Postado dia 09 janeiro 2014

Cauterização a frio para cabelos quebrados e fracos




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Eu tenho falado sobre alguns tipos de tratamentos para o cabelo e um dos que mais se destaca é a cauterização a frio. Como existem vários tipos hoje vou falar sobre uma das principais que é a de reconstrução.


 
Bota pra "quebrar"...



A cauterização a frio é um gênero de tratamento capilar da qual saem várias espécies dependendo de cada marca. Temos cauterizações para cabelos coloridos, cabelos fracos, cabelos com frizz e etc...

Mas uma das que mais saem aqui no salão onde trabalho em Belo Horizonte, ou melhor dizendo, a que mais é feita, é a de reconstrução. A cauterização a frio de reconstrução é indicada para aqueles fios que passaram por processos químicos que danificaram o fio.

Aqui podemos citar aqueles cabelos que quebraram devido a um relaxamento, que ficaram o "ó" por conta de luzes ou mechas e aqueles que estão muito danificados no geral. Então entendemos que a cauterização a frio para reconstrução visa a dar força nos fios, que é um dos itens do Cronograma Capilar Brasileiro.

Se você não tem muito conhecimento sobre a cauterização a frio eu sugiro que você leia uma matéria explicando como ela age e para que a mesma serve:


Esse tipo de cauterização é mais concentrado em proteínas e aminoácidos. E quando falo destes dois elementos eu sempre ressalto: nenhum dos dois alisa ou diminui volume. Portanto se você vai fazer uma "cauterização" e te falaram que abaixa o volume, que dá uma "domada" nos fios, que abaixa a peruca, então sai fora que é progressiva!

Na cauterização a frio de reconstrução da Redken, que é também chamada de "Shake de Reconstrução" os elementos são voltados para fortalecer o fio, tanto que sempre digo que ela não é para deixar o cabelo bonitinho, gostosinho e outros inhos...

Esse tratamento visa encorpar os fio, fortalecer os mesmos, parar a quebra do cabelo. E o item essencial é a força, que como já dito, é o principal elemento do CCB. E se quiser saber um pouco mais sobre a força no CCB então veja:



Esse tipo de cauterização trabalha a força na lavagem, no tratamento interno por meio dos "shots phase" e a parte externa por meio da máscara como o revestimento através de um anti quebra que revestirá o fio.

Quem já fez aqui comigo já viu que a tecnologia é algo realmente admirável ao toque e aos olhos também.

A indicação é para cabelos que passaram por quebras, cabelos finos e cabelos que sempre estão passando por químicas sucessivas como é o caso de pessoas que fazem retoque de coloração todo mês, ou relaxamento, mechas, enfim.

Se você está com os fios danificados, opacos, com aqueles pontinhos brancos, pontas duplas, a indicação que dou é fazer esse tipo de cauterização, não irá remover as pontas duplas e os pontos brancos pois os mesmos só sairão com corte, mas se há isso no seu cabelo é porque o nível de ressecamento está altíssimo.


Você já fez alguma vez? Tem experiência com cauterização a frio?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.