Postado dia 25 julho 2012

Como Tirar o Frizz dos Cabelos


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Eu sempre digo para sugerirem matérias através da fan page no Facebook pois assim a sua dúvida pode ser a de muitas outras e eu irei fazer a matéria sendo uma sugestão que ainda não tenha aqui. E uma destas sugestões foi a de falar como acabar com o frizz do cabelo. Aqueles fiozinhos chatos que ficam para o alto parecendo que tomou um choque de 220V. Então vamos aprender agora.


Dicas para acabar com os fiozinhos chatos que insistem em ficar com frizz
Vai um reparador de pontas aí?

Como todos sabem (pelo menos as mulheres) frizz são aqueles fiozinhos chatinhos que insistem em ficar de mal do restante do cabelo. Eles ficam ali apontado para o alto como um foguete rumo à Lua ou Marte.

E você passa a mão, passa o pente, o pente de madeira, a escova e ahhhhhhhhhhhhhh!!!!! Morre de raiva!

Calme amiga, o problema é mais fácil de solucionar do julga nossa vã filosofia (estou fino hein!). Primeiramente é preciso saber que o friz se dá por repulsa de cargas. Isso mesmo, cargas. Negativa e positiva. Neste momente você já pensou naquela de os opostos se atraem. E é isso mesmo!

Mas os iguais se repelem. Então quando os fios estão demasiadamente com cargas iguais (negativas, ânions) elem tendem a se afastar, causando assim o frizz e consequentemente fios indo para a Lua (ok parei de fazer brincadeira!!).

Isso é a tal da eletricidade estática. E não obstante a isso eu já falei um pouco sobre essa questão em outra matéria, que se você ler você vai dominar de uma vez a questão de domar o frizz:


Agora que você já é fera em Física capilar, então vou dar algumas dicas para você resolver o problema do frizz antes mesmo dele aparecer ou mesmo que ele tenha aparecido você o elimine:

  1. A primeira coisa que você deve fazer é equilibrar as cargas do cabelo: e aqui uma ótima dica que eu dou é fazer uma escova que seja catiônica para dar positividade aos fios. A REDKEN tem uma que se chama Escova Catiônica Gloss que devolve a carga positiva para o cabelo fazendo o mesmo ficar alinhado;
  2. Use finalizadores cationizados: que podem ser em forma de silicone ou óleo. Assim os fios ficam mais disciplinados após o efeito da escova e são "domados", mas atençao: não adianta ficar passando reparador de pontas só para encharcar os fios e o frizz voltar depois;
  3. Hidrate o cabelo quinzenalmente com compostos refinados: aqui eu me refiro aos já conhecidos óleo de macadâmia, cera de candelila, óleo de abacate, óleo de côco, sendo que todos estes devem ser formulados de maneira que seus nutrientes sejam realmente muito pequenos e o PH das máscaras gire em torno de 4,5;
  4. Use sempre defrizantes termoativados: essa questão é um excelente pedida pois além de potencializar brilho e alisamento o defrizante termoativado faz com que o friz seja controlado;
  5. Se o cabelo for mais grosso invista em defrizantes próprios para alisar: estes possuem agentes que potencializam o alisamento fazendo com que o cabelo ao ser atingido pelo calor do secador também leve menos tempo em contato com o calor, assim evitando o dano mecânico e o frizz. E nesta questão eu bato palma para o Blown Away 09 da REDKEN e o Osis+ Slick da Schwarzkopf;
  6. Compre escovas e/ou pentes que sejam ionizados: (eu uso deste tipo para cortar) eles contribuem para não deixar os fios carregados negativamente.

Para não ficar uma matéria muito extensa numa próxima oportunidade, talvez a próxima matéria, eu vou falar dos meus defrizantes e óleos catiônicos contra frizz preferidos (claro que somente os que já usei).

E se você conhece alguma amiga que reclama desse probleminha que tal compartilhar essa matéria com ela pelo mail ou Facebook hein?

Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja Fã da nossa Página aqui ao lado!

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

24 COMENTÁRIOS:

  1. Vanessa Garcez25 julho, 2012

    Demais Marlon! Sempre ajudando muito. E você não está fino, É finíssimo ;D 

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? estava passeando aqui vendo uns blogs, me deparei com o seu, bom gostaria de saber se a escova progressiva portier fine é realmente boa ? e , relaxei meu cabelo tem 20 dias, mas meu cabelo esta com as pontas fracas vc acha que eu deveria fazer a progressiva, aguardo sua resposta , amei o blog. abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Marlon, tudo bem?
         Essa escova catiônica tem algo em sua composição que altere a estrutura do cabelo?
    Eu fiquei muito interessada nessa escova da Redken, porém meu cabelo é crespo e eu não quero alisá-lo.
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Aline;

    É um tipo de cauterizacao hidratacao.

    ResponderExcluir
  5. Rafaela

    Nao conheco nao indico.

    ResponderExcluir
  6. Patrícia Bacellar26 julho, 2012

    Olá Marlon, de curiosidade olhei seu perfil completo. Que bom que o Senhor Jesus te alcançou querido. Que ele continue abençoando cada vez mais a sua vida e sua casa. Um abraço. Ah, e pelo visto tu é da IURD. Perseguida, mas nunca destruida. Estamos na mesma fé.

    ResponderExcluir
  7. Patricia;

    O Senhor Jesus é a minha força e o meu refugio. Sou sim da IURD e por conta disso sempre haverá perseguiçoes mas temos o bom animo pois nao seremos destruidos.

    ResponderExcluir
  8. Lorena Ramalho26 julho, 2012

    Olá Marlon, sei que esse não é o espaço certo para tirar as minhas duvidas, mas não achei o seu e-mail para lhe perguntar o que queria.

    Eu estou a viver em Portugal e aqui não temos a mesma qualidade de produtos que temos Brasil para tratar as madeixas, até mesmo os produtos para alisar e fazer qualquer escova progressiva/inteligente é de origem brasileira!

    Pois bem, tenho o meu cabelo castanho médio acho eu, não é tão claro mais possui alguns tons meio dourado, alguns fios meio loiro, tenho a raiz lisa e já o resto do cabelo é um pouco ondulado, mais esse não é o meu problema. O meu cabelo é muito grande e tem um crescimento óptimo eu as vezes nem acho que é normal a forma que meu cabelo e unha crescem, ele é muito pesado e muito comprido eu tenho 1,62m de altura e meu cabelo esta mesmo em cima do bumbum, nunca coloquei química nele, a única coisa que faço é secar com o secador na altura do inverno e as vezes passar a chapinha mesmo na entrada no cabelo quase perto da testa que nessa região tenho uns fios que são meio enrrolados é um dos meus problemas é algo que dizem que não deveria me incomodar mais me incómoda mulheres, mais o meu problema mesmo é que o meu cabelo é muito volumoso, e gostaria de fazer algo em relação a isso. Procurei um óptimo salão que temos aqui, e o que eles me aconselharam era fazer uma progressiva, ia dar mais brilho ele ia ficar mais uniforme, mais arrumado e com menor volume, mais teria de fazer em 3 em 3 meses, como meu cabelo nunca levou química nenhuma tenho muito medo de fazer qualquer coisa, tipo ele tem volume mais prefiro ele com volume do que "estragado", eu li um artigo onde dizes que não estraga. E ele esta com pouco brilho, a água daqui e os shampoos também não são la grande coisa, há muito calcário na água no início quando vim pra cá fiquei com a cabeça cheia de feridas até me adaptar a água, como tem muito calcário não sei ate onde isso afecta os fios.

    A minha pergunta é, isso pode afectar a raiz e atrapalhar o crescimento do meu cabelo?
    Se eu fizer sempre a progressiva pode estragar?
    Uma hidratação já resolvia o meu problema?
    Como um profissional aconselha uma escova progressiva?
    Há algum meio alternativo?

    Atenciosamente
    Lorena

    ResponderExcluir
  9. Luana Schinberger27 julho, 2012

    Bom dia Marlon!
    Cada dia que venho aqui aprendo muita coisa contigo...sabe o que está falando ^^
    Os meus cabelos não sofrem muito com frizz \o/ isso é ótimo neam hehe mas sem duvidas nenhuma vou partilhar no face hehe
    Adorei Marlon, você arrebenta sempre!

    Abraços
    Luh

    http://luanaflordemulher.blogspot.com.br 

    ResponderExcluir
  10. Luana;

    O que arrebenta sao suas makes. E a da gueixa entao show.

    ResponderExcluir
  11. Lorena;

    Que bom que aí em Portugal gostam da gente.

    O calcario nao afectará o crescimento. Mas use shampoos hidratantes.
    A progressiva continua irá sim afectar o cabelo, formol ésta proibido no Brasil e ácidos afinam o fio.
    Voce deve fazer hidractacoes quinzenais ou mensais.
    Eu aconselho a progressiva quando a pessoa nao quer uma quimica e é muito cuidadosa com os fios e necessita reduzir um volume grande.
    Um meio alternativo seria secar os cabelos com defrizante termico pois ele ajuda e deixar o fio mais liso.

    ResponderExcluir
  12. ahhh meu cabelo ressekou que merdah!

    ResponderExcluir
  13. Larissa Navarro04 janeiro, 2013

    Eu estou usando a Uno a uno da villa vivace olio marocchino, não vejo a hora de estar livre desses fiozinho que ficam apontando pra lua AAAAAA

    ResponderExcluir
  14. Marlon eu posso tirar o frizz do meu cabelo em casa ?
    bom se tiver entra no meu face yndielicandido@hotmail.com e me diz se da obrigada !

    ResponderExcluir
  15. Juliane Alves28 julho, 2013

    Frizz é uma das coisas q mais me incomodaaa, aff!!! Além do volume né :/ faz parecer q meu cabelo é super mal cuidado e regaçado, mas ñ é :( Agr estou investindo em ceramidas, óleo de argan e macadâmia, tentando seguir o CCB :D

    Há algo mais q eu possa fazer, Marlon?

    ResponderExcluir
  16. Juliane,

    cauterizacao a frio anti frizz.

    ResponderExcluir
  17. Oi, estou pensando em fazer algum tratamento para acabar com o volume e o frizz do meu cabelo, ele é cacheado, mas o escovo semanalmente e prancho muitas vezes, ele tem luzes e me indicaram dar selagem ou plástica capilar...
    qual eu faço dos dois? você me indicaria um outro melhor?

    ResponderExcluir
  18. Celivalda Vasconcelos14 outubro, 2013

    Oi Marlon, amei seu blog devorei cada informação que você passou para seus leitores(que passarei a fazer parte com prazer), me ajudou muito. Mas por favor, como posso diminuir o volume de um cabelo crespo e fino de uma criança de 10 anos não quero usar quimica o que fazer???? GRATA!!

    ResponderExcluir
  19. Fabiana Signorelli30 outubro, 2013

    Olá Marlon, gosto muito do seu blog e de todas as matérias publicadas, sou profissional a mais ou menos uns cinco anos, e o que eu mais adimiro em você é a sua honestidade e isso só se reconhece em uma pessoa que serve fielmente a Deus. Mas gostaria muito de sua ajuda em questão de produtos da Redken, moro no triangulo mineiro, Ituiutaba, e aqui não vem representantes da marca e queria muito trabalhar com a cauterização a frio da Redken, já trabalho com L'oreal, mas vc disse que a Redken é melhor, portanto eu confio, já que tudo que vc tem ensinado eu venho aplicando no meu dia a dia no salão e tem dado muito resultado, e divulgo muito seu blog com colegas profissionais, visto que aqui é muito dificil bons aperfeiçoamentos. Todos os anos procuro fazer um bom curso de aperfeiçoamento fora quem sabe 2014 eu consiga ir a BH? Se for da vontade de Deus estrarei em contato com vc. Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Fabiana, me mande um email com o assunto " ESPECIALISTA" e fale isso que te mandarei o contato e como fazer.

    ResponderExcluir
  21. Gabriella Werneck14 maio, 2014

    Olá Marlon, a escova catiônica tem alguma quimica que alisa o cabelo? Ou depende da marca? Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Gabriella, a unica que conheço é da Redken e nao alisa.

    ResponderExcluir
  23. Eugênia Ferreira07 julho, 2014

    Oi Marlon, tenho uma escova rotativa, meu cabelo é bem fino, uso regularmente mas não dura nada o efeito da escova, tens alguma dica? Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Ana Amélia Falcão12 agosto, 2014

    A Escova Catiônica da Redken faz algum mal a saúde? O processo envolve fazer escova? E o que é Pente inizado e Defrisante termoativo? Como eu vou saber o pH do produto se na embalagem não vem? Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...