Postado dia 06 agosto 2012

Posso Fazer Luzes e Depois Progressiva?




Essa era uma matéria que eu tinha pensado em fazer um bom tempo atrás mas por acreditar que com a proibição do formol as progressivas iriam cair então deixei passar. Mas como muita gente pergunta justamente como o nome da matéria então resolvi falar um pouco sobre esta questão.


Os 2 cabelos foram feitos por mim
(post atualizado em 30/06/2020)

A questão é algo tão comum quanto se pode ser feito escova no dia da hidratação. Mas muita gente tem dúvidas em relação à isso, inclusive cabeleireiros.

Portanto colegas profissionais e amantes dos cabelos vou fazer algumas considerações antes de dar a resposta, afinal gosto que vocês raciocinem e aprendam para não ficar na mão de ninguém.

Aproveite e siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.


A progressiva com formol (que foi proibido há anos pela ANVISA como agente alisante) sela os fios por fora criando assim uma película que impede a entrada de produtos.

As progressivas atuais feitas à base de ácidos dos mais variados, que alguns confundem e acabam chamando de  carbocisteína, acaba por afinar o fio mas sem deixar aquela película quase que plastificável que era o formol.

Eu já falei bastante de progressiva com formol e das atuais, veja só:


Mas em relação a fazer uma outra química no dia da progressiva a resposta é NÃO. Não deve ser feito mistura de progressiva e loiro. Afinal se faz tintura e mechas em um mesmo dia, mas são químicas com PH compatíveis.

Quando escrevi essa matéria, alguns anos atrás, eu dizia que poderia ser feito a escova progressiva e as luzes desde que as luzes fossem feitas primeiro.

E isso eu dizia porque naquela época a maior parte das escovas progressivas feitas no mercado, que até eu mesmo fazia, eram aquelas primeiras que levavam formol, água e queratina basicamente.


Não que essa fórmula seja uma fórmula simples, nada disso. Mas o cabelo não dava tanto problema porque as chapinhas eram menos quentes, menos potentes, os produtos eram na base do "artesanal" e por aí ia...


O fato é que quando escrevi isso era 2012, os anos passaram, as químicas mudaram, e pra pior. Pelo menos para o lado das progressivas, que hoje são ácidas (glioxílico, tanino, etc...) embora a parte das colorações melhoraram muito.


Mas ser loira e depender de escova progressiva/alisamento é certeza de cabelo com problema. Isso eu tenho visto muito nas ADOs (Avaliação Detalhada On-line) que tenho feito. As pessoas estão com os cabelos detonadíssimos. Por isso eu parei com essa prática já fazem alguns anos, e resolvi atualizar as matérias do blog.

E se você está pensando em pedir uma indicação de progressiva então leia essa matéria:


Portanto se você pensa em fazer luzes e progressiva saiba de uma coisa: a incompatibilidade entre essas duas químicas é alta, a rejeição e/ou resistência do cabelo será afetada e no final seu fio além de fino ficará quebradiço.

Anos atrás não era bem assim, mas como eu disse acima, as coisas mudaram. A industria mudou. E o que mais tenho visto são cabelos loiros que após fazerem as escovas progressivas acabam ficando alaranjados/amarelados.


E isso se dá basicamente por uma reação chamada de Reação de Maillard, que não irei entrar em detalhes aqui pois tem na wikipédia e em sites de escola pra você ler com mais calma e entender melhor.


Fato é que essa mistura pode ser muitíssimo prejudicial para os fios, como eu disse, tenho visto isso nas avaliações que chegam até mim.


Inclusive eu entrei um pouco mais nesse assunto em um vídeo que fiz para o canal do Youtube, que vou deixar aqui em baixo pra você tá. Basta você clicar para poder assistir e entender um pouco mais.


Ah, se você chegar no vídeo indo daqui do blog, deixa seu comentário lá falando isso ok. Tá aqui em baixo:




*Este post foi atualizado em 30/06/2020



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.