Postado dia 27 março 2013

Como Fazer uma Boa Química de Relaxamento?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Tendo em vista que existem cabelos que não ficam ideais com escovas progressivas, quando a pessoa quer reduzir o volume, e faz-se necessário alisar os mesmos, então nada melhor do que falar um pouco sobre como fazer um bom relaxamento para que os cabelos fiquem bonitos e saudáveis, mesmo com química.


Que cabelo, não acham???

E este é o maior desafio de um profissional: deixar os fios que passam por uma química forte, caso do relaxamento/alisamento, bonitos, com brilho e saudáveis, ou seja, sem quebras ou danos.


Lembrando que não existe profissional mágico. Existe o profissional sensato, que fará um bom trabalho. Mas que não é nada se não tiver um parceiro(a). E esse parceiro(a) é justamente o cliente ou a pessoa em quem ele vai executar o procedimento.

Afinal de contas, e como eu bato incansavelmente aqui no studio onde trabalho e também no blog, o cliente que não leva a sério o próprio cabelo não existe profissional bom o suficiente para ajudá-lo.

Costumo dizer aqui em Belo Horizonte, onde trabalho, que "seguir as minhas orientações e colocá-las em prática no dia-a-dia é como me levar pra casa". É uma brincadeira engraçada mas verdadeira. Pois o ensino que passo para fazer fora do salão é o mesmo que eu faria no salão e que faço no meu dia-a-dia em mim mesmo.

Uma outra vez eu até mostrei como fazer um bom relaxamento/alisamento, porém o enfoque foi o passo-a-passo com fotos onde eu fiz em mim mesmo, diferentemente dessa matéria que você está lendo onde mostrarei o que fazer para obter o resultado.

Se ficou com vontade de ver o passo-a-passo do relaxamento então mate a vontade agora:



E para não ficar de fora das novidades sobre cabelos assine nosso FEED gratuitamente com seu email e receba matérias em primeira mão assim que publicarmos, direto na sua caixa de entrada.

Para se fazer uma boa química de relaxamento o mais importante vem antes. Então veja as dicas:

  • Compatibilidade: deve ser feita uma avaliação/teste químico a fim de verificar se o cabelo que possui química pode receber o procedimento (já aconteceu de eu fazer o teste e a mecha sair inteirinha, 100%, na minha mão. Mesmo se o cabelo for virgem, pois há que se verificar o quanto ele suporta;
  • Pré disposição do fio: ninguém dá feijoada para uma criança de 1 mês de nascido. Ela não suporta. Assim também os fios precisam passar por um processo de preparação antes, isso envolve tratamentos adequados para dar ao fio estrutura e capacidade de receber o procedimento;
  • Tratamento: altamente necessário que se faça após o trabalho uma reabilitação capilar. Já falei sobre ela aqui no blog, Afinal o cabelo estará mais sensível e para ficar bonito precisa voltar à um estado tal qual era antes de se submeter ao procedimento químico. Aqui garantimos o brilho/textura/saúde do fio depois do tratamento;
  • Manutenção: aqui não fica somente a critério e responsabilidade do cliente de seguir direitinho a indicação do profissional, mas principalmente de o profissional indicar correta e adequadamente o tipo de manutenção a ser feita (o que não é problema algum para quem entendeu o CCB).

Estes são os cuidados que se deve ter para que o procedimento não seja algo doloroso no sentido de depois a pessoa ficar com os cabelos desagradáveis para ela mesma.

E para você que é profissional saiba que você, uma hora ou outra, irá se deparar com um cabelo quebrado por conta de relaxamento, e terá a missão de decidir se faz ou não novamente.

Assim também você que alisa seus cabelos, e está com eles quebrados e pensando em fazer novamente porque o volume está daquele jeito, precisa ler essa matéria onde falei sobre esse tipo de cabelo:


Leve a sério seu cabelo. Siga os passos descritos aqui profissional.

Converse com seu profissional, cheguem a um acordo legal, façam uma parceria, assim os dois poderão desfrutar do resultado do trabalho.

E você profissional que se dá bem em relaxamento, ou também você que já se deu mal, deixe seu comentário pra compartilhar experiência conosco.

Você que fez um relaxamento no seu cabelo e passou por uma situação desagradável ou você que aprendeu a cuidar do cabelo conte pra gente também. É bom passar adiante nossas experiências. 



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.