Postado dia 21 outubro 2013

Quantas vezes se deve lavar os cabelos




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Há pessoas que os cabelos ficam mais oleosos que as outras. E tem pessoas que os fios parecem não ficar oleosos. E nisso implica a higiene como também a frequência de lavagem dos fios. Mas existe o moderado em termos de quantidade e é o que trataremos aqui.

A moderação em tudo é boa



Sabemos que a ação das glândulas sebáceas produz sebo, também chamado de óleo. Sendo assim uma grande ação das glândulas sebáceas, seja por disfunção, seja por alteração hormonal, emocional, ou mesmo pela própria natureza do corpo humano, eleva o nível de óleo na epiderme.

Quando essa quantidade de produção de óleo se concentra no couro cabeludo os fios tendem a ficar com um brilho excessivo, grudados e em alguns casos até com um aspecto, ou aparência, de sujo. O que não reflete bem a realidade.

Digo que não reflete bem a realidade posto que tem pessoas que lavam os fios na segunda-feira pela manhã e quando chega na terça-feira à tarde os fios já estão dando mostra de estarem "sujos". Veja que coloquei o sujos entre aspas, e isso por conta de ter noção de que esse cabelo não está sujo, e sim com certa oleosidade, que nem mesmo é prejudicial.

Não vou aqui tratar de oleosidade, até porque já falei sobre ela em uma outra oportunidade, veja:



Paradoxalmente, cabelos que aparentam estar sujos, por conta da oleosidade (de 1 dia às vezes) são em sua maioria cabelos mais protegidos e menos propensos a danos. Não vou entrar nesse mérito senão essa matéria irá virar um livro de grande!

Mas quantas vezes, então, devemos lavar a cabeça por semana? Ouço essa pergunta, bem dizer, todos os dias.

Não há um número certo ou um limite certo. Mas o certo é que NÃO se deve lavar os fios todos os dias. Acredito que neste momento algumas pessoas estão questionando o fato de malharem (na academia) todos os dias e por isso o cabelo ficar oleoso, levando-as, assim a terem que lava-los, também, todos os dias.

Esse fato não é verdadeiro, pois o que se produz quando praticamos exercício não é óleo e sim suor, e sabemos que o suor é nada mais que água e sais. Água evapora. Não se mistura com óleo.

Tenho orientado as pessoas que malham, ou fazem exercício físico, todos os dias, a lavarem dia sim dia não, e qual seja a surpresa que algumas delas tem observado que após essa prática elas perderam o sentido ou a percepção de que o cabelo ficava oleoso. Óbvio, pois não ficava, era suor, água.

Importante também é o modo correto de se lavar o cabelo, motivo pelo qual já ensinei uma vez qual a forma correta de o fazer, tanto para profissionais quanto para não profissionais:



Por isso a minha recomendação é a que eu mesmo sigo: não lave os fios todos os dias. No mínimo mantenha uma média de lavar dia sim e outro não, assim você irá lavar os fios de 3 a 4 vezes na semana, mas a minha indicação é que, mesmo para cabelos "mais oleosos" não passe de 3 vezes semanais.

O uso de shampoo próprio para couro cabeludo oleoso (não tem nada a ver com anti-resíduo) ajuda em muito o controle do óleo no couro cabeludo. Vale a pena investir.

E você tem lavado quantas vezes por semana. Como está o seu cabelo atualmente com poucas ou muitas lavagens semanalmente?





Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 12 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG, também em salões parceiros pelo Brasil esporadicamente. Ex-professor de cabeleireiro, é Especialista Master Redken e educador pela marca. Presta consultoria para empresas e profissionais. Faz do blog Cabelos E Sonhos sua escola virtual onde compartilha o que sabe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...