8 Posso Fazer Luzes e Depois Progressiva? - Cabelos E Sonhos

Postado dia 06 agosto 2012

Posso Fazer Luzes e Depois Progressiva?




Essa era uma matéria que eu tinha pensado em fazer um bom tempo atrás mas por acreditar que com a proibição do formol as progressivas iriam cair então deixei passar. Mas como muita gente pergunta justamente como o nome da matéria então resolvi falar um pouco sobre esta questão? 

Então pode ou não pode?


Haja cabelo....

A questão é algo tão comum quanto se pode ser feito escova no dia da hidratação. Mas muita gente tem dúvidas em relação à isso, inclusive cabeleireiros.

Portanto colegas profissionais e amantes dos cabelos vou fazer algumas considerações antes de dar a resposta, afinal gosto que vocês raciocinem e aprendam para não ficar na mão de ninguém.

Aproveite e siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.

A progressiva com formol (que está proibido) sela os fios por fora criando assim uma película que impede a entrada de produtos.

As progressivas atuais feitas à base de ácidos dos mais variados sem contar na carbocisteína, na sericina e em outros componentes em sua maioria acaba por afinar o fio mas sem deixar aquela película plastificável que era o formol.

Eu já falei bastante de progressiva com formol e das atuais, veja só:


Mas em relação a fazer uma outra química no dia da progressiva a resposta é SIM. Pode ser feito sim. Afinal não se faz tintura e mechas em um mesmo dia?

A diferença é que quando o formol ainda era permitido pela ANVISA no Brasil o que eu indicava era que as pessoas fizessem as luzes antes e depois a progressiva. Isso porque o formol formava uma espécie de "film" no fio que depois para retirar levavam-se dias e dias. Assim o produto não penetrava e acabava por danificar o fio.

Outra coisa a destacar é que quando fazia este procedimento eu obrigava (isso mesmo, obrigava) as pessoas hidratarem os fios antes de fazerem a progressiva com formol bem como fazer pós química após as luzes/mechas.

Hoje em relação às progressivas atuais, em sua maioria à base de ácidos, o que indico (afinal eu não sou burro e sei que muita gente faz progressiva) é que seja feito o trabalho de luzes/mechas antes da progressiva.

Isso porque o fio com as luzes acaba se dilatando muito e posteriormente a progressiva acaba por reduzir o tamanho do fio, porque é ácida e as luzes alcalinas.

E se você está pensando em pedir uma indicação de progressiva então leia essa matéria:


Portanto se você pensa em fazer luzes e progressiva saiba de uma coisa: faça as luzes antes, ainda que no mesmo dia. Assim você dá menos chance a erros.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca. Presta consultoria para empresas e profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...