Postado dia 05 abril 2013

Como Lavar o Cabelo Corretamente?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Como você lava seu cabelo? Você sabe exatamente quando ele está limpo? E você amigo profissional, quando o cabelo que você lavou está perfeitamente limpo. Hoje vamos falar sobre como lavar corretamente os cabelos e a diferença que isso faz.

Coisa boa lavar a cabeça...

Lavar os cabelos não é somente aplicar shampoo e esfregar. Nada disso.


Primeiramente é necessário entender a atuação do produto para depois começar a se falar em usá-lo.

O shampoo possui duas fases: uma detergente e outra hidratante.

A primeira etapa é a que os ativos, tais como o cloreto de sódio, o lauril sulfato de sódio e mesmo o hidróxido de sódio, agem no couro cabeludo, sobre a epiderme, para remover resíduos, suor e oleosidade.

A segunda parte é a hidratante. Quando o fio está limpo e você envolve o fio com a espuma do shampoo ela age de maneira a dar ao fio as propriedades que ela contém. Se o shampoo é um hidratante com o item disciplinante (já explicado no CCB item disciplina) o mesmo fará com que o fio absorva sua propriedade disciplinante e o absorva por bioafinidade.

Entende agora porque um shampoo pode, ao mesmo tempo, lavar os fios e deixá-lo comum toque gostoso e sem embaraçar?

Essa questão de "fios embaraçados é sinal de boa limpeza" já é ótica ultrapassada.

E lavar o cabelo corretamente é um dos passos para se fazer, por exemplo, uma boa hidratação ou cauterização. E para saber como fazer um bom tratamento no cabelo siga as dicas que dei em outra matéria:



Veja abaixo as dicas necessárias para lavar os fios, tanto em casa como no salão:

  1. Tipo de shampoo: verifique a condição do cabelo e veja qual o shampoo mais adequado para lavar o mesmo, principalmente se for fazer um tratamento. Se o caso for somente lavar então use um shampoo para todos os tipos de cabelo. Nada de shampoo neutro hein (ele detona o cabelo);

  2. Temperatura da água: o mais fria nas condições de cada pessoa. Água quente= cabelo elétrico;

  3. Lave o couro cabeludo: é a parte mais importante, afinal o couro cabeludo possui sujeira, o fio muito pouco. Preocupe-se com esta área, e a espuma que fizer é que será usada para lavar os fios. Lembra da parte hidratante do shampoo?;

  4. Limpe os fios: tendo lavado o couro cabeludo é e vez dos fios. Saiba que somente a espuma é suficiente para lavar os mesmos. Se você usar shampoo 2x e as duas você passar a espuma nos fios estará ótimo. E a maneira correta de lavar os fios é a mesma de quando vai se escorrer a água do cabelo, ou seja, puxando do couro para as pontas;

  5. Verificação: o cabelos quando está limpo ele "fala". Isso quer dizer que quando o cabelo está limpo e livre de resíduos ele range um no outro, mas isso não tem nada a ver com embaraçar, que fique claro isso;

  6. Condicione: sempre. Mesmo os oleosos, afinal o que iremos condicionar são os fios E NÃO O COURO CABELUDO. Diga-se de passagem, existe shampoo para couro cabeludo sabia? E o porque de não passar condicionador no couro cabeludo é simplesmente o fato de o condicionador obstruir os poros do mesmo;

  7. Enxágue: deve ser feito completo. Nada deve ser deixado no fio. Nada! Se o cabeleireiro diz que vai deixar só um pouquinho porque o cabelo está muito ressecado, ou para facilitar a escova, fuja dele, fuja rápido, pois ele está ajudando seu cabelo a ficar sujo novamente ainda na lavagem e contribuindo para que o fungo Malassezia Furfur se prolifere no seu couro cabeludo.

Talvez muitos se perguntaram lá em cima em relação ao shampoo neutro. Eu falei que ele detona o cabelo, e eu expliquei o porquê em outra matéria, que você confere abaixo:

Agora não tem desculpa de lavar os fios de qualquer maneira. Você que lava em casa seu próprio cabelo agora sabe como proceder para lavá-los e obter melhor resultado com seus produtos.

Já você profissional, que tal aplicar as dicas aqui mencionadas (se já não fazia todas) e ver a diferença final quando terminar o cabelo de sua cliente?

De toda forma, e pelo visto eu já percebo que virão perguntas sobre qual shampoo é indicado para cada cabelo, então já adianto: aqui do lado temos banners da Marie Solti, empresa que acredito, uso vários shampoos dela e indico para você dar uma olhada e ver qual o melhor para você e comprar usando o cupom de desconto do blog.

Além de ensinar a lavar eu ainda dou dica de produto bom/barato, ai ai.

Em ambos os casos eu gostaria de saber, aliás, todos que passam por aqui gostariam de ler comentários de quem já faz desta maneira ou de quem nunca fez, mas vai fazer, e voltar aqui para comentar o resultado.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.