Postado dia 23 junho 2014

O que é o banho de brilho para cabelo




Em todas as áreas existem mudanças. Você observa isso na medicina, nos esportes, na construção civil, e não poderia ser diferente com a área de salões e os serviços oferecidos ali. Hoje não se fala tanto do famoso banho de brilho mas vamos abordar isso agora pois muita gente faz sem nem saber que o é.


Mistureba de brilho...


Lembro que quando era pequeno ficava olhando aquelas placas escritas com letras brancas e amarelas de montar. Banho de brilho, de petróleo, de gesso... Era tanta coisa escrita ali que eu olhava para a profissional atendendo minha mãe e achava que ela era meio mulher maravilha!


Como podia alguém saber fazer aquilo tudo, e pior, como alguém conseguia explicar aquilo tudo??? Mal eu sabia que um dia estaria aqui, explicando "aquilo tudo"...

O banho de brilho ainda existe, é praticado, e eu o considero um tipo de coloração demi-permanente por conta de sua duração, embora seja uma mistura.

Se ficou meio estranho falar sobre demi-permanente seria interessante que você então conhecesse um pouco mais sobre os 3 tipos diferentes de coloração, veja:



O banho de brilho era, ou é, a famosa mistura de coloração (tinta permanente) com um creme (geralmente aqueles de "potão").

As pessoas que queriam disfarçar os fios brancos ou mesmo dar aquele "up" na cor dos fios acabavam por se utilizar dessa técnica, por ser menos agressiva que as colorações da época.

Temos que levar em consideração que a 20 anos atrás o nível das colorações não eram lá grandes coisas, existia uma quantidade muito grande de amoníaco nas composições, o que acabava por ressecar muito os fios.

Também os tratamentos não eram os "the best" de hoje.

Então o que posso dizer é que, na verdade, elas já faziam o que hoje conhecemos como tonalização.

Não vou entrar no mérito aqui de explicar detalhadamente sobre a tonalização porque já falei em outro post sobre a técnica e para que ela realmente serve, e quando é melhor indicada, e você pode conferir na integra acessando pelo link abaixo:


Hoje não se utiliza mas a expressão banho de brilho. Nem é ensinado nas escolas mais. Porque, óbvio, a industria vendo essa "criação" dos cabeleireiros acabou correndo na frente e criou o que hoje conhecemos como tonalizante, que é um tipo de coloração sem amônia.

Hoje não se faz banho de brilho, mas sim tonalização. O produto já vem pronto, e parece uma tinta mais rala.

O efeito é praticamente o mesmo do banho de brilho, com a vantagem de sempre ter a mesma cor, afinal não é feito nenhuma mistura que dependa de proporção como era no caso do banho de brilho.

Mas existem muito salões que fazem o banho de brilho, e não há problema algum em fazer o banho de brilho, que é a mistura do creme com a coloração.

Mas não digam que o banho de brilho hidrata hein gente. Afinal como pode um produto que tem química hidratar o cabelo? Essa questão de "coloração hidratante", ou "colore tratando" é furada!

E conheço colorações com tecnologia extraordinária que tem um nível de dano praticamente inexistente, mas mesmo assim, as próprias marcas recomendam o tratamento pós-química após o procedimento.

E você, já fez banho de brilho? Ou ainda faz? Diz pra gente sua experiência.


*Imagem retirada do blog Umbigo sem Fundo



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.