Postado dia 24 outubro 2014

Como dar volume nos cabelos




Com a crescente procura por cabelos com mais movimento, mais leveza e balanço, tem também aumentado a procura por métodos para dar volume nos fios. E para dar volume nos fios temos que fazer valer não somente de produtos como também de formas.



Amo meu volumom


Para dar volume nos cabelos temos que nos valer de produtos e também de um bom corte de cabelo. Claro que talvez você esteja aqui lendo pensando em como dar volume nos cabelos mas falando em relação aos fios finos e poucos que tem e que são "esmirrados".

Ou seja, talvez você chegou aqui querendo uma "receita" para aumentar a quantidade de cabelos que tem hoje. Nesse caso você quer aumentar a densidade e não o volume dos fios.

É complicado essa questão de volume e densidade para muita gente e por isso fiz uma matéria falando da diferença entre volume e densidade e para você que está sempre em busca de mais volume ou densidade seria interessante dar uma lida:



Para dar mais volume nos fios o ideal é que a forma dos fios seja alterada, ainda que temporariamente.

Quando digo isso estou me referindo àqueles cabelos que, quando no seu estado e forma natural, ficam baixos, sem volume e corpo, e geralmente com a forma mais lisa. Esse tipo de fio é o que geralmente chega aqui no salão procurando por um corte ou um modelado com mais volume.

Uma grande sacada é se valer de um corte repicado por inteiro e com a frente levemente mais curta para que quando modelado os fios os mesmos fiquem mais soltos e aparentem em mais quantidade.

Sendo assim, uma outra dica importante são as ondas. Cabelos ondulados transmitem mais corpo e volume do que os lisos, então invista em cabelos com ondas e/cachos.

No nosso Instagram você pode conferir até mesmo cabelos japoneses que optamos por fazer como aqui estamos aconselhando e que ganharam mais vida e corpo resultando em cabelos mais vigorosos e com um visual de "mais quantidade".

Vou dar uma dica de como proceder para dar volume nos fios de maneira que fiquem disciplinados:

  1. Lave os fios e condicione somente as pontas;

  2. Use um protetor térmico (indico mousse) para secar os fios e armá-los:

  3. Quando na escovação procure fazer um modelado mais ondulado;

  4. Para um efeito mais duradouro e volume mais disciplinado faça ondas com um modelador de cachos ou uma chapinha (usando um protetor térmico específico para essas ferramentas);

  5. Para finalizar passe os dedos por entre as mechas e solte os fios, assim eles encorpam mas sem ficarem emaranhados

Essas dicas são dicas que eu faço e indico, e pessoas que estão fazendo em casa depois que indiquei no salão tem mandado fotos mostrando o quanto gostaram.

Se seu problema é disciplina em relação ao volume então você deve aderir ao CCB para controlar os fios e dar uma atenção especial ao item disciplina. Segue a dica:

Eu duvido que após ler sobre o CCB, e entendê-lo, sua mente não irá se abrir e você colher frutos para seu cabelo.

Quanto ao volume siga as dicas e depois mande uma foto do antes e depois pra gente que publicamos aqui.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.