Postado dia 20 março 2013

Qual a Real Importancia do Condicionador de Cabelos?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Quanto mais aprendemos sobre cabelos mais teremos que aprender. No que tange a produtos então nem se fala. Condicionador é necessário ou não? Com ou sem sal? Pode usar em cabelo oleoso? Duvidas serão sanadas nesta matéria.

Condicionar ou não?

Vamos esclarecer a dúvida: qual a real importância do condicionador de cabelos?

Primeiramente vou deixar claro que condicionador e máscara são totalmente diferentes, apesar de os dois deixarem os cabelos macios e com um toque gostoso.

A máscara deve ser utilizada para evitar que os fios fiquem secos ou ressecados. Sobre isso, e, para não deixar a matéria muito grande, você pode ler mais nessa outra:


Já o condicionador deve ser usado sempre que você lavar os fios, mesmo se seus cabelos forem oleosos, daí vale a máxima de você usar somente no comprimento e pontas.

O condicionador, como sugere o nome, serve para condicionar, ou melhor, dar uma melhor "condição"aos fios. Vamos explicar melhor.

Os fios quando são lavados com shampoos perdem sua oleosidade normal e a adquirida com agentes externos. Isso se deve pelo fato de os shampoos conterem substancias derivadas do Sódio, o que obviamente eleva o PH do cabelo deixando-o mais "aberto" e consequentemente com aquele aspecto áspero e embaraçado.

Parece ruim mas não é. É necessário que aconteça assim com os shampoos. Mas saliento que de modo algum o cabelo pode permanecer dessa forma. Eu costumo aplicar condicionador até mesmo lavando um cabelo para fazer progressiva, quanto mais para reabilitar o cabelo após a lavagem.

É super importante usar o condicionador para que os fios voltem ao seu PH normal, o que não acontecendo pode acabar danificando e muito os fios. Não sabe o que é PH? Então vamos conhecer um pouquinho mais sobre ele no shampoo.


E sobre usar o condicionador no dia que se faz hidratação vai depender de cada marca. Quem sou eu para falar e ditar normas! Se a marca indicar então use, se não indicar então é porque não há necessidade.

Mas atenção: não use a mascara como se fosse condicionador! Essa historia de que usando a mascara no lugar do condicionador vai deixar seus fios mais bonitos e tratados é apenas um monólogo grátis para acalentar bovinos (conversa fiada para boi dormir!).

Matéria estendendo-se #ficaadica: se você tem procurado tratar seus cabelos, tem comprado produtos e produtos por anos e não tem conseguido obter os resultados desejados, então pode ser que você esteja comprando errado.

Para isso o ideal é você saber como seu cabelo está e consequentemente do que ele precisa. Assim na hora de comprar um condicionador, por exemplo, você saber qual é o melhor para seu cabelo.

Por isso eu aconselho a você aprender a identificar o que seu cabelo precisa, por isso aprenda sobre o cronograma capilar brasileiro, que é diferente e tem sido seguido por varias pessoas:

E como de costume gostaria de saber: você sabia dessa importância do condicionador? O que gostou de ter aprendido nessa matéria?

Deixe seu comentário.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.