Postado dia 20 agosto 2012

O Que é Canície Capilar?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Algumas pessoas sabem o que significa o termo acima e outras não, eu diria que a maioria não. Então para que você leitor aprenda um pouco mais sobre as questões capilares então vamos falar sobre mais um assunto que muita gente gostaria de saber: a canície capilar.

Dizem que a canície faz bem para homens...


 
Lembro que quando comecei a fazer o meu primeiro curso de cabeleireiro peguei a apostila pra estudar e fiquei apavorado. Onde fiz curso na época era extremamente rígido e no final tinha prova prática e escrita e se não tirasse a média nos dois não pegava diploma mesmo.

Quando comecei a ler sobre Trichorrexis Nodosa, Trichopitylosis, Trichoclase, Canície eu pensei: isso aqui não é pra mim!

Mas eu tenho uma coisa comigo: o desafio me incita. E foi assim que tudo começou. E se você gostaria de saber muito mais sobre cabelos e estar sempre em dia então assine nosso FEED, confirme no seu email e receba sempre as matérias atualizadas.

A canície capilar é o estado de embranquecimento do fio. Não é simplesmente um fiozinho branco, mas sim um estado total de fio branco.

Aquele que o cérebro ao perceber a menor produção de melanina para o fio começa a enviar comandos para que seja produzido mais queratina naquele fio afim de protegê-lo.

Com isso o fio vai ficando mais grosso e consequentemente mais difícil de ser coberto. Claro que em um dado momento o cérebro para de enviar essa informação ao organismo, mas aí o fio já está mais queratinizado.

Isso é um problema porque o fio pode ficar até 4x mais grosso e resistente à produtos, o que dificulta a penetração das tinturas fazendo com que  fio seja mais difícil de ser coberto com a tintura.

Eu já falei sobre como fazer tintura em cabelos brancos e também falei como fazer tintura em cabelos com canície aplicando a mordaçagem, veja:


Portanto se você é uma daquelas pessoas que tem fios brancos e sempre que você faz um coloração não fica legal, ou não cobre direito então seu estado de canície é absoluto.

Para isso eu sugiro que leia as matérias acima, e se for necessário até fale com seu cabeleireiro que não consegue cobrir seus brancos para ler também.

Eu já estou com alguns fios brancos. Mas não me incomodo, afinal de contas dizem por aí que homem grisalho fica charmoso. Bom, e é verdade não sei, mas que os grisalhos em mim venham só daqui uns 25 anos, rs.

A pergunta que deixo para você responder abaixo é: você já está em um estado de canície difícil de cobrir com tinta ou conhece alguém assim? Já passou dificuldade para cobrir um cabelo com canície de alguém?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.