Postado dia 29 abril 2013

Shampoo sem Sulfato e com Sulfato




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Existe uma corrente que diz que produtos com sulfato prejudicam os fios. Será verdade ou intriga da oposição? Vou falar um pouco, e mostrar até onde esta informação está certa ou errada.


Vilão ou necessário?

Existe no mundo todo uma certa preocupação com sustentabilidade, proteção do meio ambiente e etc...

Por consequencia vários outros nichos tem se fechado cada vez mais em relação a essas preocupações, de tratar causando o menor dano possível a natureza ou dano algum.

Nisso entra nossa área: cabelos!

O mundo faz tintura, relaxamento, penteados, enfim, uma serie de procedimentos nos cabelos. Cabelos esses que precisam ser cuidados, lavados...

E ai vem os shampoos.

E por obvio a preocupacao em lavar o cabelo sem danificar. E então entra a onda do "No sulfate", ou, sem sulfatos.

Os sulfatos são componentes usados nos shampoos para remover impurezas dos fios, causarem assepsia. 

Ate ai nada demais.

O problema é que o sulfato é tao bom de limpeza que acaba removendo o que não deveria remover, por exemplo a cor dos fios.

Também na onda de diferenças de shampoos eu falei sobre a questão do shampoo neutro, se ele é bom para o cabelo ou ruim, veja:



Existem estudos científicos, principalmente das faculdades, que demonstram que o cabelo que vai sendo lavado com shampoos com sulfato, ou surfactantes de sulfato como eles dizem, podem inclusive perder partes do próprio cabelo.

Claro que isso somente pode ser visto com microscópio.

Mas então por que que marcas famosas usam esses elementos?

A minha opinião, pessoal, não cientifica, seria que esses produtos investem em tecnologia e também possuem na própria formula agentes hidratantes e de recuperação.

Ta certo que os shampoos que eu uso em casa são sem sulfato, mas antes eu usava com sulfato e também tinha resultados surpreendentes pois os produtos são top de linha.

Inclusive nesse raciocínio de shampoos bons ou ruins eu falei também sobre a questão cabelo acostumar com shampoo, isso seria verdade ou não?



Eu não vou postar aqui trechos dos estudos científicos sobre os sulfatos, ou surfactantes de sulfato, porque tem trocentos blogs que já fizeram isso com certeza, mas caso queiram comprovar basta dar uma olhadinha nas paginas das faculdades de química da Unicamp, Usp e por ai vai.

Portanto da pra perceber que os surfactantes, ou sulfatos, não causam bem algum para o cabelo, na verdade prejudicam.

Bakana seria que as marcas desenvolvessem produtos sempre sem esses componentes, algumas já estão fazendo, por conta do clamor mundial em termos de protecao ao natural.

Já esclarecendo um assunto vou logo adiantar: shampoos sem sulfato normalmente são mais ralos e as vezes ate mais gosmentos, e dão a "impressão" de lavarem menos. E isso não é verdade, lavam tao bem quanto os outros, eu diria que normal.

Por isso que quiserem observar esse aspecto seria interessante, e contar pra gente aqui também.

E você que usa produtos sem sulfato qual a comparação você faz do antes e depois? Vou dar uma dica: shampoos da Marie Solti (aminoácidos) e as mascaras da Villa Vivace, não possuem Sulfatos.

Deixe seu comentário.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.