. oi tb?, acho que fiz uma merda no meu cabelo, ele estava 7, mas eu pós um 6.7 e acabou ficando alaranjado, agora ñ sei o que fazer , da p mim ajudar por favor.

    ResponderExcluir
  41. Rafaela Dos Santos19 fevereiro, 2014

    Ola tudo bem, meu cabelo natural é castanho escuro, e estou tentando clarea-lo para deixar num tom loiro claro acinzentado, porem sempre que eu o tinjo ele puxa pro ton dourado, atualmente estou usando o ton 9.1 porem ele ainda tá muito escuro, o que posso fazer para conseguir alcançar meu objetivo, posso continuar clareando ele somente com tintura, qual o melhor ton que devo usar da próxima vez?

    ResponderExcluir
  42. Renata Garcia03 junho, 2014

    Sempre tingi meu cabelo e a cerca de 1 ano fiz luzes, na época tingia com Igora royal 8.1 (meu cabelo é um 5 ). Queria dar uns reflexos num tom perola, pra amenizar o dourado que a tinta deixava, devido ao fundo de clareamento do meu cabelo. Acontece que a cabeleireira deixou ele branco/platinado, super elástico e quebradiço. Nos locais onde tem mais luzes os fios não pigmentam mais, já tentei 10.0 - ox 10, mas não resolveu. Na raiz atualmente uso a alfaparf 11.11+0SP - ox 40. É realmente frustante entregar seu cabelo a profissionais que não estão preparados. Me conformei que meu cabelo não vai conseguir pigmentar nessas áreas que foram destruídas e platinadas, agora é esperar crescer e ir cortando.

    ResponderExcluir
  43. Olá ! Meu cabelo natural é castanho médio,mas pintei com a .4 da Koleston e manchou (a raiz ficou mais clara). Quero voltar ao castanho médio,sem descolorir .. O que devo fazer ? Passar uma tinta castanho médio por cima dessa ? Me ajude !!

    ResponderExcluir
  44. Olá, td bem, bom, meu cabelo é de um loiro no tom 9.0 porém quero fazer algumas luzes pretas, que tom devo usar ? Obrigada,

    ResponderExcluir
  45. shelygomes@hotmail.com25 junho, 2014

    Marlon, Vc indica corrigir com tonalizante? Mesmo que ao lavar o mesmo vai saindo? Depois não vai ficando feio não? Bj

    ResponderExcluir
  46. Dianna Mello02 julho, 2014

    Boa tarde Marlon!
    Marlon, tenho uma enorme dúvida á respeito do resultado da cor do meu cabelo! Já o pintei o ano passado com o pigmento 'violeta' de uma linha profissional, só que meu cabelo é castanho, aquele de tom meio que sinsa,e usei ox de 20, ele alem de desbotar rápido, no inicio fica escuro, quase não ver o tom violeta. O pigmento violeta por ser um tom frio creio,pode ser aberto com ox de 30? ou seja, se eu pintar meu cabelo usando o pigmento violeta com ox de 30 ela abrirá o tom violeta? Muito obrigada desde já Marlon, hoje não consigo dar nem passo sem antes ler seus posts, obrigada por dividir seu abençoado conhecimento com todos, abraços!!!

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Ola Marlon! Venho pedir a sua ajuda em relação ao meu cabelo, eu tinha os cabelos preto e passei dekapcolor para tirar o preto e fazer luzes, deu certo mas a raiz esta laranja e do meio para as pontas esta avermelhado, estava pensando em passar o 6.1 para deixar um fundo para as luzes para que nao fique manchado. Devo passar na raiz depois nas pontas ou passar em tudo? Aguardo ansiosamente a sua ajuda! Grata

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...