8 Mitos e Verdades da Escova Progressiva - Cabelos E Sonhos

Postado dia 04 janeiro 2011

Mitos e Verdades da Escova Progressiva




Lembro que quando estava iniciando na arte de ser cabeleireiro o boom naquele momento era tal da escova progressiva. Pensei que seria algo que quando eu saísse do curso de cabeleireiro não iria pegar mais. Ledo engano. Passaram-se anos (sou cabeleireiro desde inicio de 2004) e cá estamos, fazendo progressivas, inteligentes, marroquinas...





Nem tudo que parece é...





O certo é que a progressiva pode trazer mais malefícios do que benefícios aos fios se não forem tomados cuidados necessários e indispensáveis.

Aproveitando a oportunidade, siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.


Muitos vão detonar a progressiva, inteligente, outros vão aclamá-la. Não venho aqui tomar partido de nenhuma corrente. Eu aqui do Blog Cabelos E Sonhos venho sim desmistificar algumas inverdades e por os pingos nos "is" em certas "verdades".

Bom, vamos falar aqui das mentiras em relação à escova progressiva, escova inteligente. Vou ressaltar as mais comuns:

  • Escova progressiva (ou inteligente) hidrata o cabelo;
  • Escova progressiva alisa os fios;
  • Escova progressiva deve ser retocada;
  • Escova progressiva estraga os cabelos.

Abaixo estão as respostas para cada um dos itens acima ressaltados, vejamos.

Para explicar quero logo dizer que hidratar o cabelo é repor água. A progressiva não pode hidratar os fios uma vez que ela não repõe água nos fios, mas apenas reduz o volume. Não há tratamento.

Progressiva não alisa os fios nem aqui nem lá na china, ela só conserva a forma de escova (mais liso) durante um certo tempo, sendo que após um período o cabelo volta a ser como era normalmente (entretanto se for as de ácidos ocorre sim um alisamento diferente, já explicado na matéria de ácidos glioxílicos).

Esta questão de que "progressiva deve ser retocada" é totalmente desprovida de verdade. Não existe retoque de progressiva, existe sim, fazer outra progressiva, porque a outra feita anteriormente já saiu (lembrando que essa regra não vale para as de ácidos).

Enfim o grande MITO: escova progressiva estraga os cabelos. O que estraga é a falta de cuidado do dono(a) do cabelo, isso sim (mas levando em consideração a progressiva de ácidos, há sim um grande dano, como você pode conferir na matéria sobre "acidificação dos fios").

Aproveitando pra falar de Mitos, besteiras e dúvidas, aproveite para ver também:



Eu sempre oriento minhas clientes no seguinte: progressiva/inteligente está ligado à corte de cabelo regular (3/3 meses) e cauterização a frio mensalmente aliados às hidratações semanais em casa.

Fazendo isso a escova progressiva/inteligente não traz dano algum, pois a mesma não causa transformação química no cabelo (exceto as de ácidos) mas este se desfaz naturalmente, contudo não dá para perceber porque o fio está "selado", impedindo assim acompanhar seu "estrago natural".

Portanto é necessário dar a devida atenção aos fios para se fazer tal procedimento. Hidratar antes de fazer a escova é muito mais proveitoso do que fazer uma semana depois, bem como cortar sempre os fios de 2 em 2 meses. 


Lembrando que o formol usado como alisante é proibido, ou seja, não se pode mais manipular o formol como nós cabeleireiros fazíamos antes. 

Progressivas devem ser industrializadas e com registro na ANVISA que é a agência que fiscaliza a produção de cosméticos. Eu, ha um bom tempo, só uso uma progressiva industrializada, e que apesar de não conter no rótulo a informação de que possui formol, eu acredito que tenha, mas é a que tenho segurança de fazer.

Ressalto ainda que as progressivas de ácido glioxílico causam sim um dano considerável nos fios, motivo pelo qual não faço das mesmas, como também não faço mais aquela progressiva que manipulávamos o formol com queratina.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca. Presta consultoria para empresas e profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...