Postado dia 14 julho 2014

A escova correta para o corte de cabelo




Certa vez atendi uma cliente, assim como várias outras de igual modo, que pediu para escovar o cabelo de uma maneira que não tinha nada a ver com o corte que tinha feito antes de chegar aqui. E nisso o corte não é valorizado e tampouco a escova fica tão bonita. Por que?



Repicados pedem volume...

Lembro que certa vez um colega que profissão, dono de escola de cabeleireiro falava de uma situação que ele aprendeu a algumas décadas atrás. Ele falava que lhe ensinaram a fazer o corte repicado. Idos anos 80 néh.

Ele vislumbrado com o novo corte saiu repicando o cabelo de todo mundo, até de japonesas!! Não preciso terminar a historia para dizer que, obviamente, muitas acharam nada a ver o corte, afinal não queriam o cabelo mais curto em algumas partes e daí...

Para dar um exemplo legal de como fazer a escova correta para o corte correto, veja uma matéria, que na verdade é um passo a passo de corte, que fiz a algum tempo atrás e publiquei aqui no blog:


Mas voltando para o acontecido aqui no salão, que me inspirou a escrever essa matéria, uma cliente chegou aqui e pediu: quero uma escova "para dentro" e com um pouco de volume em cima!

Bakana, se o corte dela não fosse um repicado gigante! E quando falo assim não era um repicado de 2 dedos não, o cabelo era um cabelo longo mas com, aproximadamente, 2 palmos de repicado. Ora, esse cabelo foi cortado para ser usado com mais volume, afinal, repicado dão volume e desfiados retiram volume.

Escovei o cabelo dela, do jeito que ela pediu, e ela gostou muito. Mas opinião minha? Teria sido melhor e ficado mais bonito se tivesse sido escovado mais natural. Mas como já disse aqui no blog,  "a moda perfeita é aquela que agrada a pessoa"!

O cabelo é uma arma de poder. E por falar nisso, postei uma matéria a muito tempo atrás que falava exatamente desse poder que o cabelo bem feito e em acordo com corte e finalização tem de mudar conceitos ou pré-conceitos, veja:



Portanto, quando for fazer um corte de cabelo pense no modo como ele será usado. Cortes repicados pedem escovas mais soltas, mais volumosas. Cortes desfiados pedem cabelos mais baixos, mais assimétricos no uso.

Lembre-se da frase que criei para o blog: "seu cabelo, seu eu".



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.