Postado dia 14 abril 2012

O Hidroxido de Sodio


Dessa vez aqui no blog, falando mais uma vez sobre princípios ativos, vou falar de um principio tao antigo quanto minha avó (deixa ela saber disso!), o Hidróxido de Sódio. É engraçado pois a maioria das pessoas que acham que conhecem o hidróxido de sódio falam isso com uma certeza tao rustica que é interessante...

Queimadura por Hidróxido de Sódio/Soda



O Hidróxido de Sódio é um elemento que, apesar de ser usado a muito tempo na área capilar, é um produto que muitos cabeleireiros evitam trabalhar com ele (principalmente cabeleireiros com pouco tempo de formação +- 5/8 anos ou que não fizeram qualificações a fundo) pois o mesmo é altamente alcalino (corrosivo, causa queimaduras).

Muita gente confunde o hidróxido de sódio com o Cloreto de Sódio. Não tem nada a ver um com o outro. O Hidróxido de Sódio normalmente é usado para alisar cabelos enquanto que o Cloreto de Sódio normalmente é utilizado para dar massa e corpo à xampus e condicionadores, ou seja, limpeza.

O Hidróxido de Sódio é a famosa SODA CAUSTICA. Isso mesmo. Aí você deve estar agora pensando o quanto é perigoso as pessoas acharem que são cabeleireiras e saírem por ai fazendo relaxamento a torto e direito. E é mesmo.



Quantas não são as pessoas que deram entrada em um pronto socorro com queimaduras de terceiro grau no couro cabeludo ou mãos por má utilização do produto? Nem me fale.

Então o Hidróxido de Sódio como relaxamento é ruim? NÃO! Ruim é o profissional que não sabe avaliar o cabelo e tampouco sabe manusear o Hidróxido de Sódio.

Lembro que o primeiro salão que fui contratado para trabalhar (ainda não tinha nem terminado o curso) lá o bam bam bam era o Hidróxido de Sódio, e como eu já tinha feito cursos em BH com técnicos Top da época então eu não tinha problema algum com ele.

Estrutura Hidróxido de Sódio

Combinações:

O Hidróxido de Sódio combina com outros hidróxidos como o de Guanidina, o de Calcio, Lítio... Contudo eu não indico você usar o Sódio em um cabelo que já foi utilizado outro hidróxido, mas, se você usou o Sódio primeiro não há qualquer problema usar outro hidróxido depois, isso é indicação MINHA para quem não tem total domínio de alisamentos.

O Hidróxido de Sódio também não combina com o Tioglicolato de Amônia nem com Tinturas (também por causa da amônia) como também não combina com Henê.

"Ahhhhh quebrei meu cabelo fazendo relaxamento com Sódio ou com isso, aquilo e aquilo outro, o que faço?" 

Leia as matérias abaixo, pois já respondi essa pergunta umas 400 vezes (sério, veja nas matérias e confirme).


Não tenho muito mais a falar, abaixo está o formulário para perguntas, usem a vontade (mas não pergunte como faz para o cabelo quebrado crescer, sério! rs)

Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

59 COMENTÁRIOS:

  1. Vanessa Lima19 abril, 2012

    Faço relaxamento com Hidróxido de sódio e há mais de duas semanas que não relaxo, Só faço escova em casa. Na embalagem da tintura em 10 minutos da loreal diz que o cabelo com alisamento tem de esperar duas semanas para pintar então eu posso?

    ResponderExcluir
  2. Sodio e Tintura com amonia nao combinam.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marlon! Parabéns pelo site. Faz mais de 1 ano que parei de usar guanidina e passei a fazer progressivas. As duas últimas que fiz foi de carbocisteína. A última tem uns 4 meses. Bem, meu cabelo afinou um pouco e eu passe a fazer cauterização em casa, de 15 em 15 dias (alternando com hidratação). Gostaria, portanto, de um conselho. Continuo a fazer o alisamento com carbocisteína ou paro e volta com a guanidina (nesse caso, pretendo passar só na raiz que está muito crespa? E entre a guanidina e o sódio, qual o melhor para mim? Obrigada, e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Leticia S150510 julho, 2012

    Olá,eu utilizo henne nos cabelos há mais de dez anos...Gostaria de saber se faz mal eu usar shampoos que contenham hidóxido de sódio na fórmula?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Ola Marlon, gostei mto da materia. Estou gravida de 6 meses e fazia alisamento com tioglicolato, agora com mais de 8 meses sem fazer nada, estou desesperada. Meu cabelo é um escaracolado crespo e necessito fzr algo, so chapinha nao ta adiantando, e ta quebrando meu cabelo. Qual alisamento vc me indicaria???

    ResponderExcluir


  6. Olá Marlon,



    Eu faço relaxamento com hidróxido de sódio e tenho vontade
    de fazer algumas mechas coloridas, algo do tipo luzes azuis e uma franja
    violeta. Meu cabelo é castanho escuro praticamente preto mais perto da raiz e
    nas pontas ele é mais clarinho, mas mesmo assim castanho. Eu já tentei totalizante,
    mas nem apareceu pelo cabelo ser escuro. Logo vejo que precisaria descolorir, e
    tudo o que já me falaram é que não posso descolorir. :/ 

    Será que há algo que posso fazer em relação a isso?



    Se puder me dar uma luz sobre esse assunto eu ficarei muito
    grato ^^


     

    ResponderExcluir
  7. Ola Marlon,
    Fiz um alisamento com hidróxido de sódio, fiz teste de mecha, em um cabelo com 7 dedos de raiz, porém em algumas partes do cabelo , houve reação (quebra), pois pinta os cabelos. Onde foi feito um tratamento de SOS, porém, a mesma possui 5% de brancos é quer pinta los, claro com um tintura sem amônia  Qto tempo deve esperar para fazer esse procedimento, um banho de brilho cobriria esses brancos, cauterização a frio ajudaria no tratamento?

    ResponderExcluir
  8. Amada,

    parabens pelo teste de mechas, isso é ser profissional. Quanto ao resto é a mesma coisa: faça teste antes para ver o resultado, assim sera mais facil do que eu falar do que simplesmente acho entende. A cauterizacao ajudaria muito, como tambem o item textura da Villa Vivace aqui do blog.

    ResponderExcluir
  9. BOA TARDE!

    POR FAVOR MARLON TIRE UMA DIVIDA MINHA URGENTE:

    FIZ UMA ESC.PROGRESSIVA COM ATIVO DE CISTEÍNA,MAS Ñ PEGOU SOMENTE RELAXOU UM POUCO OS CACHOS. O Q DEVO FAZER AGORA?

    ResponderExcluir
  10. Thamy Costta26 dezembro, 2012

    Deixei de usar hidroxio de sodio e já tenho 7 meses sem passa-lo, qual alisamento vocÊ me indicaria ?
    Tioglicolato é bom ?

    ResponderExcluir
  11. olá, fiz relaxamento com hidróxido de sódio, após quanto tempo posso usar outro produto? quero usar a guanidina. pois o hidróxido de sódio não alisou.

    ResponderExcluir
  12. me esclarece uma duvida, é verdade q quem alisa os cabelos com hidroxido de sodio não pode jamais e em hipotese alguma fazer escova e chapinha? por favor me responda, eu preciso saber. Obrigada

    ResponderExcluir
  13. qual alisante vc me recomenda para cabelo masculino crespo, sendo que já usei essenza a base de tioglicolato de amonia, mas só que nao ficou o liso que queria

    ResponderExcluir
  14. Lucas,

    agora tem que ser amonia.

    ResponderExcluir
  15. eunice correa costa15 janeiro, 2013

    Marlon Bruno c sou cabeleireira, concordo com tudo que vc falou;outro erro é lavar os cabelos com spampoo após alisamento

    ResponderExcluir
  16. Bom Dia Marlon, tdo bem?
    Faço alisamento com hidroxido a muitos anos, mais não gosto do efeito espichado q fica nas pontas...sou escrava da escova.
    Pensei em mudar para um metodo mais moderno, e que me de um resultado mais natural.
    Acontece q tenho os cabelos bem anelados, estilo Vanessa da Matta...kkk...o que você sugere?
    Muito obrigada pela ajuda!
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Fabio,

    foi profissional quem fez?

    ResponderExcluir
  18. Daiany Guedes04 fevereiro, 2013

    Olá! Estou usando o hidroxido de sódia a poucos meses ( cachos & cia), mas não quero mais os cachos. Gostaria de fazer uma progressiva ou selagem, algo assim. Eu posso? Qual seria melhor? Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Olá Marlon,

    Eu costumo relaxar o cabelo com hidroxido de sódio, mas agora estou nos eua e não consigo achar um lugar pra relaxar o cabelo como no Brasil. Passei uma espéci
    e de alisamento com keratina brasileira, pois é muito comum aqui, mas não alisou o cabelo. Diminuiu o frizz, reduziu um pouco o volume, mas como meu cabelo é muito rebelde, ele não segura a escova e a raiz começa a enrolar, mas o resto do cabelo continua liso por causa do sodio. Aqui eu encontrei Phytospecific Phytorelaxer e Organic Root Stimulator Olive Oil Relaxer, mas ambos são à base de Hidroxido de calcio e guanidina. Eu posso usar no meu cabelo?

    ResponderExcluir
  20. pode passar o hidroxido e fazer luzes ?

    ResponderExcluir
  21. Bruno eu uso o sodium hidroxide system da salon line tem algum problema se eu usar a guanidina?

    ResponderExcluir
  22. Olá, alisei o cabelo à uns 3 meses com tioglicolato de amônia, porém já raspei ele todo duas vezes. Gostaria de saber se posso usar hidróxido de sódio e se o resultado será muito diferente do alcançado com tioglicolato de amônia????

    ResponderExcluir
  23. Olá, alisei o cabelo à uns 3 meses com tioglicolato de amônia, porém já raspei ele todo duas vezes. Gostaria de saber se posso usar hidróxido de sódio e se o resultado será muito diferente do alcançado com tioglicolato de amônia????

    ResponderExcluir
  24. Lourdes Alegria Tussevo19 abril, 2013

    Marlon, adoreiii!!
    Você tem algum relaxante pra me indicar?
    Vim morar aqui na França e testei um relaxante que destruiu meu precioso cabelinho (mas pode deixar que ja estou lendi seu post de como recuperar cabelos danificados por relaxamento rs)

    Sou negra, porém a estrutura dos meus fios é beeemm fininha mesmo sendo crespo.. t

    ResponderExcluir
  25. Catia,

    vc tem que cortar de 3 em 3 meses amiga. E usar item força do CCB

    ResponderExcluir
  26. Tamyres,

    faça um teste de mechas

    ResponderExcluir
  27. Marlon,
    Utilizo o hidróxido de sódio para relaxamento e agora estou grávida de 3 meses, você recomenda alguma hidratação para minimizar a diferença da raiz durante esse período?

    ResponderExcluir
  28. Fernanda,

    invista em cauterizacoes disciplinantes, a frio

    ResponderExcluir
  29. ollá qual a melhor coloração pra quem usa lithium?

    ResponderExcluir
  30. Aira,

    tonalizante sem amonia.

    ResponderExcluir
  31. Olá eu dou hidróxido de sodio e gostaria de descolorir ,só que minha cabeleireira disse que quebraria meu cabelo todo . tem alguma forma de eu descolorir ?

    ResponderExcluir
  32. Ola posso passar o hidroxio no meu cabelo como se fosse alisante normal ou precisa de cuidados especiais?

    ResponderExcluir
  33. Estou a 4 meses sem nenhuma química, estou passando pela transição e fazendo cronograma capilar.
    Já posso usar tintura no cabelo? ou corro o risco de corte químico ?

    Químicas anteriores hidróxido de sódio

    ResponderExcluir
  34. Estou com secreções e feridas na cabeça após o uso do Sódio. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  35. Olá Marlon, tb sou de BH e achei seu blog fazendo uma pesquisa sobre o Hidroxido de Sódio e simplesmente adorei, parabéns. Meu problema é o seguinte, nunca fiz nenhum tipo de alisamento no meu cabelo que é descolorido por luzes e anda extremamente fragilizado e quebrando muito, o fato é que comprei um produto de reconstrução da Joico (Revitalux) e ao ler a composição descobri que contém hidroxido de sódio! Meu cabelereiro já havia me dito que cabelo com luzes não combina com esse composto. E agora, devo passar o produto pra frente? Usei uma única vez. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Ola marlon, ha seis anos aliso meu cabelo com sodio. E ha cinco meses retoquei a raiz. Ocorre q meu cabelo eh mto pouco ondulado, sendo assim queria retocar meu cabelo agr em dezembro com progressiva, sera q posso? ou devo esperar crescer td ate q toda quimica saia do cabelo? ou devo esperar crescer td ate q saia tda quimica? outra duvia eh, se eu quiser enrrolar meu cabelo com baby liss para um evento, ele pararia com as ondas ou nao por conta do alisamento? aguardo breve retorno. Obrigada

    ResponderExcluir
  37. Nao há problema nesse caso thalita

    ResponderExcluir
  38. Ana Paula Caldas29 outubro, 2013

    Olá Marlon, eu sou loira, sempre alisei meu cabelo com guanidina e um belo dia resolvi ficar mais loira (meu sonho), então fui ao salão e a cabeleireira passou a tinta loira(10.0) em meu cabelo.. Resultado: Quebrou totalmente, eu ia pentear e os fios soltavam nos meus dedos, foi muita decepçao. Agora, passados 1 ano meu cabelo parou de cair, mais continua fino principalmente atrás. Fui em outra cabeleireira, ela disse que o motivo da quebra foi devido a base do alisante (guanidina) não ser compativel com a amonia da tinta e por isso quebrou. Ai perguntei ela se tinha alguma alternativa de ser loira, alisar e não quebrar. Ela disse que tenho que mudar a base para hidróxido de sódio e dai sim poderei pintar de loiro e ser feliz. Queria saber se ela está certa, se posso confiar, pois não quero ficar careca, kkkkkkk. Se ela nao tiver certa me ajude por favor. Um abraço.

    ResponderExcluir
  39. Rafael Nunes31 outubro, 2013

    vc é um otimo profissional... mas tenho uma pergunta que acredito que vc nunca ouviu...

    O sabonete apresenta hidroxido de sodio...

    Agora a pergunta,... será q a quantidade de hidroxido de sodio que tem no sabonete compromete a saude do cabelo se a pessoa realizar o alisamento com tioglato de amonio? (Isso msm! supondo que a pessoa usou sabonete para lavar o cabelo o.O)

    E ai..?

    ResponderExcluir
  40. Rafael, nao. Mas nao é bom lavar com sabonete ok.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde, Marlon

    Preciso tirar uma dúvida. Meu cabelo é ondulado e fino. Faço alisamento com sódio, mas notei que meu cabelo está ficando quebrado. Gostaria de fazer um Botox e parar de fazer o alisamento com sódio, mas estou com medo de piorar. O Botox leva alguma química que possa dar reação com o sódio?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Luciana Pereira01 novembro, 2013

    Que o hidróxido de sódio era o mesmo que soda cáustica eu não sabia. Isso é muito perigoso pra usar em casa. E ainda tem gente que se arrisca aff. Ótima matéria.

    ResponderExcluir
  43. Marlon, sua materia foi otima, mas tenho uma duvida: ha uma semana fiz relaxamento com hidroxido de sodio e gostaria de saber se essa quimica e compativel com a progressiva de cisteina da vita derm, pois so o relaxamento naum deu o resultado esperado e a cabelereira aconselhou a passa-la. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  44. boa tarde uso amaciante com sodio quero mudar a cor ,posso usar tonalizante? faço no salão

    ResponderExcluir
  45. leticia zanholo02 janeiro, 2014

    oie Bruno...primeiramente um 2014 abençoado pra vc!!
    estou acompanhando seu seu trabalho e graças a ele me livrei de vários tratamentos caiares que fazem mal..
    meu cabelo é liso...bastante em quantia de mais liso. e estão na altura do ombro. so que na frente tenho 2 redemoinhos..2 cachinhos..que se eu passo chapinha passam 2 minutos estão la de novo..kk e ainda são loirinhos.. num sei o que fazer..pois o rabo de cavalo fica horrivel..kkk... tem alguma tecnica ou produto pra indicar?? abraços...

    ResponderExcluir
  46. leyliane nogueira rocha21 janeiro, 2014

    olá uso hidroxido de sódio e gostaria de saber se posso clarear o cabelo .quais tinturas voce me indica que não possa danifica lo

    ResponderExcluir
  47. Olá. A partir de qual idade pode se fazer a definitiva?

    ResponderExcluir
  48. Olá bruno, então eu uso hidróxido de sódio para AMACIAR meus cabelos, tenho cabelos cacheados e dou só na raiz, para tirar frizz, volume e ajudar ele a crescer sem tirar os cachos, você acha que usando ele depois de algum tempo eu corro o risco de perder os meus cachos ? E ele tem ficando meio que "emborrachado" quando vai chegando os 6 meses que já dei, que é o tempo que eu espero pra dar amaciamento com esse produto de novo, o que posso fazer para acabar com esse emborrachamento? Se puder me ajuudar, vou ficar muito feliz! OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  49. Olá bruno, então eu uso hidróxido de sódio para AMACIAR meus cabelos, tenho cabelos cacheados e dou só na raiz, para tirar frizz, volume e ajudar ele a crescer sem tirar os cachos, você acha que usando ele depois de algum tempo eu corro o risco de perder os meus cachos ? E ele tem ficando meio que "emborrachado" quando vai chegando os 6 meses que já dei, que é o tempo que eu espero pra dar amaciamento com esse produto de novo, o que posso fazer para acabar com esse emborrachamento? Se puder me ajuudar, vou ficar muito feliz! OBRIGADA.

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...