Postado dia 25 janeiro 2012

A Falta de Inteligência do Fazer o Cabelo em Casa




Aqui no blog Cabelos E Sonhos o que mais tem chegado desde que foi criado são perguntas como: fiz tal coisa em casa e meu cabelo caiu, o que faço? Por isso resolvi fazer essa matéria para, quem sabe, ajudar alguns perdidos e evitar que outros se percam nessa busca pelo cabelo dos sonhos.




E Agora?


Tem coisas que às vezes não consigo acreditar. Com a internet e tantos exemplos do que deu errado e dicas sinceras as pessoas ainda insistem nas "receitas caseiras"

Se isso ficasse somente nas hidratações infrutíferas do tipo "couve com babosa batida no liquidificador" seria ótimo. Mas as pessoas estão querendo ser "profissionais" com dicas de internet ou passo-a-passo para fazer em casa.

Bonita a cor?
Pessoal me desculpem mas não ganho nada com esse blog (a não ser os clientes que já atendi por causa de matérias aqui postadas) e alguns produtos para teste, portanto não estou aqui para agradar ninguém!

Não me tenham por grosso, e se tiverem, então paciência, mas prefiro ser direto e transparente do que depois ver tanta gente com os cabelos caindo. O que estou querendo passar é que não há problema de se fazer nada em casa, o problema é o que fazer e o conhecimento para se fazer.

Pessoal, se você não é profissional, não tente fazer, relaxamentos, tinturas, mudança de cor, corte, e coisas assim do tipo você mesma(o) em casa.

Pense bem: alguém coloca um paletó e vai advogar do nada? Alguém pega um estestocópio e sai por aí praticando a medicina? Ou alguém simplesmente cisma de construir uma casa e sai levantando tijolos?

A profissão de cabelereiro é tão séria quanto às que eu mencionei (eu estudo Direito) e por isso mesmo não deve ser encarada como algo que seja "fácil" de fazer em casa. Para se fazer um relaxamento legal tem que se ter noção de química, física e biologia, bem como saber um pouco de matemática como porcentagem.
Isso não vai dar certo!

Por isso fica aqui minha dica: Em casa procure fazer hidratações, escova (usando protetor) cachos com dedinhos, coisas assim que não irão transformar seus cabelos.

Assim você vai evitar de um dia vir aqui no blog e fazer perguntas do tipo: "Marlon acho que minha vida acabou, fiz tal coisa no meu cabelos e agora ele não pára de cair, está quebrando, estou desesperada(o)" !!!

Mas se você quiser fazer e depois vir aqui perguntar, então ok, o cabelo é seu. Mas o meu objetivo com essa matéria foi e sempre será ajudar ok.

Procure um profissional, converse com ele, e se não perceber confiança nele, procure outro, e só faça quando tiver certeza que a pessoa sabe do que está falando.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.