Postado dia 06 agosto 2014

Como dar Brilho no Cabelo Masculino




Pomadas oleosas, gel molhado, escova progressiva... Muitos são os artifícios usados para se ter brilho nos fios. Tratando-se dos cabelos masculinos exitem alguns segredos que quando colocados em prática fazem toda a diferença.

Liso ou ondulados: o brilho é o que importa!



A maioria dos homens usam cabelos curtos, e muitos bem curtos, quase soldados! Mas ainda assim quem não ter ter um cabelo bakana, com brilho, macio?


Muitos não gostam de cabelos com brilho. E digo isso porque muitos dizem que não gostam do aspecto molhado. E isso não tem nada a ver com brilho. O aspecto molhado é aquele que dá um efeito mais escuro no fio. Já o brilho deia o cabelo com aspecto seco porém brilhante.

E esse efeito é diferente do efeito mate ou do efeito fosco. Para homens que gostam do efeito mate no cabelo eu publiquei uma super dica de pomada recentemente falando de uma que eu uso e gosto quando não quero brilho no cabelo "nem que a vaca tussa":



Para se ter brilho nos cabelos masculinos temos que ter, basicamente, a seguinte noção: superfície mais plana reflete melhor a luminosidade! Isso é um principio da física (ou você acha que trabalhar com cabelo é só tesoura, escova e secador?).

Digo plano e não liso pois existem cabelos lisos que não brilham, são foscos e opacos porque estão porosos e não são tratados corretamente.

Eu particularmente possuo cabelos ondulados e consigo brilho neles assim. Faço opção por fazer relaxamento no meu cabelo porque gosto de versatilidade e também assim consigo brilho nos fios.

O segredo é sempre deixá-los bem tratados e disciplinados. Não confunda disciplina com liso pois cabelos anelados podem ter disciplina. Para isso o ideal é:

  1. Usar bons produtos para lavar o cabelo;

  2. Sempre usar um bom produto para finalizar os fios;

  3. Deixar os fios mais compactos

Em relação a deixar mais compactos quem irá fazer isso será o "leave-in" que é o produto conhecido como creme sem enxágue. Ele faz com que o fio fique disciplinado, e no caso dos ondulados mais definidos, e no caso dos mais lisos ficam mais retos.

Tem uma foto minha que eu estava com o cabelo maior e liso, tinha feito relaxamento nele e secava os fios e usava uma pomada para finalizar, que você pode conferir nessa matéria a seguir:

Mas hoje não uso cabelos assim mais, uso mais curtos, mas mesmo assim consigo brilho neles porque deixo-os mais retos e sempre uso um leave-in. A foto da matéria eu tirei exatamente enquanto escrevia essa frase aqui, para mostrar que escrevo do que vivo (e não fui arrumar cabelo pra tirar foto não, percebe-se né?)

Veja que o cabelo mesmo eu usando uma pomada para efeito fosco, por ter usado a mesma quando os cabelos ainda estavam úmidos, o cabelo ficou com brilho. É exatamente assim que gosto.

Portanto se você, HOMEM, quer brilho no cabelo lembre-se: fios planos e disciplinados é que darão esse efeito, mesmo se forem ondulados.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.