Postado dia 30 maio 2012

Cabelos Quebrados na Frente: Como Acontece e o que Fazer?


Matéria curtinha mas como muita gente procura saber sobre os cabelos que se quebram com facilidade na parte da frente então resolvi postar aqui no Cabelos E Sonhos algumas considerações sobre o assunto e dar algumas dicas simples. Então é o seguinte...


Cabelos quebrando na frente?


O cabelo é formado por queratina e isso não é nenhuma novidade. Mas existem cabelos e cabelos. Cabelos mais finos, mais grossos, ondulados, cacheados, lisos, enfim...

O que importa é que certos cabelos são mais frágeis que outros. Seja por que são assim por formação, seja porque foram "fragilizados" através de ações mecânicas como escovas ou por químicas como o relaxamento ou luzes.

E normalmente é assim: você vira e mexe está olhando seus "cabelinhos" na parte da frente e vê que eles por mais que se passe 1 ou 10 meses continuam sempre do mesmo tamanho. Daí você se pergunta: como recuperar cabelos quebrados na frente?

Eu já falei sobre cabelos quebrados em outras oportunidades que seria bom você conferir abaixo:
Normalmente os cabelos quebram na frente por excesso de ação mecânica agravado por química seguido de falta de corte regular. E não adianta falar que você não corta porque vai senão vai crescer porque eu sei do que estou falando.

Outro erro gravíssimo para quem tem cabelos quebrados na frente é justamento quer abaixa-los a qualquer custo, e aí vem dois vilões: a água e o gel ou creme comum.

A água porque é clorificada e acaba por degradar o fio por excesso de umedecimento, "molhadinha no cabelo". E o gel ou o creme comum é porque acabam por "sufocar" o fio impedindo-o de se recuperar da fraqueza em que se encontra.

Então o que faço?

Seguinte:
  1. Se já quebrou então faça escova somente quando necessário e evite cabeleireiros que "pesam" na mão ou utilizam escovas somente de puxar;
  2. Sempre use defrizante com protetor térmico quando for secar/escovar os fios;
  3. Hidrate o cabelo em casa e cauterize no salão;
  4. E apesar de ser a última indicação (deveria estar lá em cima no numero 1) é talvez a mais importante: corte. Isso porque é o único meio de cicatrizar o fio.
São dicas básicas que, se levadas a sério, você verá uma boa diferença nos seus fiozinhos.


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja Fã da nossa Página aqui ao lado!

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

54 COMENTÁRIOS:

  1. Nossa, eu sofro com os fiozinhos pequenos que nunca crescem e adorei as dicas, vou tentar segui-lás, apesar de ser difícil é muito importante!
    Adorei o blog Marlon!
    Parabéns pelo excelente trabalho =D
    Abraço!

    www.superlindamake.com

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas com certeza!

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado. Suas makes em seu blog também sao de primeira linha.

    ResponderExcluir
  4. Marlon, meu nome é Kátia, sou de juiz de fora, sou cabeleireira recem formada e ainda tenho muitas duvidas. Gostaria de agradecer pelo sua dedicação com esse blog maravilhoso que esta me ajudando muito! gostaria de saber se posso continuar tento contato com vc para tirar algumas duvidas. obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Claro que sim. Fique a vontade.

    ResponderExcluir
  6. Olá marlon, eu utilizo de composto chamado minoxidil, para evitar a queda de cabelo. Queria saber de voce, se respeitando a raiz, posso fazer RELAXAMENTO nele mesmo assim?

    ResponderExcluir
  7. Rosana Padilha05 julho, 2012

    OLAH MARLON, tenho meus cabelos um pouco curtos, em ve e crespo , eu fazia chapinha frequntemente, mas parei pois todo mundo dizia que estragava o cabelo, consequentemente eu fiquei com muitas pontas duplas, ate pensei em cortar, mas eu odeio cabelos curtos pelo menos em mim, tem como fazer algum corte picoteado, para dar a impresao de que eu nao mexi no comprimento ou alguma coisa do tipo.? obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Rosana Padilha,

    opte pelo repicado. Mas ganhará volume.

    ResponderExcluir
  9. Marlon, me ajuda!! meu cabelo está quebrando e está igual elastico eu puxo devagar as luzes e elas saem na minha mão, já tinha definitiva, fis luzes depois de 2 meses tonalizei e puxei mais luzes, e no salão já entrei em pânico começou a cair aquele monte de elastico no meu colo, fiz uma hidrataçao profunda cortei um 6 dedos do cabelo, e estou hidratando com absolut repair que o cabeleireiro me indicou, mas sempre vejo nos blogs que eu preciso de lavar com shampoo anti residuo e passar queratina, mas no salão me disseram que jamais posso usar queratina e shampoo antiresiduo, está menos pior, mas tá muito quebrado e ressecado, poroso, me de uma dica por favor. grata Márcia bjs

    ResponderExcluir
  10. eu tenho um problema...o meu cabelo estar quebrando só d um lado eu ja ñ sei mas o que fazer...eu sou cabelereira....e jadei queratina...hidratação...cauterização e por ultimo dei selagem sem quimica para ver...mas ñ para...tem alguma coisa a mais que eu possa fazer?

    ResponderExcluir
  11. Marcia,

    eu nem li todo seu comentario, só pelo que voce falou que fez, puuuuuxa vida!!!! Foi muita coisa para um cabelo.....Voce precisará manter corte regular e tratar o cabelo, para isso siga as dicas do Cronograma Capilar Brasileiro aqui do blog

    ResponderExcluir
  12. Islaine,

    vamos mudar seu conceito de tratamento? Siga as dicas do Cronograma Capilar Brasileiro aqui do blog e depois me conte o que está achando e vou te ajudar ok.

    ResponderExcluir
  13. Marlon, eu preciso de um esclarecimento e ajuda.
    Eu relaxo o meu cabelo a cada 65 a 70 dd e 15dd apos o relaxamento eu tonalizo. Depois a cada 15dd e tonalizo somente a raiz. Hidrato todas as semanas e faço recontrução capilar  de 15 em 15dd.
    Meus cabelos estão quebradiços e na frente esta todo partido.
    O que fazer para recuperar os meus cabelos, me ajude.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  14. Aida,

    nao basta aplicar um "produto" no cabelo. Ele tem que ter efetividade, tem que resolver o problema. Alem de corte regular que tal voce olhar esse produto e adquirir:

    http://www.cabelosesonhos.com/2012/10/cronograma-capilar-brasileiro-produto-disciplina.html

    ResponderExcluir
  15. Marlon querido, me ajude, pois estou desesperada!!

    Fiz a burrada de alisar meu cabelo em casa, e eis que hora que fui lavar meu cabelo, ele começou a quebrar descontroladamente, está quebrando demais, e meu cabelo sempre foi muito bom, forte, brilhante, estou simplesmente desesperada, já perde MUITO cabelo, graças a Deus não está falhado, mas só de passar a mão, saem muitos fios junto...

    O que eu posso fazer AGORA pra recuperar?? será que vai acabar caindo tudo?? Meu Deus, estou desesperada, sempre cuidei tanto do meu cabelo, e agora está assim, estou realmente desesperada, acabei de passar uma máscara de tratamento da Novex, de óleo de Argan pra ver se hidrata, mas estou até com medo de lavar novamente e cair mais, sem dizer que o cabelo ficou áspero, feio, com as pontas horríveis....

    me ajude!! :(

    ResponderExcluir
  16. Amanda,

    primeiramente faça uma limpeza de corte. Continue a hidratar, principalmente seguindo o CCB aqui do blog.

    ResponderExcluir
  17. IzabelaRoveri19 novembro, 2012

    Marlon,
    há uns 5 meses atrás eu tinha mexas bem platinadas na frente do calebo, escureci td. Após 3 meses, eu resolvi ficar loira, então essa parte da frente acabou ficando muito clara, e bem fraquinha.Meu cabelo está logo, no meio do seio. Porém vou fazer um corte no pescoço, e pretendo escurecer porque o cabelereiro que me deixou loira, me deixou em um tom que odiei.

    Minha pergutna é: essas mechas que estão fraquinhas, até embaraçam de tão fracas, estão quegradiças na medida da minha boca, como faço para restaurar sendo que quero escurecer o cabelo? Cauterização ajudaria a voltar, porque eu não quero uma franja muito curta.. tiraria uns 2 dedos dela apenas...daria certo?

    ResponderExcluir
  18. izabela,

    basta seguir as dicas do CCB. Uma boa seria comprar a mascara item disciplina da Villa Vivace aqui do blog.

    ResponderExcluir
  19. Marlon, eu tenho cabelos quebrados na frente. Fora isso, não tenho problemas com ele. Mas isso me incomoda MUUUUITO. É horrível. Gostaria de saber o que fazer. Tenho que cortar esses "cotocos" que ficam na frente? Você pode me indicar algum produto? Sério, preciso mesmo de ajuda.

    ResponderExcluir
  20. Camila,

    tem que cortar sim e o produto, no caso, se seu cabelo é rebelde seria bom o item disciplina da Villa Vivace. Procure materia sobre aqui no blog.

    ResponderExcluir
  21. E serve também pra queda de cabelo? O meu tá caindo horrores.

    ResponderExcluir
  22. E em relação ao código promocional pra desconto e frete grátis da máscara, ainda está de pé essa promoção? E você me indica algum shampoo ou condicionador? 

    ResponderExcluir
  23. Camila,

    esta sim de pé. Basta colocar o codigo do desconto la na hora. Shampoos e condicionadores estou fechando uma parceria feroz com preços muito baixos. Indico aguardar.

    ResponderExcluir
  24. Camila,

    seu cabelo nao esta caindo, tenho certeza.

    ResponderExcluir
  25. Camila,

    qual loja? Da Villa ou da Marie?

    ResponderExcluir
  26. Júlia Nunes10 dezembro, 2012

    Oi Marlon, já li a postagem inteira mas o meu problema n é exatamente esse, meu cabelo natural é cacheado tipo Vanessa da Mata e os cabelos da frente já quebraram de tanto eu tentar ajeitá-los pq faço selagem de 2 em 2 meses (não dá pra demorar mais que isso), só que esses malditos cabelinhos ficam todo enroladinhos antes do tempo, nem sei mais o que fazer.. às vzs a única alternativa é passar o alisante SÓ na frente pra tentar melhor a situação mas é questão de 15 dias pra voltar ao que era antes. Nem cortá-los eu posso pq são cachinhos bem miudinhos. Vc tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  27. bigbig fafire14 dezembro, 2012

    Estou desesperada!! nao sei mais o que fazer com o meu cabelo.Ele era forte,crescia rápido! mas depois que comecei a fazer chapinha fiz vários relaxamentos um atras do outro, acho que foi isso que fez a frente do meu cabelo cair toda ! e ja faz mais de um ano que meu cabelo da frente ta todo quebrado e não cresce!!:( já parei de fazer relaxamento faz tempo e nao vou fazer mais ate ele crescer, tenho hidratado meu cabelo toda semana, só a chapinha que nao posso ficar sem,pq meu cabelo agora fica horrível sem! sair de casa pra mim virou torturar pq n sei o que faço com o meu cabelo,penteado nenhum mais esconde o quebrado!nao da nem p colocar atras da orelha de tao pequeno que ta...atras ele ta totalmente normal,batendo logo depois do ombro,mas a frente ta horrivel,mt quebrado mt curto,tem parte que so chega na metade da testa,horriveel! o que faço pra meu cabelo crescer o mais rapido possivel?hj em dia tenho ate vergonha de sair na rua por causa do meu cabelo :(

    ResponderExcluir
  28. Big,

    o mais rapido possivel é se alimentar bem e evitar ficar sem cortar pra cicatrizar

    ResponderExcluir
  29. Júlia,

    vc deve sempre usar defrizantes pra nao umedece-los.

    ResponderExcluir
  30. ótima dica! Não sabia mais o que fazer! Mas ainda estou com uma duvida...para esses fios crescerem terei que cortar o cabelo de quanto em quanto tempo? E no caso seria o cabelo inteiro né? ou só esses fios quebrados?

    ResponderExcluir
  31. olha só, meu cabelo é leve ondulado e ele já foi muito liso, eu usava gel na parte da frente para fazer um topete grande e isso era quando eu tinha de uns 7 a 9 anos de idade, meu cabelo ficou muito ressecado na parte da frente e muito quebrado também, chegou até fica meio enrolado, agora quero saber se tem como ele voltar ao normal, obs: eu na quero fazer química.

    ResponderExcluir
  32. Williams,

    vai voltar com o tempo

    ResponderExcluir
  33. Dicas perfeitas!!!!

    ResponderExcluir
  34. meu cabelos estaoo mto quebrado , tao se quebrando facil ta fraco o ke eu faço para eles fika forte e para a quebra ?

    ResponderExcluir
  35. Estela Martins20 junho, 2013

    Legal está dica eu vou tentar, porque os meus fios na frente estão muito quebrados e eu já não sei o que fazer porque tá mto feioo .. mais muito obrigada

    ResponderExcluir
  36. leticiavaleria parana26 junho, 2013

    E como arrumar o cabelo se não pode passar creme? Da alguma dica porfavor.

    ResponderExcluir
  37. Marlon por favor me responde, Tenho 14 anos e já passei vários relaxamentos no meu cabelo, ele quebrava um pouco mais de uns tempos pra cá ele tá toooodo quebrado na frente, eu disfarço com a chapinha mais é horrível, eu não tenho dinheiro pra tratar no salão mais acho que vou fazer uma progressiva pra ver se abaixa os quebrados ... o que é mais indicado pra eles crescerem ? eu hidrato toda semana, mais acho mesmo que o vilão é a chapinha, e o pior é que eu não vivo sem .. me diz uma solução que seja rápida e não tão cara :// obrigada, aguardo sua resposta !

    ResponderExcluir
  38. Rhuama,

    cauterizacao a frio Redken.

    ResponderExcluir
  39. Ah, obrigada vou ver o melhor salão pra eu fazer isso, mais a progressiva é o menos indicado no momento né ?

    ResponderExcluir
  40. Leticia,

    um defrizante termoprotetor ajuda.

    ResponderExcluir
  41. Gisela Feu Rosa14 agosto, 2013

    Olá Marlon! Eu tenho muitos desses cabelinhos na testa, mas não por fazer tratamentos nem nada, não são quebrados, mas eu praticamente tenho uma minifranja na testa. E como não uso franja normalmente e meu cabelo é liso, fico com uma "onda" na moldura da minha testa por causa do volume da minifranja. Tem como acabar com ela? Tem gente q recomenda tirar com pinça, mas é muito cabelo...é o único jeito mesmo?! Muito obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  42. marlon me responda , meu cabelo é cacheado. e na frente é quebrado e os fios fica pra cima o que devo fazer

    ResponderExcluir
  43. Fiz uma definitiva sem formol e meu cabelo ficou horrível, para "corrigir" fiz relaxamento, ele quebrou todo na frente e o pior é que trabalho com ele preso e pra trás, não posso deixar solto, ficam aparecendo falhas, to desesperada!! Mesmo sem dinheiro, comprei o Force vector profissional da L'Oréal, ontem foi o primeiro dia de uso, mas não sei como controlar esses quebradinho na frente já que trabalho com o cabelo preso pra trás, me ajude!!

    ResponderExcluir
  44. juliana jardino28 agosto, 2013

    ola espero que vc me responda,.
    Bom meu cabelo natural e castanho, comecei a fazer mechas e nao gostei , so que eu quero um castanho claro , o que eu faco me ajuda bjus obrigada

    ResponderExcluir
  45. Olá Marlon!


    Eu tonalizo meu cabelo há 2 anos e nunca aconteceu nada. Da ultima vez eu fiz uma reconstrução (Keracare) e dois dias depois eu tonalizei... e ele quebrou todo na frente (detalhe, uso SEMPRE o mesmo tonalizantes - Richesse nº 5) e ficou quebrado do tamanho de uns 2 ou 3 dedos. Vi que vc falou que tem que cortar, porque o corte cicatriza o fio... mas como posso cortar esses fios quebrados na frente, se eles já estão tão pequenos? Não daria nem para fazer uma franja, se eu quisesse.
    Meus cabelos são crespos e relaxados... tonalizo de 2 em 2 meses. O que faço agora (além de ter que esperar crescer, claro!)?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  46. Fiz nataçao durante 1 ano e meio e meu cabelo quebrou muito na frente e agora faço escova toda semana sera que isso vai piorar (sempre uso defrizante) e hidrato semanalmente ????????????obridado

    ResponderExcluir
  47. Tauany Santos24 outubro, 2013

    To com os cabelos muito quebrados na frente, e tenho uma formatura, meu cabelo e muito curto e naum sei que penteado fazer :/ ajuda?

    ResponderExcluir
  48. Tauany, dependendo do tamanho um coque-banana bem trabalhado fica muito legal.

    ResponderExcluir
  49. Tauany Santos26 outubro, 2013

    É Mais é bem curto mesmo; vc tem face to com um problema muito serio rs

    ResponderExcluir
  50. Tauany Santos26 outubro, 2013

    Ahh e ele é super curtoo :( super quebrado tambem, naum sei o que faço

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...