Postado dia 09 dezembro 2013

Como cuidar do cabelo no verão




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Nesta época do ano é normal que as pessoas se esbaldem e aproveitem para relaxar do trabalho excessivo bem como para dar, em muitas vezes, aquele passeio à praia ou a algum lugar que tenha sol. Mas e o cabelo? Existem cuidados a serem observados nesse período para quem não quer ter um cabelo com cara de bagaço de laranja ao final da temporada.

Aproveite...mas se cuide!!!


Um dos fatores que ajudam no dano ao cabelo no verão é principalmente a questão de o cabelo já estar mal tratado.


Outro também a salientar é que devido à excessiva preocupação simplesmente com a estética, as pessoas às vezes, ou na maioria, já estão com os fios danificados e os danificam ainda mais para ter o cabelo "fácil de arrumar" na praia ou na viagem.

Eu não sou contra isso de forma alguma, pelo contrário, eu sou o primeiro a ajudar a ter cabelos bonitos para arrasarem na praia, na cachoeira, no bosque ou... em casa mesmo!

O que devemos observar é que no verão as altas temperaturas (no Brasil não podemos levar isso em consideração dependendo do lugar né!) aliado a alguns lugares onde a oxigenação é mais forte, como as praias, os fios sentem, e muito.

Neste caso o ideal é sempre o recomendado pela vovó: "prevenir é melhor que remediar"!

Muitos quando voltam da temporada passada fora acabam perguntando como recuperar os cabelos que estão mais que danificados.

Se o problema for através da praia então dê uma lida, em linhas gerais, sobre esse assunto já abordado aqui:



Entretanto o melhor é cuidar do cabelo antes de ir aproveitar a temporada.

Por isso selecionei apenas 2 dicas simples e eficazes para prevenir o "detonamento" dos fios:

  1. Invista em um tratamento que repare o cabelo de dentro para fora. Aqui o mais indicado é uma cauterização. E eu recomendo a frio pois assim você evita usar queratina no fio e também a desidratá-lo com a chapinha;

  2. Use produtos protetores na praia. Um kit básico com xampú, máscara e leave-in (este último à prova d'agua) é o essencial para o que foi feito no salão seja prolongado e tenha maior efeito além de prevenir os fios contra os "descuidos" ambientais.

Como meu objetivo aqui não é o de encher você, mas sim que você saiba cuidar do seu cabelo para que ele esteja bonito sempre, não vou me estender mais.

Eu ressalto que jamais deixe de cortar os fios após 90 dias do último corte, ou seja, se estiver dando o tempo quando você for aproveitar a temporada, então corte de uma vez. Se não, quando voltar faça o que tem que ser feito.

Se você estiver se perguntando por quê eu indiquei a cauterização a frio antes de ir se esbaldar no verão então leia sobre como ela age e o que ela faz que você irá concordar comigo:



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.