Postado dia 22 maio 2012

Porque Estou com Caspa?




Não lembro de ter falado aqui no no blog sobre caspa. De qualquer modo esta matéria vai ajudar muitos que têm algumas dúvidas referentes à essa "coisa" que tanto incomoda.


Farinha ?
Creio que quando alguém vai buscar informações sobre a caspa as perguntas sejam algo do tipo: Por que estou com caspa? Como acabar com a caspa? O que é bom para caspa? Entre outras perguntas.

Bem, existem 2 tipos de caspa, mas antes de falar delas prefiro falar do causador: o fungo Phytosporum Ovale. Esse fungo está presente em TODAS as cabeças. Sim na sua também leitor. Aí você deve estar se perguntando: então por que algumas pessoas tem caspa e outras não?

Na verdade todo mundo tem caspa. E agora é que entra a explicação dos 2 tipos de caspa. Lembro que quando estava na escola de cabeleireiro eu estudava muito sobre isso ( sou homem né) pois a caspa no universo masculino é irritantemente chata.

Lembro também que ficava decorando os nomes de fungos e bla bla bla...

Bem, os tipos de caspa são: a SIMPLEX e a ESTEATÓIDE. Ambas são tipos de pitiríase.

A simplex é a que todos tem no couro cabeludo. É tipo de descamação natural e invisível do couro cabeludo. Já a esteatóide é uma espécie inflamatória do couro cabeludo, mas prefiro dizer que é uma reação descontrolada da camada hidrolipídica.

O que acontece é que quando o fungo causador da pitiríase se prolifera ele acaba por causar o tipo esteatóide da caspa (oleosa) que normalmente é identificada por flocos brancos granulosos.

Para combater a caspa existem hoje no mercado produtos com Octopirox ou Piritionato de Zinco, esses são os dois componentes mais conhecidos no combate ao fungo.

Mas valem alguns cuidados para tratar a caspa:

  • Não durma com cabelo molhado;
  • Não fique muitos dias sem lavar o couro cabeludo;
  • Evite ficar coçando a cabeça;
  • Ao fazer hidratação não aplique produto no couro cabeludo;

Existem várias outras dicas mas estas são bem básicas e se seguidas corretamente irão prosperar no quesito de evitar a caspa.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.