Postado dia 03 agosto 2014

Como fazer o cabelo crescer cortando ele




Geralmente mulher quer que o cabelo cresça mais e mais. A maioria prefere cabelos longos. O que para o homem não é um problema para a mulher sim. E nessa busca pelo maior crescimento do cabelo temos visto de tudo, inclusive fórmulas estranhas rodando por aí. Mas é possível fazer o cabelo crescer cortando.


Corte e alongue...

Quando eu disse ali em cima que é possível fazer o cabelo crescer cortando eu não quis assustar e fazer com que as pessoas sequer viessem ler, pois na verdade PARA O CABELO CRESCER E PERMANECER é preciso cortar.

Se você achar ruim eu falar isso paciência. Se você ficar com raiva de ler isso daqui porque você prega que corte é uma aberração e que os cabeleireiros só querem cortar cabelo, entao, pa-ci-en-ci-a!!!

Ninguém aqui está falando que para o cabelo crescer tem que cortar ou mesmo que se cortar o cabelo ele vai crescer. Não! O cabelo vai crescer independente de você cortar ou não.

Eu sei que muitas pessoas que estão lendo essa matéria devem ficar invocadas com alguns profissionais que cortam 2 palmos de cabelo quando elas pedem para cortar dois dedos, eu sei, trabalho a 1 década na área e estou cansado de vir isso de perto. Mas cada um é cada um e estou aqui para ajudar muitos que talvez tem o cabelo do mesmo tamanho a anos.

Até para ressaltar o que eu disse acima, do quesito de você ficar furiosa quando o cabeleireiro corta mais do que você pediu, eu escrevi a pouco tempo uma matéria falando sobre o respeito no corte de cabelo e como evitar que isso aconteça com você, veja:

Mas agora vamos direto para as projeções, nas quais eu me norteio, para fazer com que minhas clientes tenham cabelos grandes, longos, médios, enfim, o tamanho que elas quiserem.

  1. Cabelo cresce independente de qualquer coisa;

  2. Cabelo forma pontos brancos, que se quebram e formam pontas duplas que sobem rumo à raiz;

  3. Cabelos quebram nas pontas por falta de cicatrização, que se dá pelo corte

Com base nisso fica fácil entender o porque de o cabelo "crescer" quando se corta. Vou fazer uma linha de raciocínio e quero você me acompanhe, vamos lá.

O cabelo cresce na raiz, tanto que você faz coloração todo mês ou relaxa de 3~3 meses. O cabelo forma !pontos brancos e pontas duplas em um espaço de 2 a 3 meses! Corte cicatriza o fio! Quando você corta as pontas elas ficam cicatrizadas e não formam esses pontos brancos nem as pontas duplas nos próximos 3 meses! O cabelo cresce em torno de 1 a 2 cm por mês. A media normal gira em torno de 1,5 a 1,7 cm por mês.

Na regra geral 1,5cm equivale a 1 dedo! Tendo em vista que o cabelo forma pontos brancos e pontas duplas em torno de 3 meses apos o ultimo corte, você tem que cortar o cabelo a cada três meses para o cabelo não quebrar nas pontas! É aqui que vem o segredo. Cortar a cada 3 meses o que o cabelo cresce em 1!

Eu já dei a dica de como fazer um bom corte de cabelo, se além de pegar as dicas que estou dando aqui, você quiser saber mais sobre como escolher ou fazer um corte de cabelo então aproveite e leia:

Se o cabelo crescer 4,5cm em 3 meses e você cortar 1,5cm você estará lucrando 3 centímetros em perfeito estado. Levando em consideração que você fará 4 cortes no ano então você ao final de 1 ano terá 12cm de cabelo em perfeito estado na cabeça.

Se esse cabelo for do tipo que cresce 2cm ao mês esse comprimento já será de 18cm ao ano! Pegue uma régua e meça 12 e 18 cm para você ver. É isso que seu cabelo crescerá durante um ano, e permanecerá na cabeça se você cortar de 3 em 3 meses para cicatrizar o fio.

Essa dica é simples, e trabalho assim com minhas clientes que podem confirmar. Antes de você dizer que é difícil, que isso é loucura, coloque à prova antes e faça. Quem colherá o resultado é você, não eu.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.