Postado dia 05 junho 2012

Cabelos Elasticos: Existe Solução?




Por sugestão da leitora Janaina Ribeiro resolvemos falar sobre tal assunto aqui no blog Cabelos E Sonhos. Você sabe o que é um cabelo elástico? Isso é bom ou ruim? Seu cabelo está assim e você quer saber como recuperá-lo?

Emborrachou?



Os cabelos elásticos são aqueles que normalmente ao passarem por uma química mal feita, seja ela de descoloração ou de relaxamento (sendo que ocorre em maior quantidade nessa última) ele acaba ficando de uma maneira que quando você estica ou penteia ele volta meio "amarrotado" com aspecto de "emborrachado".

Cabelo elástico e emborrachado é a mesma coisa.

O cabelo quando perde sua capacidade ou caracteristica denominada elasticidade acaba ficando o que definimos como "elástico", "emborrachado".

Se o seu cabelo chegou nesse nível então deve-se tomar muito mas muito cuidado com as ações mecânicas (pentear, escovar, amarrar...) pois estas acabam por forçar o fio de uma maneira que normalmente ele conseguiria mas estando assim ele irá se partir e com isso começa um grande problema, pois daí ele formará pontas duplas, trichoptilosis, e daí para a quebra constante é algo normal.

Para evitar os cabelos elásticos deve-se fazer químicas com quem realmente domina a técnica bem como saiba fazer uma correta anamnese dos fios em questão.

Mas se você já está com os cabelos assim então siga essas dicas para recuperá-los:
  • Corte: vocês já sabiam que eu iria falar isso! Mas é que o corte é a única maneira de cicatrizar os fios, corte as pontas somente;
  • Cauterize: se possível a frio pois os cabelos necessitam de fortalecimento no córtex e não somente na parte externa;
  • Defrizante: eu não indico escovar os fios até eles estarem mais fortes, contudo sabendo que a maioria não vai respeitar isso então use defrizantes térmicos para não comprometer ainda mais os fios;
  • Evite química: durante uns 3 meses pelo menos;
  • Limite-se: melhor estar com o cabelo do jeito que está do que arriscar uma química pra melhorar e ficar careca.

Se você chegou nessa situação é porque também não conhece nada de química então que tal conhecer um pouco mais:


Creio que com essas dicas básicas você poderá amenizar um pouco o desespero pelo que já aconteceu com seus fios.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.