Postado dia 02 novembro 2012

Finalizadores Cationizados Ajudam os Fios




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Hoje tenho pra falar para vocês algo sobre a finalização de cabelos. Tanto faz se os fios são finalizados ainda úmidos ou secos, sejam escovados ou mesmo tendo sido secos ao natural.

E aqueles fiozinhos chatinhos que ficam apontando pra lua? Não dá né...

Tratamentos como escovas e hidratacoes cationicas diminuem volume
Foto: divulgação escova catiônica


O cabelos possuem cargas, sejam elas negativas ou positivas, o que na química é conhecido por cátions e ânions respectivamente. E é importante saber disso pois as empresas estão investindo nesses tipos de tratamentos para solucionar problemas até mesmo de volume.


Cabelos com cargas negativas em demasia tendem a ficar mais volumosos sabia? É que quando os fios estão muito carregados negativamente eles tende a se afastarem uns dos outros, causando assim uma repulsa e consequente volume dos fios.

É o que conhecemos como cabelos elétricos ou frizz. Inclusive já falei de cargas e íons aqui no blog:



E por quê os fios ficam carregados negativamente?

Primeiramente por excesso de ações mecânicas, como pentear os cabelos com pentes impróprios e também por se utilizar de secador com escovas sem a devida proteção. 

Entende-se por devida proteção aquela feita com produtos próprios para secar os cabelo ou para fazer chapinha.

Um produto pode ser próprio para escovar para não para ser feito chapinha. Isso influencia muito no resultado final e no acumulo de cargas com o passar do tempo. Mas nada de se desesperar. Tudo tem controle e como ser resolvido.


Recentemente eu falei sobre uma questão muito discutida entre mulheres e profissionais da área, qual seja a utilização de pente de madeira para retirar o frizz do cabelo. Essa já é uma questão resolvida pela sua natureza, o pente não retira frizz, veja porquê, mas sem rir do meu pente ionizado hein:



Com o advento das tecnologias desenvolvidas para os cabelos, cada dia que passa descobrimos algo novo e melhor para tratar os fios. E uma dessas tecnologias se refere aos REFINADORES CATIÔNICOS

Refinadores catiônicos são agentes que em contato com os fios em a função de devolver carga positiva aos mesmo. Isso obviamente não quer dizer que todos irão ficar positivos senão seria a mesma coisa que todos ficarem negativos: iriam se repelir causando também volume.

Veja que a televisão quando ligada emite cátions, cargas positivas, e por seu cabelo estar carregado negativamente, ânions, se cabelo é atraído pela tela da TV. Que coisa não?!

É nesse sentido que os refinadores catiônicos entram em ação. Eles fazem com que alguns fios que deveriam estar carregados positivamente, mas não estão, fiquem com a carga devida.

Assim alguns estarão negativos e outros positivos. Isso é bom porque um atrai o outro (isso que é "rolar química hein!!!!) e assim algum volume pode ser redefinido.

Essa tecnologia está incorporada em produtos que normalmente são para cabelos indisciplinados, e aqui por exemplo vale citar o item DISCIPLINA do CCB. Não vou falar do CCB aqui, no menu acima você pode conferir.

Uma ótima pedida é usar defrizantes que contenham os refinadores catiônicos, o que não impede de você usar, por exemplo, shampoos, condicionadores e máscaras que contenham o dispositivo. Eu sempre uso defrizantes e aqui vai uma listinha de alguns que eu gosto:

Aqui eu falei só um pouquinho sobre essa tecnologia, que inclusive venho usando a alguns anos aqui em Belo Horizonte e tem até escovas próprias e tratamentos próprios com refinadores para quem quer dar um up nos cabelos.

E você, já usa ou usou algum com produto com essa tecnologia? Qual?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos 



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.