Postado dia 09 agosto 2013

Como Cuidar dos Cabelos Finos e Ralos




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Existem vários tipos de cabelos. E dentre os tipos temos a separação por espessura, no caso cabelos grossos e finos. Os cabelos finos possuem algumas particularidades interessantes quando o assunto é química e cuidados e é sobre isso que vamos abordar: como cuidar dos cabelos finos e ralos.

Gente fina... com cabelo idem...

Quem tem cabelo quer cuidar, ou pelo menos deveria querer cuidar.

Quem possui cabelos finos, ou cabelos finos e ralos (que são coisas diferentes) precisam de cuidados com mais detalhes por uma série de fatores.

Para que não fique uma confusão é necessário falar sobre o que vem a ser cabelos finos e ralos.

Cabelos finos são aqueles que possuem uma espessura que o seu diâmetro é pequeno, ou seja, sua forma cilíndrica é mais compacta, seja porque possui menos camadas de cutículas, seja porque seu corpo interno é menos denso.

Cabelos ralos são aqueles que possuem menor quantidade de fios na cabeleira. Para melhor explicar cabelos ralos são os que possuem menor densidade por cm³, ou seja, possuem menos fios de cabelo em um espaço determinado da cabeça.

Para evitar fazer comparações confira em uma outra matéria qual a diferença entre densidade e volume de cabelo e saiba identificar no seu próprio:



O cabelo ralo e fino tende a ter alguns cuidados especiais, isso porque normalmente esse tipo de cabelo tende a ficar oleoso com mais facilidade, mesmo sendo um cabelo crespo.

Quando volumoso esse cabelo tende a dar muito frizz se for um cabelo anelado. Sendo assim os cuidados com esse tipo de cabelo requer que sejam usados produtos adequados e procedimentos adequados a fim de dar maior durabilidade ao penteado ou forma do fio e até mesmo higiene.

Se você tem esse tipo de cabelo então vou dar algumas dicas naturais, que todos conhecem, e outras mais específicas para que você tenha fios sempre bonitos:


  1. Não use água quente: ela deixa os fios indisciplinados e com tendência a produzir mais óleo;

  2. Não use produtos alcalinos ou neutros: produtos hidratantes evitam deixar os fios ainda mais rebeldes;

  3. Hidrate com cremes mais refinados: produtos mais líquidos evaporam mais fácil deixando os fio com maciez sem pesar e ficarem oleosos;

  4. Invista em "controle" e "disciplina": são duas coisas diferentes. O controle é para cabelos com frizz e a disciplina para cabelos com volume ou aqueles que embaraçam à toa. O fio pode ser liso mas com frizz, nesse caso invista em produtos para controle, nos volumosos invista em disciplina;

  5. Use produtos para força do CCB: dica básica. Se o cabelo é um cabelo fino então a possibilidade de ele quebrar ou se arrebentar é maior, portanto invista em produtos que dêem força aos fios

  6. Cabelos finos e cacheados: para esse tipo de cabelo, que na maioria das vezes costuma vir acompanhado de frizz o ideal é investir em produtos que possuam sérum e óleo em sua composição (nem me venham perguntar se pode misturar o óleo na máscara, por favor! Não!);

  7. Evite progressivas: poxa, esse tipo de cabelo, o ralo e fino, você consegue deixá-lo disciplinado com um leave-in, vai fazer progressiva para quê? Para depois reclamar que está muito oleoso e que blá blá blá?

Algumas dicas eu sei que vocês já conheciam e creio que outras não. Basta aplicar.

Vejam que não falei em retirar o volume dos cabelos finos, no caso dos volumosos. Neste caso você poderia perguntar: "mas hidratação não retira o volume dos cabelos?", é o que você pode conferir nesta outra matéria:

E como sempre algum leitor tem algo muito bom pra compartilhar conosco, eu quero saber se você que está lendo tem o cabelo fino ou ralo e como é o seu cuidado com ele e o que tem colhido de bom e ruim no seu dia a dia com os cuidados do cabelo.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.