Postado dia 01 novembro 2013

O Alisamento com Hene




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Existem vários produtos para alisar os cabelos. Desde os produtos que fazem um relaxamento tradicional até aqueles que fazem os definitivos, como a escova japonesa. Dentre estes está o henê que é um produto bem diferente e vamos conhecer um pouco mais dele.

 
Montagem: Marcela Aureliano



O Henê é um produto para alisamento que sua maior particularidade é que ele alisa e colore ao mesmo tempo. Eu não sou de citar marcas mas é inevitável não lembrar de uma específica por conta da musicazinha que bombou nos anos 90 (tá bom eu não tenho 18 anos apesar de parecer).

A musica era mais ou menos assim: "henê, henê, henê-Marú! Tá na cabeça do povo. Ele tinge ele alisa ele o cabelo macio e sedoso. Ele tinge, ele alisa, ele deixa o cabelo macio e gostoso", (risos). Eu dou muita risada quando lembro porque era uma espécie de samba/pagode e tinha uma mulher dançando nada a ver....

Mas bem,   o henê também possui suas incompatibilidades. E com o que ele é incompatível? Com tudo!

Quem usa henê não pode colorir os cabelos com outra química nem alisar com outra química. Tampouco pode descolorir. Ou seja, não pode usar outra química. Sei que muitos irão perguntar se pode fazer progressiva e eu já digo logo: não indico.

Obviamente que tratando-se de hidratacao não há problemas algum, ou seja, tratamentos são tratamentos. Eu diria que o henê é quase um principio ativo apesar de o principio ativo do henê ser o Ácido Pirogálico que não causa tantos problemas no fio por ser um Fenol.

Falando em principio ativo, você que está aqui lendo sobre o henê que é um alisante/colorante que tal ler um pouco mais sobre o hidróxido de sódio que durante muito tempo foi o alisamento mais usado no Brasil?



 O henê também não é um produto altamente corrosivo. Deixa explicar melhor esse ponto de vista. Digo corrosivo no sentido de ele não ser um produto de ação instantânea, ou seja, daqueles que em contato com o fio já fazem logo seu trabalho dando um resultado final esperado.


Enquanto o relaxamento tradicional quando é aplicado no fio e dado uma certa pausa já age quebrando as ligações e dando novo formato no fio, o henê tem que ser aplicado várias vezes e é o tipico do produto de efeito progressivo.

O henê acaba não sendo compatível com outras químicas, mas para quem colore os fios a boa notícia é que ele já alisa colorindo, mas as cores são sempre escuras.

Por ser um relaxamento e mesmo explicando tudo direitinho algumas pessoas ainda questionam se podem fazer progressiva após o henê pela progressiva não ser química (não estou falando das de ácidos). Eu não aconselho.

Até já falei sobre o assunto relaxamento progressiva em outra matéria confira:


Aqui são algumas breves informações sobre o henê pois muitos questionavam o fato de eu nunca ter falado dele aqui antes. E eu não tenho nada contra o henê, mas alerto que assim como toda química o henê também danifica os fios sendo portanto necessário o tratamento dos fios.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.