Postado dia 01 agosto 2014

Como aumentar o volume dos cabelos




No salão geralmente quem tem cabelo com volume quer reduzir e quem tem cabelo com baixo volume ou mesmo liso quer aumentar o volume dos fios. E a busca por aumentar o volume dos cabelos bem aumentando e com ela também as maneiras de se fazer um cabelo com ar de rebeldia.


Volumizando...

Volume não quer dizer simplesmente ter um cabelão parecendo o Rafa da Malhação (uh, uh uh, ele tá de cabelão, uh, uh, uh é o Rafa da malhação)! Volume é você pegar o cabelo que tem, ou seja, tanto a quantidade quanto a forma dele e fazer com que ele se torne de uma maneira que você consiga um visual mais ousado.


Digo isso porque é comum pessoas dizerem que os cabelos são muito finos, muito ralos, que não tem cabelos, que estão ficando carecas (mulher viu!) dentre outras coisas para já logo dizer que quer dar mais volume nos fios.

Nenhum problema nisso afinal de contas quantas não são as pessoas (tanto mulheres quanto homens) que nos procuram para fazer o contrário, reduzir o volume, e acabam optando por um relaxamento ou uma progressiva? Pois então.

Até mesmo para quem reclama única e exclusivamente que o problema do volume dos seus cabelos são as pontas ralas eu já fiz matéria aqui, veja:



E eu tenho 3 dicas muito fortes, para aumentar o volume dos cabelos, que usadas juntas se tornam ainda mais eficazes. Veja:

  1. Corte repicado: por óbvio todo cabelos cortado em um angulo superior a 90º irá dar cada vez mais volume nos fios. Entretanto não basta apenas cortar o cabelo cada vez mais repicado, afinal não é da vontade, da maioria, ter um cabelo Pigmaleão;

  2. Modelar: como eu disse, não basta apenas repicar. Reparou nas fotos de chamada dessa matéria? São pessoas que possuem os fios finos, mais lisos mas que deram volume no fio modelando a cabeleira, com um modelador de cachos ou mesmo a chapinha. Uma outra ferramenta muito importante aqui é o difusor;

  3. Usar produtos adequados: veja como uma coisa completa a outra. Se você quer um cabelo com mais volume você deve então dar suporte a esse cabelo. Um cabelo repicado irá dar mais volume mas tem que ser sustentado. É onde entra o modelado que eu disse, e para fazer o mesmo e ganhar em termos de fixação por horas ou dias se faz necessário usar produtos adequados para ondas ou cachos, ou mesmo um cabelo descompromissado.

E, para não me alongar muito, quero salientar a questão dos produtos. O tipo de produto que você irá usar para finalizar, ou dar suporte ao fio, determinará o tipo de volume que você conseguirá.

Spray, gel, mousse, leave-in, sérum, cada um deles dará um resultado diferente. Se você tem os cabelos com pouca densidade e quer dar um volume que pareça que você tem uma grande cabeleira, não importando se o cabelo será ondulado ou liso, então uma boa pedida são as mousses e os finalizadores em forma de espuma.

Já se o seu cabelo é mais denso e você precisa de um volume com mais definição de cachos, então um creme/sérum é uma escolha mais acertada.

E para não restar dúvida na diferença entre volume e densidade dos cabelos, já que estou a todo momento falando dessas duas propriedades, fica a dica para uma rápida leitura em uma matéria que deixei claro a diferença entre esses dois tipos:


Mais a frente eu darei também uma enfase em produtos para ondular, cachear, e dar volume aos fios a fim de que vocês tenham mais acesso e saibam, com mais facilidade e certeza, dos produtos que devem usar para cada caso.

Cito desde logo um produto que já falei dele aqui no blog que é o Curvaceous Ringlet Redken, que é um produto indicado para ondas e que tem um efeito fantástico quando usado com um difusor.

Talvez alguém diga: "ah, mas eu queria saber como fazer meu cabelo ser sempre volumoso sem ter esse trabalho aí". Bom, exatamente no dia que foi ensinado a fazer milagre, eu faltei no curso, acredita?

Claro que se o cabelo não tem volume ele vai sempre nascer sem volume e vice-versa. Cabe a quem quer mudar o visual se empenhar em conseguir esse resultado com dicas que damos aqui e nos salões, revistas, afinal diz o ditado: quem não tem cão...



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.