Postado dia 17 outubro 2012

Rolinho Hidrata o Cabelo?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Hoje pensando no salão sobre escovas me veio na mente uma matéria que a muito tempo estava parada aqui no blog, sobre a questão que muito já ouvi sobre os rolinhos, também conhecidos como Bobes. Já falaram que eles hidratam os fios. Será?


O rolinho no cabelo tem a finalidade de fazer o mesmo ganhar comprimento?
Máscara à base de....bobes???

 
Pra ser direto "hidratar" significa devolver água para o fio ou superfície, que pode ser pele, por exemplo.

Lembro que no primeiro salão que trabalhei, assim que saí dos primeiros cursos de qualificação que fiz a alguns anos atrás, era muito comum as pessoas lá fazerem rolinho, secar naqueles secadores de pé e posteriormente ainda fazerem uma touca.

O objetivo era fazer o mesmo que uma escova com chapinha. E para ser sincero tinha quase o mesmo efeito, porém menos chapado.

A diferença ficava por conta de que o cabelo com escova e chapinha ficava como o nome já sugere "chapado", retinho. Já o cabelo com rolinho e touca ficava liso, mas, mais suave, por assim dizer.

Essa é uma questão que para muitos parece besteira, mas besteira não é. A propósito uma das primeiras matérias que eu fiz quando comecei o blog foi justamente sobre besteiras capilares e é uma das que mais são acessadas aqui, todo mundo tem uma dessas besteiras na mente, veja:


O cabelo seco com secador em alta temperatura perde água muito rápido ao passo que o cabelo secado no secador de pé e enrolado com o rolinho, ou bobes, acaba por secar mais devagar. Isso auxilia no secamente faz com que o fio perca água de forma gradativa.

PORÉM isso não quer dizer que o cabelo não perca água, mas sim conserve mais água dentro de sí, pois o cabelo quando enrolado tende a secar de fora para dentro, como se fosse cozinhando, ou seja, ROLINHO NÃO HIDRATA O CABELO apesar de o mesmo ficar com um aspecto melhor no toque.

Entretanto apesar do melhor aspecto no toque o cabelo fica menos brilhante pois sua superfície fica menos plana. E outra coisa: o rolinho também não faz o cabelo crescer, como já ouvi falar por aí, por conta de ter que esticar os fios e prende-los isso não irá forçar a saída mais rápida do fio do folículo piloso.

Mas e a escova faz o cabelo crescer? Que tal tirar essa dúvida?


Portanto leitores, se vocês faziam rolinho achando que por conta do toque que ele deixa nos fios isso era sinonimo de hidratação, se enganaram. Para hidratar o bom mesmo é ter uma ótima máscara de tratamento, obviamente, seguindo os conceitos do CCB.

Pergunto: você faz ou já fez bobes? Acha ou achava que hidratava os fios por conta da textura?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.


Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.