Postado dia 08 agosto 2014

Diferenças entre oleosidade e resíduo nos cabelos




É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que compraram um shampoo anti resíduo porque possuem cabelos muito oleosos e este tipo de produto limpa melhor o cabelo. Como também é normal ouvir que shampoo anti resíduo deixa o cabelo embaraçado, dificil de pentear. Veja o que é certo e errado nessa questão aqui levantada.



Oleosidade x Resíduo


Quase sempre que escuto no salão alguém dizer que não gosta de shampoo anti resíduo não tem relação ao que ela está dizendo. Isso porque é comum ouvir que a pessoa usou um shampoo anti resíduo e o cabelo ficou embaraçado, que ficou difícil de pentear e etc...

Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra e aqui vamos desmistificar algumas idéias que a vida toda você ouviu falar e que nunca mais fará sentido para você.

Quando falamos em cabelos oleosos entendemos por, geralmente, fios mais finos e menos densos, que em contato com o óleo (ou sebo) produzido pelo couro cabeludo, ou melhor, pelas glândulas sebáceas, ficam com aspecto de grudado e até mesmo molhado.

E aqui não podemos confundir o cabelo de academia, e isso coloco porque muitas são as mulheres que relatam ter que lavar os fios todos os dias porque malham. Mas a verdade é que o suor é água, e portanto, produzido pelas glândulas sudoríparas. O aspecto molhado no cabelo se dá por conta da água.

Nesse fato o que costumo indicar é que a pessoa, a fim de não lavar os fios todos os dias, seque os cabelos com secador. E muitas questionam, antes de fazer, óbvio, que os cabelos ficarão mal cheirosos ou mesmo com aspecto de sujo. Quanto a isso só tenho a dizer uma coisa: faça o teste e depois conte pra gente aqui nos comentários, o que eu já sei, ok!

Veja que sobre o assunto oleosidade eu já falei em uma outra oportunidade aqui no blog:



Voltando ao assunto exordial, o resíduo é o remanescente de produtos de styling e/ou químico. Quando você usa um spray de fixação para penteado, uma pomada, gel, cera, pasta, ou qualquer outro produto que vise dar acabamento de estilização nos fios, geralmente ficará com resíduos. Principalmente se o produto for de fixação como é o caso dos sprays. E no caso da química cito aqui o resíduo de pigmento deixado pelas colorações e também o resíduo deixado pelos produtos de alisamento.

Já a oleosidade é o óleo produzido pelo próprio organismo. Tenho a posição de que, para mim, Marlon, os óleos aplicados nos fios para tratamentos ou mesmo para fazer escovas, se enquadram mais no resíduo do que na oleosidade, posto que esses possuem uma menor bioafinidade com os fios do que o óleo natural do próprio organismo e são na sua maioria para dar algum efeito no cabelo.

Sendo assim temos que diferenciar shampoos para oleosidade e shampoo para resíduo. Já dei dica aqui de um para oleosidade, inclusive especifíco para mulheres, veja:



O shampoo anti oleosidade é que geralmente deixa os fios mais embaraçados, pois removendo o óleo que, além de dar flexibilidade aos fios, deixa-os também menos porosos, estaremos fazendo com que os fios fiquem mais stressados e com isso as cutícula mais abertas, até o condicionador, fazendo com que o fio embarace.

Já o antiresiduo visa somente a retirar os mesmos do fios. E não limpa corretamente a oleosidade natural do cabelo, por isso não considero óleo umectante como na categoria de oleosidade, pois esse sai do cabelo com uma shampoo anti resíduo.


Antes de comprar confira se o shampoo é anti resíduo ou anti oleosidade. Dica: geralmente, eu disse geralmente, os shampoos anti oleosidade possuem PH neutro ou em torno de 6, já os anti resíduos possuem PH mais balanceado, 4,5 a 5,5.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.