Postado dia 29 março 2013

Como Fazer uma Boa Hidratação?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Hidratar o cabelo, para mulheres, é algo normal e natural. Quase que lavar o cabelo para o homem, eu diria.  Mas será que essa hidratação tem surtido efeito? Tem alcançado os objetivos ou tem deixado a desejar? Será que é o produto? Vamos aprender como fazer corretamente a hidratação.

Olha o pentinho lá ó....



Hidratar significa basicamente, tratar com água. O melhor seria "devolver hidrato" mas o melhor entendimento em termos de cabelo é realmente o de repor água.


Antes de falar como fazer uma boa hidratação eu prefiro falar quando ela é indicada.

A hidratação é indicada tanto para cabelos virgens, secos ou ressecados, como para cabelos com química, que por óbvio ficam ressecados.

Se você ainda não entende direitinho a diferença entre o estado seco e o ressecado então seria bakana você procurar essa matéria aqui no blog, diga-se de passagem, uma das mais lidas.

Eu sempre indico hidratações semanais. Aí quem não me conhece já vai logo falando: "claro que você indica semanalmente, afinal você quer ganhar dinheiro", e blá blá blá...

Primeiramente eu indico que você faça em casa (quem muito fala dá bom dia a cavalo!), assim você pode economizar no salão e investir (bem) em um bom produto para usar em casa para fazer mais vezes.

Se esse não fosse o meu pensamento então por que eu teria lançado para o Brasil e Mundo o conceito do CCB (Cronograma Capilar Brasileiro) que hoje bomba em vários lugares do mundo?

Este conceito visa a ensinar as pessoas sobre o próprio cabelo, independente de época ou estado, a aprender a comprar os produtos sem ter que comer na mão de ninguém. Para saber sobre o CCB e aprender sobre seu cabelo então veja:


E para não ficar de fora das novidades sobre cabelos assine nosso FEED gratuitamente com seu email e receba matérias em primeira mão assim que publicarmos, direto na sua caixa de entrada.

Mas de que adianta ter excelentes produtos se não souber como extrair a melhor performance deles? E isso vale tanto pra você que usa em casa quanto pra você amigo(a) profissional que faz no seu salão.

Será que seu cliente faz hidratação só porque você fala que precisa, porque é barato, ou porque ele tem visto que após estar com você o cabelo dele(a) foi transformado?

Indagações à parte vamos às estruturas de uma boa hidratação:

  1. Identificação: se não for feita uma correta e integral análise do cabelo e suas particularidades para saber do que ele precisa então a escolha da máscara será feita de qualquer maneira e não se alcançará o melhor resultado. Nisto é extremamente importante que a pessoa conheça o cabelo e também o CCB;
  2. Lavagem: a primeira etapa manual. Aqui deve se verificar o tipo de shampoo a ser usado, se anti resíduo, hidratante ou purificante. De posse disso a maneira correta de se lavar um cabelo para hidrata-lo é o primeiro shampoo preocupando-se com o couro cabeludo e o segundo com couro e fios. Enxágue completamente. Os fios devem "falar" que estão limpos, rangendo um no outro, o que não tem a ver com embaraçar;
  3. Enxugue: meu segredo numero 1. Questão de física "2 corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço", sendo assim onde tem água produto não irá penetrar;
  4. Aplicação: as máscaras jamais devem encostar no couro cabeludo. Deve ser feita a aplicação a 2 dedos de distância do couro cabeludo. E nada de ficar enluvando como antigamente ou colocando toucas, os produtos de hoje em dia não necessitam disso mais e se a marca indica isso então corra dela, ela tem moléculas muito grandes;
  5. Penteie: pronto, revelei meu segundo segredinho milenar. Eu nem queria, mas se eu não falar ninguém saberá e não verá diferença. Quando você penteia os fios que estão com a máscara você alinha as cúticulas além de espalhar a mascara em todos os fios exatamente por igual, dando assim uma maior complexibilidade ao procedimento e um resultado 100% eficaz;
  6. Enxágue: na água o mais frio possível. Digo possível porque tem gente que não lava: escalda. Assim sendo se a pessoa lavar na morna já é um grande diferencial, mas saiba que a água aquecida o mínimo que seja sempre diminui proporcionalmente o efeito da hidratação.

Viu como uma coisa aparentemente simples, como a hidratação tem suas particularidades? Não raro eu escuto pessoas falarem que hidratação não funciona. Mas o que me faz ferver o sangue é ouvir profissional (se é que o é) dizer que hidratação é tudo igual ou que não faz diferença. Por isso não crescem...

Se a pessoa faz uma química e está com o cabelo ressecado ou mesmo que tenha-os virgem e esteja seco, há como deixá-los no "estado de virgem sedoso" bastando para tal reabilitá-los.

Fico imaginando agora você aí do outro lado pensando: "mas o que é reabilitar o cabelo?", kkkkkk. Calma gente amiga minha. Eu falei disso aqui no blog quando estava iniciando o CCB, veja.

É um outro conceito meu, porém não um estilo mas sim um estado. Leia que você entenderá. E se ao final tiver gostado das matérias indique aquela sua amiga que está com os cabelos daquele jeito.

E você amigo profissional, pude ajudar de alguma forma com essa matéria? E você leitor que faz hidratação em casa, que tal fazer uma hidratação seguindo os passos aqui indicados e voltar depois pra deixar um comentário com o resultado comparando antes e agora com as dicas? 

Topa o desafio?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.