Postado dia 23 julho 2012

Como Recuperar um Cabelo Danificado por Praia e Sol




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Continuando nossa série sobre como recuperar vários tipos de cabelos danificados hoje vamos falar sobre os cabelos danificados por sol ou praia. Estes cabelos são danificados por outros aspectos diferentes dos cabelos que sao danificados por quimicas.

Dicas de como recuperar os cabelos que ficaram danificados depois da praia
Na praia o cabelo também deve ser protegido
Como já dito anteriormente o cabelo clareia com o tempo principalmente em lugares que tem muito sol ou na praia por conta do calor tambem emanado do sol. Esse calor faz com que o oxigenio do ar acabe por forçar o clareamento do cabelo. Eu ja tinha falado porque o cabelo clareia na praia, veja na materia abaixo:


Agora que voce já sabe porque o cabelo desbota na praia, e isso também vale para a piscina, por exemplo, no clube quando o sol está com temperatura elevada no local onde você está.

Os cabelos acabam sendo danificados na praia porque a agua do mar além de ser muito salinizada (salgada) tambem possui uma serie de metais que danificam o cabelo, como o cobre dentre outros elementos quimicso que tambem acabam danificando o fio como o enxogre tambem.

E aliado à falta de cuidado das pessoas que nao preparam o cabelo com leave-ins ou protetores e tambem nao usam as mascaras hidratantes na praia, os fios acabam por ficar bem danificados e com aspecto áspero.

Aqui algumas considerações sobre como os cabelos ficam na praia se você não segue as dicas que darei no final da matéria:

  1. Se seu cabelo é descolorido ou mechado, entao seu cabelo acaba clareando mais e ficando ainda mais dificil de pentear e acaba por ficar quebradiço, voce terá que recuperar o fio;
  2. Se seu cabelo é virgem, então ele acaba ficando ressecado, com aspecto poroso e embaraçando muito e se for castanho ainda fica meio avermelhado, voce necessitar repor água e óleo para o fio;
  3. Se seu cabelo é somente colorido com tinta, entao o desbotamento é ainda mais forte e o fio tambem muito poroso de modo que voce passa a mão nele e ele tem um aspecto como se fosse um muro de cimento, você terá que recuperar principalmente as ceramidas.

Talvez seu cabelo além de ter sido danificado na praia ele também possui algum tipo de quimica e está danificado por isso. Desse modo eu sugiro a você a ler a primeira matéria da série danificados e mais alguma outra de acordo com o dano do seu cabelo:


Então veja as 5 dicas para recuperar seus cabelos que foram danificados na praia:

  1. Cauterize a frio: a frio porque normalmente as cuaterizações a frio devolvem aminoacidos e proteinas vegetais soluveis em água para o fio, assim não há a degradação do fio pela chapinha;
  2. Hidrate: durante um mês faça semanalmente, e depois continue hidratante a cada 15 dias;
  3. Proteja o cabelo: isso com defrizantes para secar e/ou escovar os cabelos e com leave-ins quando for deixar os cabelos naturais e sem usar secador ou chapinha;
  4. Lave com shampoo anti-residuo: que não tem nada a ver com anti-oleosidade, pois o anti resíduo irá tirar o sal, o enxofre, os elementos danosos ao fio;
  5. Lave o necessário: evite molhar oi fio constantemente pois isso acaba por ressecar ainda mais o fio, e evite molhar também.

Veja que ao contrário do que muitos vem aqui falar eu não mencionei o corte, pois aqui ele não irá ser crucial para recuperar o cabelo danificado da praia.

Mas como de costume eu te indico cortar o fio se você tiver mais de 60/90 dias que não corta, assim evitará quebras posteriores.

Se você tiver alguma dúvida mais específica, então procure nas matérias indicadas da série e se não forem respondidas siga o blog e nos faça uma pergunta pelo formulário abaixo.

Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja Fã da nossa Página aqui ao lado!

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.