Postado dia 29 agosto 2012

Diferenca Entre Cauterizacao Quente e a Frio


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Como tem sido grande a busca entre diferenças então resolvi falar sobre as diferenças básicas entre a cauterização à quente e a cauterização a frio. Você sabe quais? Se não sabe ainda então que tal conferir?


Entra numa fria ou numa quente?


A cauterização é um procedimento que visa tratar o fio em sua totalidade ou seja, de dentro para fora, córtex e cutículas.

Ela se diferencia da hidratação pois a hidratação como o nome propriamente diz visa a repor água perdida pelo fio ou que necessita para que fique em boas condições.

Já a cauterização que em sentido estrito quer dizer mudar algo por meio ou através de meio enérgico, não visa somente repor água mas também nutrientes que o fio possa ter perdido como lipídeos, proteínas, aminoácidos e etc...

Se você gostaria de ficar por dentro de assuntos interessantes sobre cabelos então assine nosso FEED e receba em seu email uma matéria sempre que a postarmos aqui no blog, mas não se esqueça de confirmar sua inscrição através do seu email de cadastro.

Lembro que falando sobre tratamentos capilares em uma série que fiz logo no início do blog eu falei sobre o que é a cauterização de uma forma geral e sobre a diferença entre cauterizaçao e progressiva, e se você gostaria de saber um pouco mais então leia:


Dentro da cauterização existem 2 tipos: a cauterização a quente e a cauterização a frio.

A cauterização a quente normalmente privilegia a queratina como maior proteína de reposição. Ela visa devolver queratina ao fio se utilizando de um meio enérgico que é a chapinha para fazer com que as moléculas de queratina se estruturem dentro dos fios e repondo a proteína na haste pilar.

A cauterização a frio privilegia normalmente os aminoácidos como maior nutriente de reposição no fio. Tais aminoácidos podem ser a leucina, a isoleucina, a valina, arginina dentre vários outros.

Outro fator importante é que a cauterização a frio leva esse nome porque ela não privilegia a queratina que para ter um efeito precisa de sofrer elevação de temperatura.

A frio utiliza, como meio enérgico de repor o seu elemento transportado, um selante de PH normalmente 3,5 para fios ressecados e tratados quimicamente e um outro selante de PH de no máximo 5,5 para cabelos virgens a secos.

Esse selante normalmente vem em spray e é aplicado após a carga de aminoácidos ou de açucares especiais (tinha me esquecido deste outro elemento).

O que não pode ser confundido é algumas coisas que vejo por aí como marcas vendendo cauterização a frio com queratina. Isso não cola, pois como já disse a vocês a queratina para ter EFEITO precisa ser aquecida por um meio enérgico QUE É A CHAPINHA.

Agora que vocês já sabem a diferença entre uma e outra fica a critério de vocês a escolha. A minha escolha? Eu 99% das vezes vou de cauterização a frio, e não por que eu ache bonitinha ou mais simples de fazer, pelo contrário, a frio normalmente é personalizada e tem que ter conhecimento para anamnese capilar precisa.

A pergunta que deixo para você responder abaixo é: já fez cauterização a frio alguma vez? Se já fez qual foi a experiência em relação à quente e qual o resultado mais agradou?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

83 COMENTÁRIOS:

  1. Mary_morena_feliz2629 agosto, 2012

    OI, mei cabelo esta muito quebrado, ele crece e quebra no comprimento assim como vc ja explicou em outras postagens, Eu posso intercalar fazendo as duas quente e fria  no meu cabelo

    ResponderExcluir
  2. A Seda possui uma mascara de cauterização a frio, o que vc acha?

    ResponderExcluir
  3. A Seda possui uma mascara de cauterização a frio, o que vc acha?

    ResponderExcluir
  4. Claudinhajornal29 agosto, 2012

    Quem tem progressiva pode fazer cauterização a frio? Qual vc indica, Marlon?

    Bjocas

    ResponderExcluir
  5. OLA MARLON TUDO BEM DESDE JA TE PREVILEGIO PELO SEU SUCESSO E Q DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO, QUERIA SABER SE A CAUTERIZAÇAO A FRIO Q VC DIZ É SEM QUERATINA NÉ...
    TENHO DUVIDAS ENTRE CAUTERIZAÇÃO RECONSTRUÇÃO E RESTAURAÇÃO VC PODE ME EXPLICAR..DESDE JA MUITOO OBRIGADA ABRAÇOS..

    ResponderExcluir
  6. OI MARLON NO CASO QUAIS TIPOS DE CABELOS ( SECOS ,RESSECADOS ,LUZES EM GERAL QUIMICAMENTE TRATADO) PODE SE FAZER A CAUTERIZAÇÃO A FRIO OU A QUENTE, QUAL VC INDICARIA... OBRIGADA

    ResponderExcluir
  7. m eu querido e amado, adoro vc, porque é aprendido muito todas as explicacoes que vc da, sao precisas e claras, parabens!...bom eu moro no Chile, e gostaria muito caso vc possa, me dar uma explicacao. a respeito de Cauterizacao, (comprei a cauterizacao da Cadiveu Brasil cacau), mas somente  a cauterizacao, porem nao sei como usar.. comprei erradamente, e sao 4 litros, entao meu querido como posso fazer utilizar este produto, nas minha clientes (e nao levar um preju redondo), é só isso, aguardo resposta um beijao grandao no seu coracao.        Nellla.

    ResponderExcluir
  8. oi Marlon, meu primeiro comentário no blog (será que vou ter resposta? rs) queria uma ajuda... meu cabelo tem mechas, mas queria clarear mais, tbm tem progressiva há mais de 3 meses... existe algum produto (greme, gel, oleo, defrizante...sei lá) que eu possa usar ANTES de descolorir pra reduzir os danos? e pra evitar que meu cabelo quebre, eu devo fazer a cauterização a quente ou a frio ANTES ou DEPOIS de descolorir? ou devo fazer antes E depois? me indica algum produto pra evitar que fiquem elásticos? ajuda eu please. Bjus

    ResponderExcluir
  9. ola marlon,eu faço relaxamento no meu cabelo eu mesma em casa eu uso amacihaira base de guanidina,so que meu cabelo não esta ficando liso,eu gostaria que você me indique um alisante que irá alisar meu cabelo,e que eu consiga eu mesma passa o alisante no meu cabelo.Amei o seu blog espero sua resposta .vivi!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Claudinhajornal03 setembro, 2012

    Marlon, vou deixar outra pergunta. Se eu fizer reconstruções antes da progressiva GHair da Inoar, meu cabelo pode quebrar por excesso de queratina? Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Priscila Chi03 setembro, 2012

    como faz cauterização a frio?

    ResponderExcluir
  12. Mary_morena,

    prefira somente a fria nesse caso.

    ResponderExcluir
  13. Claudinhajornal,

    eu gosto da CF da Redken

    ResponderExcluir
  14. Kase_one,

    foi cauterizacao ou escova progressiva que voce comprou? Veja bem. Se foi cauterizacao entao tem passo a passo no produto.

    ResponderExcluir
  15. Bia,

    produto para evitar? Nao. Faça cauterizacao a frio antes e depois. Produtos para nao ficar elastico? R: nao fazer quimica alem do que o fio aguenta!

    ResponderExcluir
  16. Vivi,

    jamais vou indicar produto de alisar. Nao conheco seu cabelo pessoalmente,seria irresponsavel.

    ResponderExcluir
  17. Marlon qual a diferenaça de "selagem" para "cauterização"?

    ResponderExcluir
  18. estou conhecendo tudo agora...Parabens pelo trabalho ...Gostei muito do Blogue!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. OLA MARLON SERA Q VC PODERIA RESPONDER MINHA PERGUNTA Q ESTA LA EM CIMA DESDE JA MUITOOO OBRIGADAHHH,,FIKE COM DEUS.JULIANA

    ResponderExcluir
  20. Gabia9,

    cauterização é tratamento e selagem é progressiva.

    ResponderExcluir
  21. Edilainealmeida17 setembro, 2012

    Ola !
    Gostaria de saber se depois de um corte quimico vc indica a cauterização fria ou quente?
    Qual resolveria mais rapido?
    e quantas

    ResponderExcluir
  22. Edilaine,

    a frio. Nao preocupe com tempo. Quantas forem necessarias.

    ResponderExcluir
  23. Carinimatias27 setembro, 2012

    faço relaxamento de tres em tres meses com hair life e quero deixar meus cabelos crescerem mais mas ficam  com pontas duplas e com frizz acerto as ponrtas a cada tres meses o que faço?

    ResponderExcluir
  24. Carini,

    respondida em outro post.

    ResponderExcluir
  25. para mim recuperar o cabelo quebradiço por relaxamento eu tenho q ficar 6 meses trantando certo ,minha pergunta é eu nao posso usar nem a escova inteligente (com formol) valeu bjos 

    ResponderExcluir
  26. Ana Paula,

    formol esta proibido.

    ResponderExcluir
  27. Na verdadde nunca fiz cauterização a frio, quando faço a quente sinto que o cabelo ganha mais peso já a outra não posso opinar pois não conheço. 

    ResponderExcluir
  28. Sumellody,

    convido-a a aconhecer, vai gostar.

    ResponderExcluir
  29. Como fazer cauterização a frio?

    ResponderExcluir
  30. Fabiana,

    depende de cada marca.

    ResponderExcluir
  31. gostaria de saber mais sobre esse selante,por favor...

    ResponderExcluir
  32. francinegoulart22 novembro, 2012

    oi Marlon ,olha eu aqui de novo,tem sido q de grande ajuda  as suas dicas para os meus cabelos ,então vou começar fazer essa cauterização a frio mas pode ser feito em  casa , pq agora fico com medo de deixar qualquer pessoa por as mão no meus cabelos,depois do estrago ,com corte quimico , tenho seguido suas dicas e sta melhorando meu cabelo,só q como esta muito curto e qundo falo curto  é curto mesmo  ums 4 dedos de cumprimento ,será q dá pra fazer .

    ResponderExcluir
  33. Francine,

    voce nao vai encontrar produtos pra fazer em casa.

    ResponderExcluir
  34. bianca eleotero04 dezembro, 2012

    Gostaria de saber se a cauterização quente danifica o cabelo pelo uso da chapinha, quando fiz a fria no salão perguntei ql a diferença e ela disse apenas que a quente poderia fazer mal e a fria era mais indicada

    ResponderExcluir
  35. Porque a quente quase nunca é indicada Marlon?! Quanto custa a da redken no salao onde vc trabalha? Thanks!

    ResponderExcluir
  36. Parabéns! Dicas ótimas!

    ResponderExcluir
  37. Olá Marlon, começei a ler as matérias de seu blog e estou gostando e aprendendo muito, parabéns! A minha dúvida é a seguinte: Quando vc fala em cauterização a frio, é o mesmo que reconstrução? Se não, qual a diferença?

    ResponderExcluir
  38. Viviane,

    a cauterizacao reconstroi mas sao procedimentos diferentes, pois a reconstrucao nao cauteriza.

    ResponderExcluir
  39. Olá, o que vc acha da
    Alfaparf Midollo Bamboo Cauterização a Frio?

    ResponderExcluir
  40. Olá td bem? Vc tem alguma marca profissional de cauterização a frio para indicar. Obrigada

    ResponderExcluir
  41. Olá Marlon!
    Depois de detonar meu cabelo com luzes estive olhando seus comentarios e vi q não deveria ter refeito as luzes, meu cabelo estava frágil e poroso na hora ele partiu e ficou com aqueles fios transparentes, quebrando. Gostaria de saber se eu posso usar a cauterização da midollo bamboo a frio? ele ta muito fino, ouvir dizer q cabalos finos não é legal utilizar. Por favor me socorra!!! Que linha posso utilizar? Qual vc recomendaria? só tem 4 dias q refiz as luzes e ta horrível... Preciso recupera-los.
    Salvador-Ba

    ResponderExcluir
  42. oi, eu fiz escova no meu cabelo e ele era bem cacheado, agora cresce meio fino/ liso e aind seco, cresce bem diferente de antes, como faço pra ele voltar a ser como antes??

    ResponderExcluir
  43. isabelly mayra honorato17 março, 2013

    marlon me indica o produto para cauterização??? bjus

    ResponderExcluir
  44. Marlon aqui onde eu moro não tem cauterização a fio, já fui em vários salões perguntar e nada... posso fazer a quente mesmo ou é melhor não fazer nenhuma? faço relaxamento no meu cabelo e ele está bem fraco... oq eu faço?

    ResponderExcluir
  45. oi Marlon tudo bem ? Vou fazer uma cauterização a quente, minha cabeleireira só trabalha com essa, será que pode prejudicar em vez de ajudar ? Faço progressiva de 3 em 3 meses e ja está na hora de fazer outra depois de quanto tempo da cauterização posso fazer a progressiva ? Abs e obrigada !

    ResponderExcluir
  46. Catie,

    pegue o dinheiro e invista em produtos. Dica: linha Argan Marie Solti e Olio Marrochino da Villa Vivace

    ResponderExcluir
  47. Priscila,

    eu nao faria a quente. Compraria bons produtos para tratar em casa ao inves disso.

    ResponderExcluir
  48. Catia,

    eu tenho indicado as que estao la em cima em Produtos

    ResponderExcluir
  49. Isabelly,

    cauterizacao so no salao ok

    ResponderExcluir
  50. OI MARLON,FAÇO RELAXAMENTO MEUS CABELOS QUEBRA MUITO NAO SEI MAIS O QUE FAZER ME AJUDE COM SUAS DICAS.....

    ResponderExcluir
  51. olá Marlon como vai? Acabo de ler essa matéria sobre cauterização e entendo q com situação que está o meu cabelo, requer a cauterização a frio, gostaria de saber se vc pode indicar os produtos certos para eu fazer essa cauterização em casa, desde já agradeço..Deus abençoe vc e sua família!!

    ResponderExcluir
  52. Bia,

    as dicas estao no blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  53. Olá Marlon, sou cabeleireiro recém formado e estou curtindo muito o blog e implantando várias técnicas aqui colocadas!

    Não sei se é ignorância da minha parte, mas essa cauterização à frio é feita por meio de máscaras com esses aminoácidos? Tem que se abrir as cutículas para transportar os aminoácidos para dentro dos fios?

    ResponderExcluir
  54. Claudio,

    tem mascaras tambem, mas tem selante, tem shakes, alem dos shampoos proprios.

    ResponderExcluir
  55. Olá meu cabelo é relaxado com sodio e quando fiz cauterização a frio, percebi que o produto (sódio) saiumais rapido do cabelo, a raiz cresceu mais rapido. Pode acontecer?

    ResponderExcluir
  56. Cristiane Abreu01 agosto, 2013

    Ai, meu Deus! PRECISO ir à BH visitar seu salão! Ninguém faz cauterização a frio no Rio!!

    ResponderExcluir
  57. Cristiane Abreu03 agosto, 2013

    Finalmente achei um salão que trabalha com a cauterização da Redken!! Quase chorei! E é perto da minha casa!! Quem está com dificuldades de encontrar, entra no site da Redken e tem uma ferramenta de busca... Boa sorte!

    ResponderExcluir
  58. Vanessa,

    só se o relaxamento for mal feito. Pode acontecer de hidratar muito tmb...

    ResponderExcluir
  59. Cristiane, qual o preço que eles cobram?

    ResponderExcluir
  60. Marlon em que tipo de recipiente é feita a mistura dos shots?

    ResponderExcluir
  61. marlon eu quero fazer a cauterizaçao a frio em casa eu poso quais produtos voce me aconselha comprar

    ResponderExcluir
  62. marlon amei seu blog desejo muitos sucessos parabens

    ResponderExcluir
  63. Raquel Wanderley30 agosto, 2013

    Faz sim gata. eh soh procurar direito. Se for em salão de shpping, todos fazem. O problema num é onde faz e sim se vc pode pagar. Aki são todos muito caros.

    ResponderExcluir
  64. monteirobastos@live.com04 setembro, 2013

    Marlon acabei de entrar no blog e adoreiiiiiiiiiiii..é tudo que eu estava procurando, tenho Rigen, Real Cream e uma queratina em gel da Solei em casa, fiz luzes hoje e queria ir tratando em casa, pode-se fazer uma cauterização com esses produtos? Caso não, qual seria uma boa forma de usá-los. Beijos e muito obrigado. Eliane

    ResponderExcluir
  65. Marlon gostaria de saber se a Nanocristalização é boa, se é progressiva, se prejudica? Obrigada!

    ResponderExcluir
  66. Eliana Cristina10 outubro, 2013

    Oi Marlon, fico feliz de saber que existem profissionais realmente capacitados, quando eu me formar quero ser assim, estou fazendo um curso na minha cidade, pela prefeitura, que deixa muito a desejar. Pretendo fazer um curso no Instituto Lóreal. Fiquei com uma dúvida, quanto as cauterizações, se fizer cauterização a frio não vai ficar faltando queratina pra repor no fio? Espero que me responda, beijos.

    ResponderExcluir
  67. Ariane Rodrigues Ribeiro22 outubro, 2013

    Meu cabelo sofreu muito, fazia relaxamento, utilizava a chapinha de uma maneira incorreta pois não usa protetor térmico, demorava para cortar...Enfim, este ano resolvi, não fiz mais relaxamento porque quero que ele fique natural novamente.Utilizo com menos frequência a chapinha, e de maneira correta. Pretendo fazer cauterização, mas queria saber, se eu fizer, meu cabelo continuara natural ainda né?

    ResponderExcluir
  68. Luciana Pereira07 novembro, 2013

    Mas qual a diferença entre cauterização e reconstrução então?

    ResponderExcluir
  69. Luana Rocha olá marlon boa tarde! sou recém formada, e gostaria de saber se a cauterizacao
    da mairibel deve ser feita a frio ou a quente pois no rotulo nao informa!
    muito obrigado! estou aprendendo muito com suas dicas!!!

    ResponderExcluir
  70. olá boa tarde! marlon eu gostaria de saber se a cauterizacao da mairibel deve ser feita a quente ou a frio???
    e gostaria de saber também se é boa a linha da mairibel??? pois vc é um profissional, e eu recem formada!
    obg! estou aprendendo muito com vc!!!

    ResponderExcluir
  71. Rosana Menezes16 fevereiro, 2014

    eu já fiz 8 vezes a cauterização à quente, e, para ser franca, odiei, pois detesto o uso da piastra no meu cabelo, a sensação é de que vão fazer um mixto na minha cabeça....qto a cauterização à frio, estou fazendo , com o meu profissional de 15/15 dias, devido a porosidade das minhas madeixas....mas, até agora , não estou vendo nenhum resultado, eu faço com o tratamento da Lóreal Repair em uma quinzena, e com a linha KPak da Joico...não sei se é porcausa dos fios estarem maltratados, e, olha que faço umectação 2x na semana e hidratação semanal....meus cabelos são louros e com californianas.... Por enquanto, Marlon, estou achando a mesma coisa....melhora na hora que faço, só que meus cabelos tem síndrome da bela adormecida ( de um dia para o outro, estão uma negação)...fiz o corte até a altura do pescoço, mas tenho que pintá-los quinzenalmente por causa de uns fios que teimam em nascer brancos...não sei se é por isso tb, que ainda não consigo enxergar a luz....faço tb tratamento dermatológico para auxiliar com o ressecamento....pergunto= onde estou errando?. preciso raspar a cabeça?, qdo me vejo no espelho tenho vontade de chorar, estou sentindo que piora a cada dia....dê-me uma luz!

    ResponderExcluir
  72. Vanessa Alves16 fevereiro, 2014

    Gostaria de saber o seguinte estou fazendo cauterização a frio em uma cliente, e ela insiste para que u passe a chapinha no final do processo para deixar o cabelo liso , pode passar a chapinha vai prejudicar o tratamento?

    Vanessa Alves

    ResponderExcluir
  73. Flávia Asniv Sivzatian05 abril, 2014

    Oi Bruno. Já fiz as 2 e pelo menos onde fiz, nao vi resultado algum na cauterizacao a frio.. já a quente deixou meu cabelo super sedoso, com brilho e mais fácil de escovar.
    Agora se puder me ajudar, tenho cabelos volumosos demais, mechas loiras e pontas secas, qual tratamento vc indica para reduzir o volume? Pensei em exoplastia e li sobre mtas pessoas q amaram, mas depois de ler seu post fiquei c medo de estragar mais.. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  74. GenevieEve Maia13 julho, 2014

    Marlon gostaria de saber se o tratamento da linha expert - fiberceutic da L´oréal professional (injeção molecular) poderia ser considerado como uma cauterização a frio tmb?

    ResponderExcluir
  75. Cristina Rocha24 julho, 2014

    Marlon tenho feito luzes a um ano e para tratar fui enganada, fazendo o botox que nada mais era de uma progressiva, e hj meu cabelo se encontra como vc menciona fino cheio de pontas e embaraçando a cada ventinho um horror antes ele era volumoso ai fiz muitas progressivas mas quando vi ele ficando quebradiço e fino decidi nao mais fazer a progressiva e optei pelo tratamento errado botox, sempre pintei os cabelos e hoje aparece muito mais cabelos brancos por isso optei por luzes, li na sua materia que o melhor agora seria a cauterização...mas qual seria mais indicada no meu caso quente ou fria??

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...