Postado dia 22 dezembro 2014

Cabelo pode ser lavado diariamente ou não




Duvidas simples mas que no dia a dia nosso fazem muita diferença se não sanadas. Uma delas é a questão de lavar os fios todos os dias. Se é correto, se pode prejudicar, se existe exceção ou não é a pergunta que muitas pessoas fazem nos salões. Vamos tratar então desse assunto aqui.



Lavar ou não lavar...eis a questão

Para alguns essa será a matéria da porcaria, para outros da libertação. Para mim mais uma oportunidade de aprender e ensinar. Para a Época...deixa pra lá (lembrei da propaganda da revista Época quando entrou no mercado...foi mal...)!

Brincadeiras à parte, lavar cabelos é um ato corriqueiro assim como tomar banho (se bem que conheço gente que não toma banho todo dia, principalmente para dormir...) mas voltando ao assunto original, lavar os cabelos é rotina diária pra muita gente.

Sendo assim também existe aquela preocupação: shampoo com sal ou sem sal? Com sulfato ou sem sulfato? Anti resíduo ou não? Não dá pra responder tudo mas a questão do sulfato é relevante, e por isso fiz uma matéria falando desses dois tipos de shampoo, e vale muito a pena você conferir:

Muita gente (mulheres) afirmam que lavam os fios todos os dias porque fazem academia e suam...outras porque o cabelo é mega oleoso (falam assim mesmo aqui no salão, mega oleoso!). Mas o fato é que:

  1. Suor é água. Ponto!

  2. Não existe cabelo mega oleoso que fique oleoso mais que 4 dedos da raiz.

E isto digo: em 10 anos de profissão, ainda não vi alguém que tenha os fios tão oleosos que grudem todo dia na cabeça! (tive uma visão profética agora: gente falando nos comentários "você não conhece meu cabelo"!)

Por isso eu não recomendo lavar os fios diariamente. Nem para quem malha na academia. Malhou e suou? O cabelo vai secar. Pode usar o secador pra secar os fios? SIM, PODE. Eu faço isso.

Eu, apesar de ter o cabelo curto, ser homem (leia-se, lava o cabelo sempre que entra no banho) não lavo o cabelo todo dia. Por isso tenho conseguido um aspecto natural, brilhante e macio, mesmo fazendo relaxamento a cada 3 meses. E quando lavar, lave bem os fios. Isso ajuda a mante-los limpos por mais tempo.

E se porventura quiser saber como lavar corretamente os fios, então leia:

Aqui estou orientando o que oriento no salão. E as pessoas tem feito nossa sugestão e tem visto resultados melhores do que antes quando lavavam diariamente.

Mas você que já lava todo dia, sabe como está seu cabelo, e quer continuar fazendo, ok, continuaremos amigos! Mas se você quiser experimentar e depois de 1 a 2 meses vir aqui no contar...



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.