Postado dia 25 maio 2012

Cabelos Quebrando nas Pontas: O que Fazer?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos. Você faz escovas, chapinhas, químicas (incluindo luzes, alisamentos, mechas, relaxamentos) e depois fica com as pontas ressecadas e quebradiças. E como resolver? Como acontece? Leia mais sobre e saiba como cuidar.

Quebrando nas pontas?


Este é o problema: o cabelo quebrando nas pontas! E o pior vem depois quando o cabelo se quebra e começa a ficar cheio de pontas duplas. E essas pontas duplas vão se multiplicando se multiplicando e daí a pouco o cabelo já está com aquele aspecto horrível.


Isso acontece normalmente quando se faz alguma química e não se toma os devidos cuidados antes de depois química. Sim, isso mesmo, antes e depois.

Antes porque não se tem o costume de fazer hidratação, de cortar com regularidade e depois por não fazer a pós-química, não cortar logo em seguida e não cauterizar.

E se você não sabe o que é um pós-química nem o básico sobre hidratação então acesse essas duas matérias antes de continuar a leitura dessa matéria:

Se você está com os cabelos quebrando nas pontas ou se eles se quebraram e você quer saber como resolver então siga algumas dicas:
  1. Corte: é a principal arma. O corte cicatriza os fios, pois depois que se formam as pontas duplas então não há o que se fazer. Não cai nessa conversa de produtos que prometem fechar as pontas duplas, não funciona;
  2. Cauterizar: principalmente se for a frio. Não indico as cauterizações a quente pois a queratina precisa ser aquecida a altas temperaturas podendo ocasionar desgaste do fio já desgastado além de dar um certa endurecida nos fios;
  3. Hidratar: não é o mesmo que cauterizar. Hidratar é repor água, elemento essencial ao fio e à pele no geral. A hidratação seria o alimento diário enquanto que a cauterização seria aquele complemento polivitamínico;
  4. Proteger: do secador, da chapinha. Isso pode ser feito com os defrizantes para escovar e com os termoativados para escovar também, devem sempre serem usados
  5. Manutenção: xampu, condicionador e leave-in. é essencial que se tenha bons produtos à mão para usar no dia a dia e não somente no salão.
Talvez a maioria dessas dicas você já ouviu mas não sabia que tudo faz parte de um pacote que deve ser integralmente observado no intuito de se conseguir um efetivo e satisfatório efeito.

E essas dicas são válidas tanto para quem está com os cabelos quebrando nas pontas como para quem quer evitar que isso aconteça.

Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja Fã da nossa Página aqui ao lado!

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

69 COMENTÁRIOS:

  1. Gisele Andrade25 maio, 2012

    é verdade amigo minha mãe está vivendo este momento pois um que se diz profissional fez um a quimica em cima da outra não vendo que o cabelo da minha mãe não suportaria tal procedimento.. falei pra ela procurar outro profissional de verdade não que quer só dinheiro mas que se preocupe de verdade em ver a cliente com cabelos saudáveis antes durante e depois de qualquer procedimento.. ela achou e falou tudo que tinha falado a ela..cortar..hidratar e repor a queratina a frio nos fios... tô cuidando disso agora de perto sabe.. pena que moramos em cidades distantes mas de 15 em 15 dias estou indo la

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruno, tdo bem? adorei o seu blog... muito bom  o post e muito importante saber das dicas pra deixar nossos cabelos mais saudáveis e bonitos!
    obrigada pela visita lá no meu blog... seguindo!

    Juliana
    praquemamacabelo.blogpsot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju...raspa do zero e começa tudo de novo...kkkkkkkkkkOu faz hidratacao de leite que o cabelo fica mais bonito... Eu faco uma vz por semama e até alisa gradativamente!!!!!!bjss

      Excluir
  3. Mas voce sabe o que fazer e com suas dicas sua mae ira resolver essa questao

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruno gostaria que vc tirasse uma duvida minha. Fiz um relaxamento ha um ano e meio atras e o meu cabelo caiu muito, na verdade nao sei o que aconteceu. Mas meu cabelo ja recuperou bastante e hoje está mais saudavel.
    E agora estou querendo fazer novamente outro relaxamento. qual vc me indica??
    Ou eu não posso fazer ainda???

    Espero sua resposta!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruno...

    Show de bola as dicas, faço coloração, pois já tenho raiz branca, porém mesmo não levando a tintura até as pontas elas ficam danificadas. Vou seguir suas dicas.

    Bjs, Isa

    ResponderExcluir
  6. Te indicar sem pegar no seu cabelo? Nao da.

    ResponderExcluir
  7. É só seguir e voce vai ver o resultado tranquilamente.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruno...

    Respondi sua dúvida no blog.

    Bjs, Isa

    ResponderExcluir
  9. Olá bom dia !!! passando para avisar que seu sorteio foi
    divulgado já bjus!!!!


    http://coisinhascorderosadaannyealves.blogspot.com.br/2012/05/divulgando-sorteios-e-promos_27.html

    ResponderExcluir
  10. Olá bom dia !!! passando para avisar que seu sorteio foi
    divulgado já bjus!!!!


    http://coisinhascorderosadaannyealves.blogspot.com.br/2012/05/divulgando-sorteios-e-promos_27.html

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela visita lá em casa!

    ResponderExcluir
  12. Pathy Alves28 maio, 2012

    é depois que tive um belo de um corte químico por não hidratdar nates da coloração, agora sempre faço uma hidratação mais forte antes e depois da colração para não sofrer com isso novamente...

    ResponderExcluir
  13. eu tenho muito cabelo e eles sao bem volumosos e grossos mas lisos e por serem lisos fiz uma progressiva que prometia nao alisar mas somente tirar o volume e eu fiz ela durante alguns anos a ultima foi em dezembro so que ele agora tem as pontas muito retas dando a impressao de que eles eram cacheados e depois fiz relaxamento mal feito ja cortei varias vezes e nada funciona queria saber se tem algum produto pra melhorar o efeito esticado e o ressecamento e se tem e qual vc indicaria , ja fiz varias calterizaçoes e nao senti muita diferença as pontas ainda estao bem ressecadas esticadas e com pontar duplas ;/

    ResponderExcluir
  14. Já fez varios cortes??? Depende do espaço de tempo, senao nao vai funcionar nunca mesmo.

    Quanto a cauterizacoes, depende tambem da marca. Ja fez a frio da REDKEN?

    ResponderExcluir
  15. Alexsandramachado03 junho, 2012

    ola fiz uma besteiratentei fazer californianas em casa mas acabou dando erado entao desidi passar castanho claro no cabelo todo mas na parte de cima do cabelo ficou um acobreado e em baixo nas pontas ficou ficou alaranjado. o q vc acha q tenho q fazer me ajude por favor pois do geito q ta nao da pra ficar!!!

    ResponderExcluir
  16. Só vendo o cabelo para poder dar uma opiniao certa.

    ResponderExcluir
  17. Olá marlon, eu utilizo de composto chamado minoxidil, para evitar a queda de cabelo. Queria saber de voce, se respeitando a raiz, posso fazer RELAXAMENTO nele mesmo assim?

    ResponderExcluir
  18. oi meu nome é mikaelle meu cabelo era cacheado.. passei um produto chamado enê no cabelo e depois pintei ele duas vezes e agora ele esta todo quebrado em cima ja esta crescendo mas nas pontas esta liso e na raiz cacheado,o que posso fazer pra ele ficar todo cacheado como era antes?

    ResponderExcluir
  19. Deixar sair tudo e nao fazer mais quimica.

    ResponderExcluir
  20. Oi pos entao adorei suas sujetaos obrigado

    ResponderExcluir
  21. Adorei essas dicas,vai resolver meu problema.muito obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Oi! TUDO BEM? Já fiz 3 relaxamentos os dois ultimos foram junto com progressiva, faço num intervalo d1 ano, meu cabelo fica bom,mas qndo vai saindo o efeito fica com friz, quebrando com aqueles pontos brancos nas pontas e cheios de pontas duplas,a ultima coisa q fiz foi cauterização,melhorou mas depois de 2meses ja ta do mesmo jeito,hidrato mas n com frequencia...é verdade q cauterização só funciona de verdade se for umas 3?falei com minha cabelereira e ela disse q deveria fazer outra progressiva pq hidrata, mas acho q vai qbrar+ ainda,qria q ela fizesse uma selagem mas ela disse q tbm contém formol tanto quanto a progressiva ou escova redutora e nao alisa tanto...e QUE SEM FORMOL ELE NAO IRA PERDER O VOLUME.
    O que eu faço? Tenho vontade de pintar mas acho q é pior ainda pq é mais um dano!( Tbm já pintei de preto azulado,pq ele é castanho escuro)


    OBS: Meu cabelo náo é crespo, O FIO É GROSSO E IRREGULAR,no mesmo fio afina e engrossa o q me incomoda muito desde antes da quimica, é bastante volumoso...quando eu era pirralha ele era lindo liso e preto...voinha diz q foi depois de cortar com uma mulher lá,toda vez eu chorava qnd voinha ia aparar as pontas..RS uma cabelereira q fui uma vez dissse q a fibra do cabelo muda(piora) a cada cinco anos é verdade isso?


    GOSTARIA DE PARABENIZA-LO PELO TRABALHO SENHOR MARLON BRUNO!
     EU CURSO CIENCIAS CONTABEIS MAS TENHO MUITA CURIOSIDADE SOBRE O CURSO DE DIREITO ,PAGO ALGUMAS CADEIRAS DE DIREITO COMO DIREITO TRIBUTARIO MAS OS PROFESSORES POR SEREM DA REDE PUBLICA SAO MEIOS ...BANDA VOÔU...    EM QUAL AREA DO DIREITO VC PRETENDE ATUAR? POR FAVOR RESPONDA!

                     OBRIGADO!

     

    ResponderExcluir
  23.  E sim ,ja cortei ...faz no máximo uns2 meses não quero cortar novamente quero que ele cresça.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Meu cabelo se quebrooou... A ponta ressecooou...o leave in faltooou...meu dinheiro acabooo ou... Ferrrooou!!!! Pri. Kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  24. Maiahh,

    voce fez meio milhao de perguntas que fiquei ate perdido, rsrsrs.

    VOu te dar uma dica básica: procure cortar o cabelo de 3/3 meses para limpar o corte, fuja da progressiva de formol e acido, hidrate o cabelo em casa semanalmente com base no CCB...

    Quanto ao DIreito nao sei a area, eu pretendo ser Promotor.

    ResponderExcluir
  25. Maiahh,

    e vai crescer, só siga os cuidados

    ResponderExcluir
  26. Kathyane Fernandes21 novembro, 2012

    Meu cabelo estava cheio de pontas duplas, cortei em um dia e no outro lá estavam elas novamente !!! è normal isso acontecer?? O que faço agora não quero cortar ele novamente!! tem como solucionar sem cortar???

    ResponderExcluir
  27. Fiz progressiva  a 3 meses a traz, de umas semanas pra ca vejo que meu cabelo st c quebrando, devo parar de fazer uso do secador e da chapinha? O q eu faço para solucionar o meu problema?

    ResponderExcluir
  28. Marlon , meu cabelo é castanho , virgem e levemente ondulado , uso chapinha frequentemente.mas ha cerca de 1 ano e meio fiz um corte com navalha nele todo,(fico todo desigual), e hoje , meu cabelo nao é o mesmo, ele sempre quebra e nunca se iguala no comprimento, e sempre se queima nas pontas, e se eu for cortar tudo pra igualar ,meu cabelo vai ficar no pescoço ,MAS EU NAO QEROOO , o que eeu faço ????

    ResponderExcluir
  29. Paloma,

    corte de pouco em pouco.

    ResponderExcluir
  30. Marlon! Está me dando desespero ver meu cabelo sem comprimento e acho que a sua página está me dando algumas luzes! Mas gostaria de uma ajuda mais específica. Faço relaxamento tem uns 15 anos e progressiva há mais ou menos 8, só na raiz. De 1 ano para cá, comecei a fazer progressiva no fio todo. O ano passado meu cabelo começou a ficar elástico e agora constatei que na verdade ele está quebrando e não "parando de crescer", como eu achava. Li suas matérias e vi a importância do cortar de tempo em tempo, hidratar, cauterizar. Será que só isso vai ajudar o meu cabelo a voltar a ser forte? E quais produtos devo usar? Shampoo, condicionador, creme de hidratação, leave in e silicone/reparador/pré escova-chapinha? Uso chapinha quase todos os dias pois gosto de fazer ondas, para não ficar muito lisa. Ultimamente tenho usado shampoo Phytoervas, creme de hidratação de Argan da Mac Paul e silicone defrizante e leave in eu nunca acerto a marca. Queria indicações, por favor, para saber que estou usando produtos corretos!!! Obrigada!!!! (fafabi.sanches@gmail.com)

    ResponderExcluir
  31. Fabiane,

    sh e cond Aminoacidos Marie Solti, defrizante nutri reparador MS tmb e Olio Marrochino Villa Vivace.

    ResponderExcluir
  32. Posso continuar fazendo relaxamento e progressiva apenas na raiz??
    OBrigadaaaa!

    ResponderExcluir
  33. Será que posso continuar fazendo relaxamento e progressiva na raiz??

    Obrigadaaaa!

    ResponderExcluir
  34. Isabel Souto26 março, 2013

    Marlon naum sei mais que eu faço pois o meu cabelo naum para di cair i esta começando a quebrar .. e as pontas estão totalmente quebrada o qui devi fazer?
    faço progressiva relaxamento e cauterização mas mesmo assim naum esta adiantando o q eu faço??
    estou com luzes será ki devo pintar di preto ki é a cor natural dele?

    ResponderExcluir
  35. Oi Marlon!! Fiz californiana no meu cabelo e agora as pontas estão saindo na minha mão! Estou desesperada porque estou noiva e logo tem meu casamento...Não queria cortar por causa do casamento..meu penteado será solto...O que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  36. Thais Olá sou visitante aqui no Blog.. mas me interessei em responder sua pergunta!
    faça hidratação na sua casa e de 15 em 15 dias uma reconstrução de fios no salão e uma vez por mes cauterização você vai ver bastante resultado! espero ter ajudado!

    Meu Blog:
    garotasfashionista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Isabel,

    um corte resolve para as pontas mas precisa de item força do CCB

    ResponderExcluir
  38. marlon meu cabelo tem raiz forte e pontas muito fracas,ja cortei mas quando cresce as pontas voltam a ficar o mesmo,o k eu faço?

    ResponderExcluir
  39. Thais,

    cortar um pouco, cauterizar a frio e usar item força do CCB

    ResponderExcluir
  40. oi, passei um alisante e deu inconpatibilidade de quimica meu cabelo saiu de bolo na minha mao agora esta todo quebrado e feio o que eu faço?

    ResponderExcluir
  41. Carla,

    corte regularmente. Abraço.

    ResponderExcluir
  42. Tatiane Oliveira25 maio, 2013

    Marlon, me ajude estou desesperada! Fiz relaxamento com Guanidina e o meu cabelo se quebrou, isso no início do ano passado. Parei com o relaxamento, porém continuei fazendo escova e prancha as quartas e domingos. Meu cabelo pareceu se recuperar, até que em novembro fiz uma progressiva a base de aminoácidos e meu cabelo ficou emborrachado. Quase entrei em desespero, dai comecei a fazer queratinização desde janeiro deste ano. Primeiro fiz com um intervalo de 15 dias, agora faço 1 mês sim e um mês não, e passei a cortar os fios a cada dois meses. E continuei fazendo a escova e a prancha, minha raiz inclusive tá enorme, com 4 dedos de comprimento. Só que de uns tempos para cá meu cabelo voltou a quebrar, eu uso roupa clara e fica aqueles pedacinhos de cabelo na minha roupa, sem contar que tá cheio de pontas duplas. Eu lavo meus cabelos com um shampoo de reconstrução e passo um creme de hidratação a base de broto de bambu (você deve saber qual é). Agora estou desesperada. Eu estou usando o leave-in, o defrizante, escovo e prancho meu cabelo nas quartas e domingos, mas não o que fazer mais, meu cabelo voltou a quebrar e tá horrível novamente. O que eu faço???????? Meu cabelo ja ta na altura do ombro do tanto q eu ja cortei... Não sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  43. Marlon meu cabelo tá muito crespo nas pontas e muito quebradiço e não cresce de jeito nem um .. o que eu FAÇO ??

    ResponderExcluir
  44. Oi Marlon,

    Como seria essa cauterização à frio?

    Bjsssssss!!!!!

    ResponderExcluir
  45. Marcinha Senna02 julho, 2013

    Olá Marlon!
    Olha, meu cabelo sempre enche de pontas duplas e quebra muito, nunca consigo deixá-lo crescer.
    Eu já usei muita química, depois cortei bastante e fiquei uns 3 ou 4 anos sem passar nada. No início do ano fiz um relaxamento somente na raíz e algumas mechas, no momento ele está cheio de pontas duplas, triplas... Algumas pontas aparecem no "meio" do fio, sem contar naqueles pontinhos brancos. O aspecto está horrível!

    Vou cortá-lo, com certeza! Mas, gostaria de saber de você o q fazer para ele crescer saudável?!? Bom, sempre hidrato e quando faço escova, não passo a prancha nas pontas, não entendo pq ele quebra tanto, e é sempre assim... Quando ele chega pouco abaixo do ombro eu sempre preciso cortar.

    Fui em um salão e o cabeleireiro disse que meu cabelo é sensível, que passei muito tempo sem cortar e também devido a química.

    Quero saber Marlon, se essa "quebra" pode ter alguma ligação a falta de alguma vitamina no organismo, ou apenas aos fatores diretamente ligado aos fios?! E, o que realmente posso fazer para acabar com esse mal.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  46. Marcinha Senna02 julho, 2013

    Olá Marlon!
    Olha, meu cabelo sempre enche de pontas duplas e quebra muito, nunca consigo deixá-lo crescer.
    Eu
    já usei muita química, depois cortei bastante e fiquei uns 3 ou 4 anos
    sem passar nada. No início do ano fiz um relaxamento somente na raíz e
    algumas mechas, no momento ele está cheio de pontas duplas, triplas...
    Algumas pontas aparecem no "meio" do fio, sem contar naqueles pontinhos
    brancos. O aspecto está horrível
    Vou cortá-lo, com certeza! Mas,
    gostaria de saber de você o q fazer para ele crescer saudável?!? Bom,
    sempre hidrato e quando faço escova, não passo a prancha nas pontas, não
    entendo pq ele quebra tanto, e é sempre assim... Quando ele chega pouco
    abaixo do ombro eu sempre preciso cortar.
    Fui em um salão e o cabeleireiro disse que meu cabelo é sensível, que passei muito tempo sem cortar e também devido a química.
    Quero
    saber Marlon, se essa "quebra" pode ter alguma ligação a falta de
    alguma vitamina no organismo, ou apenas aos fatores diretamente ligado
    aos fios?! E, o que realmente posso fazer para acabar com esse mal.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  47. Marcinha Senna02 julho, 2013

    Olá Marlon!
    Olha, meu cabelo sempre enche de pontas duplas e quebra muito, nunca consigo deixá-lo crescer.
    Eu
    já usei muita química, depois cortei bastante e fiquei uns 3 ou 4 anos
    sem passar nada. No início do ano fiz um relaxamento somente na raíz e
    algumas mechas, no momento ele está cheio de pontas duplas, triplas...
    Algumas pontas aparecem no "meio" do fio, sem contar naqueles pontinhos
    brancos. O aspecto está horrível!

    Vou cortá-lo, com certeza! Mas,
    gostaria de saber de você o q fazer para ele crescer saudável?!? Bom,
    sempre hidrato e quando faço escova, não passo a prancha nas pontas, não
    entendo pq ele quebra tanto, e é sempre assim... Quando ele chega pouco
    abaixo do ombro eu sempre preciso cortar.

    Fui em um salão e o cabeleireiro disse que meu cabelo é sensível, que passei muito tempo sem cortar e também devido a química.

    Quero
    saber Marlon, se essa "quebra" pode ter alguma ligação a falta de
    alguma vitamina no organismo, ou apenas aos fatores diretamente ligado
    aos fios?! E, o que realmente posso fazer para acabar com esse mal.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  48. Marcinha,

    nao tem nem como conversar se voce nao cortar o cabelo. Corte = crescimento saudavel.

    ResponderExcluir
  49. Marcinha,

    a quebra nao tem ligacao com falta de vitamina, e sim aos fatores externos.

    ResponderExcluir
  50. Estou fazendo o curso de cabeleireira e a minha instrutora
    não passou nenhuma informação dessa cauterização, descobrir
    aqui no blog, eu encontro esses produtos em lojas de cabeleireiros
    ou só com revendedor de produtos para salão?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  51. ester ribeiro25 setembro, 2013

    adorei as dicas......

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...