Postado dia 17 julho 2012

Como Recuperar um Cabelo Danificado por Chapinha




Realmente a procura por "como recuperar um cabelo danificado", por parte das pessoas, é grande, afinal mudar o cabelo é algo que se não feito com zelo e profissionalismo acaba por trazer danos ferozes ao fio. E nessa série sobre como recuperar os danificados vamos falar nessa matéria sobre como recuperar um cabelo danificado pelo uso constante da chapinha.


Saiba como recuperar seus fios danificados pela chapinha e deixe os mesmos bonitos
Sem proteção não dá



As pessoas, normalmente mulheres, principalmente no Brasil, tem o costume de fazer escova semanalmente. E como se não bastasse a escova a maioria acaba por completar a escova fazendo a chapinha.

E algum problema nisso? Não! Não há problema algum em fazer escova e chapinha toda semana. Nem mesmo fazer escova e chapinha 2 vezes por semana.

O problema é que a pessoa faz chapinha todos os dias, ou quase todos os dias, ou então faz escova e chapinha sem proteger os fios, resultado: cabelos fracos, opacos, quebradiços.

Ah, quero aproveitar e vou sugerir que você siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.

Se você não sabe sobre a nossa série sobre cabelos danificados então vou aqui deixar as matérias para que você leia, se não lhe interessar todas leia ao menos a primeira, que contém considerações básicas para todas as outras, inclusive essa que você está lendo:


Vou fazer 3 considerações sobre como seu cabelo deve estar e identificar alguns pontos:

  1. Se você faz chapinha uma vez por semana sem proteção, então seu cabelo deve estar opaco e o brilho dele não dura muito;
  2. Se você faz chapinha duas vezes por semana sem proteção, então seu cabelo além de ficar opaco o brilho dele já não é o mesmo e você percebe isso principalmente no outro dia;
  3. Se você faz chapinha todos os dias sem proteção, então seu cabelo deve estar opaco, o brilho não é mais tão bonito, seu cabelo volta com facilidade e está quebradiço.

Se você se enquadra em algum destas considerações acima creio que você gostaria de saber o que fazer para mudar seu cabelo e continuar a escovar e fazer chapinha mas deixando o cabelo bonito.

Vou aqui agora dar 5 dicas para que você que está com o cabelo nessa situação resolver seu problema, mas você terá que seguir os passos certinho, pois se você achar que um ou outro não necessita ser feito então não faz sentido você ler o que estou falando:

  1. Corte: o cabelo danificado e quebradiço forma pontas duplas e estas só saem com corte e ele impede a formação de novas;
  2. Hidrate: necessário para repor a água que o fio perde com a escova e principalmente com a chapinha pois aquela fumaça que sai é justamente água do fio;
  3. Proteja o cabelo antes da chapinha: você pode fazer isso usando um defrizante térmico antes da escova ou então usar um protetor específico para chapinha;
  4. Use leave-in: é uma necessidade pois o leave-in ou sem enxágue hidrata os fios quando estão naturais e enquanto o produto estiver nos cabelos, isso ajuda muito pois quanto mais hidratado o fio estiver mais água ele vai ter dentro do corpo do mesmo;
  5. Finalize com ar frio: essa dica é para que os fios não fiquem quentes por muito tempo, e quando você finaliza com ar frio você faz com que a eletricidade estática dos fios seja menos negativa.

Esta última dica você que leu as outras matérias sobre cabelos danificados não viu. É que o ar frio do secador é muito importante para quem faz chapinha. Se você quer saber sobre a importância do ar frio nos cabelos então leia:


Siga as dicas acima, faça um teste, porque se você não fizer um teste, não colocar minhas palavras à prova como vai saber se falo com razão ou não? Faça e veja os resultados.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.