Postado dia 16 julho 2012

Como Recuperar um Cabelo Danificado por Progressiva




Continuando nossa série sobre recuperação de cabelos danificados hoje vou falar como recuperar um cabelo danificado por progressiva. Você talvez pergunte: como recuperar um cabelo danificado por inteligente? Perguntas semelhantes serão resolvidas todas aqui mesmo nessa matéria, aproveite para ler e divulgar pois sei que muitos tem essa dúvida.




A progressiva danificou? O CES te ajuda.

Nós iniciamos uma série sobre recuperação de cabelos danificados e já postamos, além do básico que todo mundo precisa saber, falamos também de como recuperar um cabelo danificado por luzes e em outra matéria falamos sobre como recuperar um cabelo danificado por relaxamento.

Se você gostaria de ler as matérias já publicadas da série "como recuperar danificados" ou até mesmo indicar para alguém que precisa ler então veja abaixo os links:


Eu aconselho a você ler ao menos a primeira matéria de cima antes de continuar esta daqui para você ter algumas noções básicas que não irei repetir aqui.

Mas vamos ao que te interessa mais neste momento: o cabelo danificado por progressiva!

O cabelo é formado por vários tipos de proteínas, dentre elas a queratina. O cabelo também é formado por vários aminoácidos, dentre eles a cistina que está presente na queratina, e não isoladamente como vi em alguns blogs por aí.

O aminoácido que está isolado e portanto faz parte dos 20 aminoácidos presentes no corpo humano seria a cisteína. Mas não vou fazer mais considerações sobre o assunto.

O que nos importa é que quando o formol ou os ácidos presentes nas escovas progressivas entram em contato com o fio acabam por danificar a cistina. Já viu a foto de um fio de cabelo cortado na transversal onde pode-se ver "buracos" no meio do fio?

Pois é, aquilo ali é o dano causado ao fio onde o mesmo acabou por perder parte do cimento intercelular.

Que tal seguir nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui?

Para começar a "resolver" seu problema vou fazer 3 considerações e você veja qual está ligada a você e mude já:

  • Se você sempre fez progressiva com formol e seu cabelo está ressecado, então você tem que parar imediatamente, até porque o formol está proibido em todo Mercosul;
  • Se você fazia com formol e passou para as sem formol e seu cabelo afinou, isso foi por conta do ácido presente na maioria delas, então você deve imediatamente começar a hidratar seus cabelos e parar com as progressivas;
  • Se você nunca fez com formol mas sempre fez com as de ácido alguma coisa ou outras que não sejam de tioglicolato de amônia e seu cabelo está fininho e não volta a forma, e isso mesmo depois de ter passado algum tempo sem fazer, então seu cabelo já está mais que saturado, você precisará além de cortar, hidratar semanalmente.

Isso foram só considerações. Vou dar agora 6 dicas para você recuperar o cabelo danificado nessa situação:

  1. Corte: o fio necessita de cicatrização, só assim ele irá parar de quebrar;
  2. Pare com a escova: é com certeza a segunda maior necessidade que você tem agora, pois o fio está saturado e se você continuar será difícil recuperá-lo depois;
  3. Cauterize a frio: até algum tempo atrás eu indicaria a quente, contudo de alguns meses (ou ano) para cá eu tenho percebido que os cabelos que estão assim ficaram fragilizados sendo portanto necessário fazer uma recuperação mais nano para posteriormente passar a um tratamento de choque;
  4. Evite relaxamento: na maioria das vezes a pessoa que para com a progressiva acaba indo para o relaxamento, mas leve em consideração não fazer na parte onde está danificado pois o fio não aguentará e se partirá;
  5. Proteja o fio: não há problema em continuar escovando, mas leve em consideração que você está em processo de recuperação dos fios portanto sempre use um  defrizante protetor térmico antes de secar e escovar;
  6. Use leave-in: ele será seu "escudo capilar" nos momentos em que seu cabelo estiver natural e você não quiser escovar, mas esteja sempre protegendo-o, também é recomendado um protetor capilar.

Sei que neste momento talvez você queira me perguntar qual progressiva você deva fazer, e eu já vou adiantar que já uma matéria sobre minhas indicações de progressiva, veja:


Seguindo estas dicas simples você verá que seu cabelo se recuperará com o tempo mas atenção: não pense em recuperar para depois voltar a fazer tudo de novo porque o efeito será ainda pior.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.