Postado dia 09 março 2012

O Hidroxido de Guanidina


Aqui no Cabelos E Sonhos mais uma matéria sobre um principio ativo. Desta vez vamos falar sobre o Hidróxido de Guanidina, responsável (ou não) por muitas quebras de cabelo. Então, você quebrou seu cabelo ao fazer um alisamento com este elemento?

Estrutura Hidróxido de Guanidina

A guanidina é um elemento obtido a partir da oxidacao da guanina. Posso dizer que o hidróxido de guanidina é então um sub-produto derivado da guanidina para ser usado em cabelos.

O hidróxido de guanidina é formado basicamente pela união de dois outros elementos: o Carbonato de Guanidina e o Hidróxido de Calcio. Esses dois elementos juntos é que formam o que chamamos de Guanidina. Lembrando que o carbonato de calcio é o denominado liquido ativador, que normalmente vem na cor amarela mas podendo tambem ser mais esbranquicado.

No Brasil este elemento é muito utilizado pois é mais tranquilo para cabelereiros que não possuem uma técnica muito apurada para trabalhar com o hidróxido de sódio e que garante também um bom alisamento.

Em outra matéria eu falei e mostrei como fazer um relaxamento (com fotos) com guanidina:


 A guanidina é compatível somente com o grupo dos hidróxidos, sendo que eu costumo indicar a aplicacao da guanidina após o sódio mas não o contrario. No restante dos hidróxidos não há incompatibilidade alguma. Ressalto aqui que a guanidina não é compatível com o Tioglicolato de Amônia nem com o Henê.

Também falei do Tioglicolato de Amônia em outra matéria:


Lembrando que relaxamento deve ser feito por profissional capacitado e que domine a técnica (isso evita perguntas como: quebrei meu cabelo o que faço? aqui no blog) pois os hidróxidos são altamente alcalinos, ou seja, causam queimadura por serem corrosivos.

Para saber como recuperar cabelos quebrados por relaxamento consulte:


Não vou dar formulas de mistura de guanidina pois todo profissional sabe fazer isso e como não quero ninguém indo para o hospital com o couro cabeludo pegando fogo.

E antes que me esqueça, o hidróxido de guanidina também não é compatível com persulfatos, seja de sódio seja de potássio (pó descolorante) e indicado também é fazer testes antes de aplicar em cabelos que foram coloridos com tinta, por causa da amônia contida nas mesmas.

Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

67 COMENTÁRIOS:

  1. Gabriela Dias15 março, 2012

    Primeira vez aqui no blog,que me deixou encantada demais por  tira muitas dúvidas,bom nisso tudo fiquei com dúvida crueu, meus  cabelos são crespo e estão quebrando por falta de tratamentos tal, eu tenho medo de  fica mudando de xampu  você poderia me indicar um eu  lir sobre os xampu  da AMEND  pensei em compra mais queria saber se é para todos os tipos de cabelo ?

    ResponderExcluir
  2. Jhady_vasconcelos21 março, 2012

    Marlon, qual salão você trabalha? me passe o telefone e endereço? obrigada. 

    ResponderExcluir
  3. Jhady_vasconcelos23 março, 2012

    estou querendo mudar o meu cabelo! gostaria da sua ajuda! =]

    ResponderExcluir
  4. Trabalho no Glam Hair Beauty em BH e o tel é 2127-0102, talvez não consiga falar comigo, pois normalmente só atendo com hora marcada ok.

    ResponderExcluir
  5. Debora Carolina26 março, 2012

    Oi Marlon, tudo bem ?
    Nossa primeiro parabéns pelo blog. 
    Conheci hoje estou amando navegar por aqui !!

    Estou precisando de uma ajuda sua !!

    Meu cabelo era ondulado, porém era muito volumoso e cheio, eu tinha muitoo, mais muitoo cabelo mesmo, foi então que cai na besteira de fazer a "escova térmica". a primeira vez que fiz eu ameii, meu cabelo ficou super liso, baixinho, porém ainda tinha muitoo cabelo. Na segunda aplicação ( 6 meses depois) já percebi que tinha diminuido bastante meu cabelo,  mas a medida q ia crescendo ia dando um certo "volume", o que me levou a pensar foi apenas uma quebra e os "fios que eu tinha perdido" com a agressão da térmica estavam crescendo novamente, fiquei mais tranquila até então !!

    Eu estava loira (luzes) quando fiz a 2ª aplicação da térmica, porém antes de fazer a terceira aplicação eu pintei de castanho médio, e estava lindo o meu cabelo, brilhava muito, era um cabelo "encorpado" mais sem ficar armado, estava lindo! 
    Mas uns 8 meses depois da segunda aplicação resolvi fazer o retoque na raís pq já estava meio enrolada, foi então que começou meu drama !  Meu cabelo ficou super ralinho, minguado, super frágil e quebradiço, muita ponta dupla, até o comprimento dele foi afetado de tanto que ele estava quebrando, foi ai que cai em uma besteira maior ainda( que só descobri hoje lendo seu blog, pq até então não via problema nenhum), parei de cortar as pontas dele com medo de ficar menor do que já estava ficando. 
    Agora já fazem uns 4 a 5 meses que fiz a 3ª aplicação e meu cabelo já não esta mais dando aquele volume que deu da segunda vez, muito pelo contrario, só esta ficando cada vez mais ralo e quebradiço, super pouquinho,sem vida, super fino, as pontas parecem que estão esfarelando, sem movimento, esticadas,  estou desesperada, não sei o que eu faço me ajuda ?? Quero voltar a ter aquele cabelo encorpado, que enchia as mão ao pegar, pesados e muito, não quero mais esse cabelo minguadinho e fraquinho, pra vc ter uma noção de como está a situação, antes eu não conseguia pegar meu cabelo todo com uma mão só, como se fosse fazendo um rabo de cavalo entende ? e hoje todo o meu cabelo cabe dentro do meu dedão fachando na metade do meu indicador.
    Me arrependo tanto de ter feito essa escovo termica, socorro me ajuda ??

    Beeijoos

    ResponderExcluir
  6. Pare com a quimica geral. Comece a hidratar seu cabelo semanalmente em casa e 15 no salao e se voce ama seu cabelo CORTE-O regularmente como indico no site. Faça isso e fique tranquila.

    ResponderExcluir
  7. Debora Carolina27 março, 2012

    Marlon muito obrigada pela atenção !!
    Vou seguir direitinho o que você me indicou, parar com a química, já hidrato ele a cada 15 dias em casa, mas agora vou intensificar a hidratação aqui em casa e no salão, e vou passar a cortar a cada 2 meses !! Nossa tomara que ele volte a ser como antes ! Muito obrigada mesmo ! ;D

    ResponderExcluir
  8. Debinhacarolina14 abril, 2012

    Marlon, vc é demais sabia ?!! cortei meu cabelo !!
    tirei uns 4 dedos, morrendo de medo, achando que ia tirar muito no tamanho, e pra minha surpresa as pontas estavam tão irregulares, fininhas, esfareladas, que a única coisa que fez foi realçar totalmente meu cabelo, o tamanho quase não deu diferença !
    Ele encorporou muito já !! ta bastante pesado !! Nossa muitooo obrigado pelas dicas!!
    Adoro seu blog !! 
    Estou precisando pintar o meu cabelo já, ta meio desbotado, só que como vc pediu pra parar com a química acho melhor dar um banho de brilho nele né ?! se vc puder posta alguma matéria falando a respeito do banho de brilho tem como ??

    Beijãoo

    ResponderExcluir
  9. Danielle Moura Pinheiro14 abril, 2012

    Olá Marlon gostaria de saber se a guanidina é mesmo compatível com hidróxido de sódio? Pois usou guanidina há nos mais o cabelo volta mto rápido.

    ResponderExcluir
  10. Alem de cabeleireiro eu faço faculdade em dois horarios, fora estagio, fora monitoria.....

    Importante nao, OCUPADO.

    ResponderExcluir
  11.  OLA MARLON! Tem 5 meses que fiz a progressiva com formol e agora posso fazer um relaxamento com salonline a base de guanidina?

    ResponderExcluir
  12. Depende: ja tinha outra quimica? como estao os fios? tem hidratado? cortado?

    ResponderExcluir
  13. Antes usava salonline .ai fiz a progessiva mais quero parar ,nao tenho hidradado nao, e nem cortado .A raiz esta muito crepas e esta quebrando na frente mais desejo parar com a progessiva e será que posso VOLTA USAR O SALONLINE PARA JOVEN,? PORQUE O QUE EU USAVA ERA O MAIS FRACO.   

    ResponderExcluir
  14. Pense em hidratar primeiro filha.

    ResponderExcluir
  15. Olá Marlon,
    Há seis anos faço relaxamento com guanidina, como estava perdendo o efeito resolvi em jan/11 fazer progressiva não gostei do resultado porque o meu cabelo ficou liso as pontas nao cacheavam (sempre usei cacheado nas pontas) fiquei mais de um ano fazendo chapinha nele.Hoje eu consigo utilizar com os cachos nas pontas na frente, mas atrás está indfinido ainda....Você acredita que o hidroxido de sodio fará com que a raiz permaneça lisa por mais tempo? e se eu pedir para aplicar no cabelo inteiro os cachos ficarão mais soltos?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. O Sódio alisa mais e pode danificar mais também. Leia a matéria sobre Sòdio.

    ResponderExcluir
  17. BOM Marlon faço relaxamento no cabeleiro, só que perguntei para ele qual o nome do produto, ele falo ha o cara que faiz e manda pra gente, ai comprei o salon line guanidina para cabelos fino e medio, queria saber se ele é bom? .. meu cabelo não é liso e nem grosso é medio com volume blz vou aguarda sua resposta

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Marlon sempre alisei o cabelo com akele alisante a base de amônia meu cabelo era bem cachiadinho tipo da Thais Araujo e agora nao to querendo mais fazer alisamento pra q ele volte ao normal então to kerendo fazer uma selagem com carbocisteina, vc me recomenda? será q a carbocisteina e compativel com a amonia? minha cabelereira me disse q vai fica ótimo mais meu cabelo ta táo quebardinha e a raiz ta enorme to parecendo um Leão rsrsrs... Amei teu blog parabéns

    ResponderExcluir
  19. oi marlon..recentemente (3meses) fiz uma definitiva a base de tio..nao gostei...pois nao ficou um liso que queria e esperava..nesse tempo de 3 meses fiz toda semana hidataçoes e reconstruções..posso voltar com alisamento começando só na raiz crescida? qual seria a base do alisamento?

    ResponderExcluir
  20. Respondi em outra materia essa mesma pergunta sua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Custaria vo ce me responder de novo????? Natinha

      Excluir
  21. Olá, eu uso guanidina, posso mudar para o alisamneto a base de hidróxido de calcio? 

    ResponderExcluir
  22. Simonecamargohair09 outubro, 2012

    Cara amei seu blog.... to comendo com farinha kkkkkkkkkkkkkkkkk   parabéns....

    ResponderExcluir
  23. Simone,

    com farinha? Kkkkkkkkkkkk prefiro com pimenta, pois nós somos FOGO!

    Abraço

    ResponderExcluir
  24. Olá Marlon, meu nome é Vanessa estou com uma bebê de 2 meses, meu cabelo é muito crespo, usei salon line por 5 anos devido a gravidez ñ relaxo meu cabelo desde o começo do ano estou fazendo trança agora ele está com 7 cm bem natural, gostaria de saber se posso mudar para o Tioglicolato de Amônia ?

    ResponderExcluir
  25. Vanessa,

    espere mais tempo para dar um espaço maior para o fio

    ResponderExcluir
  26. Olá, Marlon. Parabpéns por seu lindo trabalho. Estou vizitando pela primeira vez seu blog e já estou encantada, não só com o seu perfil como também por seu trabalho e ajuda ao público.
    Me formei em cabeleireira e exerci pouco a profissão, apesar de gostar muito. Hoje sou advogada e vendo seu perfil vejo que não é impossível dedicar-se a essas duas maravilhosas carreiras se elas estão em nosso coração.   
    Digo isso pois ainda sou fascinada pela arte de tratar dos cabelos.
    Que o nosso Deus continue te abençoando e te mantendo essa pessoa admirável e brilhante.
    Abraço e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  27. Elayne1,

    as duas áreas realmente são muito prazerosas, aliás, tudo que fazemos com dedicação se torna prazeroso. Deus a abencoe.

    ResponderExcluir
  28. MarlonBotelhou12 novembro, 2012

    Ola, Marlon. Sou do sexo masculino e quero fazer um alisamento usando salon line. Minha duvida é a seguinte: Como meu cabelo é curto em media de uns 9cm eu gostaria de saber como misturar a base com o ativador em pouca quantidade. Obrigado desde de já.

    ResponderExcluir
  29. Marlon,

    depende do cabelo, isso nao posso falar ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segredo de profissa nao é... Sei...kkKkkkkkkkkkkkk;-);-);-);-);-);-);-);-) paula

      Excluir
  30. eu quero uma dica para o cabelo não ficar muito ressecado quando passo guanidina

    ResponderExcluir
  31. Thais Pereira30 dezembro, 2012

    Marlon, aliso meu cabelo c guanidina da Avlon há 7 anos e no msm salão. Porém, há 6 meses, ou seja, nas trÊs ultimas aplicações, o alisamento não esta mais fazendo efeito. O que sera que aconteceu? Nosso cabelo enjoa da msm quimica por muito se usarmos por muito tempo? A guanidina da Avlon não tem mais a msm qualidade? Ou a cabelereira esta misturando algo p render pq ficou muito caro o produto?


    Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Daniela romoaldo03 janeiro, 2013

    ola eu usei guanidina fiquei 6 meses sem parrasr quimica e agora estou usando harlife, e e meu cabelo esta quebrando e caindo o que faço?

    ResponderExcluir
  33. Marlon ql produto eu compro pra ficar com cabelo igual o seu e ql marca?

    Nandinhalv@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Marlon ql produto eu compro pra ficar com cabelo igual o seu e ql marca?

    Nandinhalv@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Ola, Marlon. Fui ao cabelereiro e me indicaram a carbosisteína, mas aliso o meu cabelo com guanedina, o meu cabelo quebrou muito, porque sera? A minha mãe também fez e passou tonalizante após 1 semana onde também veio a quebrar. Oque faço? Sera que depois de 3 meses posso voltar a usar outra progressiva? e depois de quanto tempo posso relxar meu cabelo? Obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Respostas
    1. Sua materia e mto boa...mas vc poderia esclarecer uma dúvida? Usei guanidina.uma vez e quero parar...como faz pro meu cabelo voltar ao normal,aguem saberia me falar? obrigadaaaaa.... Priscila

      Excluir
    2. Kelly travassos24 março, 2013

      Oi priscila ja passei por essa situaçao. Usei guanadina e depois quis parar .pra mim funcionou.
      E minha dica é hidrataçao ,quando estava nessa fase depre usei de tudo hidrataçao morrocain, loreal . Tudoo e nao funcionava . Minha mae foi numa drograria e me comprou gota doura fortalecimento , qando ela me deu pra usar nao acreditava que um produto tao barato funcionasse e menina funcionou mto!
      Mas so na fase de transaçao de cabelo natural e cabelo alisado. Depois vs pode usar os produto melhores. E outra dica corte a parte do cabelo alisado aos poucos voltam a ficar lindos.

      Excluir
  37. Thaís Guedes28 janeiro, 2013

    Oi Marlon, eu li os seus post e andei fazendo umas pesquisas... O meu cabelo é muito cheio, porém ele não se decide, fica uns cachos indefinidos eu passo tudo que é possível para ativar eles e não adianta muito... eu não faço relaxamento a base de guanidina já faz uns 3 meses, você acha que um permanente pegaria no meu cabelo?? Ou sem chance? O problema é que meu cabelo é grande e cortar joãozinho, nem morta... me indica algo para eu ter sucesso nos cabelos eu queria ter cachos super bonitos estilo tais araújo, será que to sonhando muito alto????

    ResponderExcluir
  38. Marcos Saint Clair07 fevereiro, 2013

    Marlon, suas matérias são ótimas, parabéns

    ResponderExcluir
  39. Parabens marlon...amei

    ResponderExcluir
  40. Thais,

    a Avlon é referencia mas nao trabalho com ela entao nao posso te afirmar nada entende.

    ResponderExcluir
  41. olá,marion. eu alisei o meu cabelo com tioglicolato.mas não tive o resultado liso como eu queria. Posso fazer uma escova progressiva? há alguma escova que seja compativel com o tioglicolato? obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Faby,

    faça teste de mechas ok

    ResponderExcluir
  43. o que me indica para fazer um relaxamento em meu cabelo que ja faz 2 anos que nao relaxo antes eu usava guanidina mas quebrava um pouco porque eu pinto o cabelo de vermelho, meu cabelo é muito crespo
    peço -lhe ajuda.obrigada.

    ResponderExcluir
  44. elisangela02 julho, 2013

    marlon gostei muito das suas dicas

    ResponderExcluir
  45. Marina Altieri28 julho, 2013

    Olá, o seu site é ótimo!! parabéns me ajudou muito com dúvidas...

    só tenho uma dúvida ainda que é urgente, estou muito aflita...ficaria muito feliz se me ajudasse

    Sempre fiz alisamento só COM formol e pelo medo acabei optando usar um alisamento sem o formol... escolhi pelo hidroxido de guanidina... Uso tintura preta com água oxigenada até 20 volumes...
    O que fiz foi o seguinte: Já tinha mais de 3 meses que não alisava com o formol, já tinha mais de duas semanas que não fazia tintura ...
    ontem usei a guanidina... não caiu meu cabelo, nem nada, só ressecou...
    E agora estou muuito aflita pq li algumas coisas de pessoas que tiveram queda depois da guanidina...
    Meu cabelo ainda tem perigo de cair? Não tenho a intenção de usar nenhum tioglicolato, ou outro com amônia, ou descolorir meus cabelos... Mas estou com muito medo...
    Vou poder ficar tranquila? Não tem incompatibilidade da guanidina com o formol ou com a tinta ( que já estava nas minhas pontas) ??
    Obrigada.... Aguardo desesperadamente!!!

    ResponderExcluir
  46. Marina,

    nao falo de formol. Guanidina e tinta nao combinam.

    ResponderExcluir
  47. Marlon , quem usa uma guanidina hidróxido de cálcio pode uma uma guanidina hidróxido de sódio?
    Eu uso o hidróxido de cálcio mas as veses fico sem saber o que usar porque é muito mais facíu achar o hidróxido de sódio do que o de cálcio.

    ResponderExcluir
  48. judite goncalves bispo21 setembro, 2013

    Parabens !!!!e obrigado amei a explicacao(:

    ResponderExcluir
  49. Gostei da matéria sobre a "guanidina". Quando existia o Wellim eu usava e nunca tive problemas. Em maio usei um relaxamento com guanidina e meu cabelo quebrou, tive que cortar bem curto. Vc sabe qual produto se assemelha ao Wellim?

    ResponderExcluir
  50. ir.aldemira@hotmail.com27 setembro, 2013

    Ola Marlon sou estudante de cabelereira tenho uma conhecida q ensiste em dizer q fez um procedimento em um salao, q ela dis q retirou toda a guanidina do cabelo como sei q isso ñ é possivel ja q a GUANIDINA age trasformado o fio do cabelo entao relsovir pesquisar alguma coisa do tipo mas ñ achei poxa MARLON ñ sei como explicar isso p ela so sei q ñ tem como isso acontecer p isso preciso da sua ajuda com alguma matéria ou alguma coisa do tipo q explique p eu poder imprimir e entregar a ela pq vc domina o assunto.... ah ela ainda disse q a (profissional) disse q o cabelo dela ficou loiro nas pontas pq a GUANIDINA foi toda p as pontas é di rir ner????
    ME AJUDEE. POR FAVOR...

    ResponderExcluir
  51. Margareth Campos28 setembro, 2013

    Olá, relaxo meu cabelo a anos com Guanidina(Matrix) e vem dando muito certo só que me mudei para uma cidade do interior do maranhão onde a água é mais salgada. Meu cabelo vem quebrando horrores depois que estou aqui, tem alguma influência entre o sal da água e a Guanidina? o que posso fazer neste caso, devo trocar de produto?

    ResponderExcluir
  52. Andreza Souza de Melo23 novembro, 2013

    Oie! Fazia Portie,mas estou com medo por conta das reportagens em relação ao formol e gostaria de saber se posso usar Tioglicolato de amônia mesmo tendo usado alisamento com formol a uns 2 meses e usando tintura? Obrigada!

    ResponderExcluir
  53. Andreza Souza de Melo23 novembro, 2013

    Oie!! Fazia Portie e estou com medo por conta das reportagens com formol e gostaria de saber sobre o Tioglicolaco de Amônia. Se posso usar mesmo tendo feito o uso do formol a uns 2 meses e usando tintura? Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...